Vamos ajudar sua empresa a arrebentar em vendas

 

Pessoa no computador mandando e-mail

Veja como utilizar o e-mail como estratégia de marketing

O e-mail marketing é um excelente canal de comunicação com seu público. Além disso, esta ferramenta ainda atua na fidelização dos seus clientes e com um custo bastante reduzido.

Mas antes de começar a utilizar, é preciso ter uma estratégia bem definida, para que seja possível colher bons resultados. Quer saber mais sobre como começar a utilizar o e-mail marketing na sua empresa?

Continue a leitura deste artigo e descubra!

O que é e-mail marketing

E-mail marketing é uma forma de fazer publicidade online por meio do contato por e-mail entre empresas e seus atuais ou potenciais clientes.

A um tempo atrás, ele era visto como uma maneira de comunicação em massa. Porém, atualmente, o e-mail passou a ser usado por diversas empresas de uma forma mais inteligente, tornando-o um importante e rentável ferramenta de marketing na internet.

O e-mail marketing, quando bem feito, é uma forma de publicidade onde a interação não se perde. Se o seu conteúdo for interessante para o cliente, ele o deixará arquivado em sua caixa de e-mail. Por isso é fundamental que você tenha uma estratégia bem definida para o seu uso.

Por que utilizar o e-mail marketing como estratégia

Existem diversos motivos pelos quais o uso do e-mail é essencial em uma estratégia de marketing.  Confira algumas delas:

Grande alcance

Segundo pesquisa realizada pela Statista, os usuários de e-mails giram em torno de 4 bilhões e este número ainda deve crescer para 4,5 bi até 2024. Este número representa mais da metade da população mundial.

Agora, imagine poder passar a sua mensagem para um número ilimitado de pessoas sem precisar ter gastos significativos com isso? Este é o poder do e-mail marketing!

Por isso, quando você investe no e-mail marketing, pode alcançar um número enorme de pessoas — que podem não estar nas redes sociais ou outros canais, mas certamente têm um e-mail.

Previsibilidade de alcance

Saber para quem a sua mensagem está chegando é um grande passo para uma boa nutrição de leads.

Diferentemente de campanhas que lançamos e não sabemos se as pessoas estão de fato tendo acesso a elas, com o e-mail marketing, temos uma mensagem endereçada para as pessoas certas e nas horas certas.

Com isso, os resultados passam a aparecer em tempo real, além de serem mais facilmente mensuráveis.

Formato flexível

O e-mail é uma tela em branco — você pode preenchê-la como bem quiser. As mensagens não têm limite de caracteres, podem conter links, imagens e até GIFs e podem ter o layout que você preferir para a sua marca.

Um e-mail pode ser feito com templates e incluir elementos gráficos, ou pode conter apenas texto, como se você estivesse escrevendo mensagens pessoais para todos os seus contatos.

Por meio dele, você pode criar mensagens curtas, incluir diversos links para páginas da web ou contar uma história longa. Portanto, o e-mail pode ser como você desejar!

Os fundamentos do marketing por e-mail

Para que você obtenha bons resultados nas suas ações de marketing por e-mails, é necessário compreender os fundamentos dessa estratégia.

  1. Defina um assunto cativante: Se você está enviando um e-mail, seu primeiro objetivo é que o destinatário o abra. Portanto, criar um assunto cativante e verdadeiro é fundamental para que ele seja aberto.
  2. Conheça o seu público: Ser capaz de se relacionar com seus leitores é crucial. Portanto, mantenha sua mensagem consistente, mas adapte para o seu público.
  3. Seja inovador: Crie um e-mail é visualmente atraente, para simplificar sua mensagem, e para quebrar o texto.
  4. Enfatize suas mensagens principais: Use negrito, sublinhado, ou mude a cor do texto para chamar a atenção do leitor. Priorize suas mensagens, e liste pontos cruciais no início do e-mail.
  5. Inclua uma chamada à ação: Muitas vezes, o objetivo é envolver seus clientes e criar lealdade para com a sua marca. Por isso, lembre-se de incluir uma CTA, mesmo que a ação seja tão simples como a partilha da informação. Torne mais fácil e conveniente para o leitor a ação que você deseja.
  6. O momento certo é tudo: Mantenha um fluxo constante de informações na caixa de entrada de seus leitores, mas mantenha um equilíbrio entre informação e spam. Certifique-se de que cada e-mail é oportuno e relevante. Não irrite seus leitores com o envio de e-mails desnecessários.
  7. Não ignore as respostas: As pessoas vão responder seus e-mails. Responda em tempo hábil para continuar a conversa e construir um relacionamento entre o leitor e sua organização. Sua resposta pode ser curta, mas não deixe de enviar uma.

Como construir uma lista de e-mail

Além dos fundamentos que acabamos de conhecer, é importante que você construa uma lista de e-mails com seus potenciais clientes, ou leads. Afinal, sem eles, não há estratégia que funcione!

Para coletar e-mails, você pode inserir formulários no site, pop-ups, criar landing pages e oferecer conteúdos e materiais ricos em troca do contato.

Mas é importante destacar: tenha a autorização das pessoas para enviar e-mails a elas. Não compre listas de e-mails nem insira contatos sem que eles tenham pedido, ok? Isso pode fazer com que seus e-mails caiam no spam e prejudiquem a sua reputação e a entregabilidade dos mesmos.

Como executar a estratégia de e-mail marketing que funcione

Agora que você já planejou a sua campanha de e-mail marketing, é a hora de conferir as nossas dicas para ter sucesso nos seus envios. Confira:

Tenha uma ferramenta de e-mail marketing

Ter uma ferramenta de e-mail marketing é essencial para escalar a sua estratégia, já que você pode automatizar os envios.

As ferramentas também permitem usar templates, segmentar seus emails, monitorar as métricas e usar outros diversos recursos que qualificam o e-mail marketing.

Siga as boas práticas

Saiba também que existe um Código de Autorregulamentação para a Prática de Email Marketing (CAPEM) que você deve seguir.

O CAPEM dispõe, por exemplo, sobre a necessidade de permissão prévia (opt-in) e opção de descadastro (opt-out) para o destinatário, de identificação do remetente e de uma linha de assunto relacionada ao conteúdo do e-mail. Siga as regras para fazer e-mail marketing ético.

Utilize um layout simples e responsivo

No e-mail marketing, vale a pena simplificar. Mantenha o foco no objetivo do email, no conteúdo que você quer transmitir e no que você quer que o usuário faça.

Você pode criar um layout do zero ou usar os templates que as ferramentas oferecem para facilitar seu trabalho.

Independentemente da sua escolha, o layout do e-mail deve ser responsivo, para se adaptar a qualquer tamanho de tela. Além disso, o ideal é mesclar imagens e textos, já que alguns provedores entendem como spam e-mails que têm apenas imagens.

Personalize os envios

A personalização do e-mail marketing é uma das estratégias mais usadas pelas marcas, como você pode ver no gráfico abaixo. Não é por acaso, já que ela é capaz de aumentar as taxas de abertura e de cliques dos e-mails.

Então, na hora de executar sua estratégia, pense como você pode personalizar o envio para se aproximar da pessoa, chamar sua atenção e ter melhores resultados. Basta inserir uma variável no conteúdo que seja substituída por algum dado do usuário, como:

  • Nome do contato (ex.: Luciano, você deixou este produto no carrinho);
  • Interesse (ex.: Quem gosta de futebol vai adorar estas ofertas);
  • Cargo (ex.: Conheça a ferramenta ideal para o Gestor de Marketing).

Como você percebeu, o uso do e-mail para campanhas de marketing é muito positivo para as empresas, independentemente do seu nicho de atuação.

Para que a sua estratégia seja bem sucedida, contar com um parceiro especialista é essencial. A Olá Multicom é uma agência especializada em marketing por e-mail e pode te ajudar a ter mais sucesso nos seus projetos.

Quer saber mais sobre como ajudamos as empresas? Entre em contato e descubra!

Aproveite para acompanhar nossas redes sociais e não perder nenhum conteúdo do nosso blog. Estamos no FacebookInstagram LinkedIn.

Até mais!

Agência Parceira LAHAR

Roder Cypriano

Olá Multicom – Agência de Inbound Marketing