Série Turismo: como marcar presença no mundo digital

um usuário avaliando o hotel

Em post recente publicado aqui no blog, nós apontamos o fortalecimento da presença digital como uma das principais estratégias para galgar o sucesso em contexto de turismo pós-pandemia. De fato, se essa já era uma tendência que se delineava no horizonte do setor, no momento desafiador em que vivemos, é uma estratégia chave para acelerar a retomada.

Segundo um levantamento da Global Travel Intentions (GTI), realizado em parceria com a Visa, em 2017, 83% dos viajantes usaram a tecnologia para planejar suas viagens – em 2015, esse número correspondia a 78%. Em 2015, uma pesquisa realizada pelo site Booking.com revelou que o turista brasileiro é o que mais usa a tecnologia para esse fim. A grande maioria – 82% – já reservou online pelo menos uma vez.

Então, como atrair esse que vem sendo chamado de “turista digital”, alguém muito ligado à tecnologia, muito ativo em redes sociais e que busca serviços personalizados e experiências diferenciadas? É o que mostramos no post de hoje. Continue a leitura, pois em seguida te apresentamos dicas essenciais para agências e hotéis marcarem presença no mundo digital e atingirem novos públicos.

 

Estratégia, strateegia, strategi, stratégie…

Estratégia é uma necessidade universal nos negócios – ou seja, é algo importante para qualquer empresa, em qualquer lugar do mundo. Definir uma estratégia de atuação significa, de quebra, saber onde se está, aonde queremos chegar e o que fazer para que isso aconteça.

Se constatamos que reforçar a presença online é uma estratégia absolutamente fundamental para quem deseja fazer frente aos desafios vigentes, isso implica definir ações concretas, ou seja, uma linha de atuação detalhada. Em primeiro lugar, é necessário entender que estar presente na internet não significa apenas ter a sua marca no topo de uma página estática e desatualizada – trata-se de uma permanência, ou seja, de um movimento constante.

A ideia é estar próximo do seu público-alvo e interagir com ele, de forma a lembrá-lo constantemente da sua existência. Por outras palavras, o que está em jogo é a construção de uma credibilidade online, fazendo da sua marca algo que o potencial viajante encontre com facilidade. Com essa estratégia em mente, vejamos três tipos de ações que a sua empresa pode adotar para marcar presença no mundo digital.

 

Sites: uma vitrine para o seu estabelecimento

A nossa primeira dica é a criação de um site. Para o setor hoteleiro, ter um site ativo e sincronizá-lo a um sistema de reservas nem se trata de uma opção ou de um luxo – é uma simples questão de sobrevivência. Hoje em dia, as pessoas simplesmente integraram a pesquisa na internet aos seus hábitos de consumo – mais de 90% dos clientes realizam pesquisas online antes de comprar ou contratar um serviço, de acordo com a consultoria TNS Research International. Ou seja, se você não está online, independentemente do tamanho da sua empresa, você não será visto e, sim, estará perdendo muito dinheiro.

Não à toa, a maior parte das reservas de hotéis são feitas por canais à distância. Sistemas de reserva online, como o Silbeck, constituem a resposta à enorme demanda de consumidores cada vez mais habituados à rapidez das transações online.

Além disso, os sites podem ser usados como uma vitrine para veicular informações úteis, que poderão ser essenciais para o fechamento da reversa. Incluir localização, atrações nas proximidades, formas de acesso (ônibus, metrô, taxi etc.), fotos das acomodações etc. em um site ajuda a criar uma sensação de confiança em relação à marca, o que, claro, é essencial para fidelizar cliente. Mas, atenção!, é preciso ter em mente os aspectos técnicos de um canal como esse.

O ideal é que o site seja adaptado ao formato mobile e que não demore para carregar. Esse “que não demore para carregar” significa “que seja muito rápido mesmo”, o que não é caso para cerca de 70% dos sites mobile nos Brasil, segundo uma pesquisa do Google.

 

Um site rápido é aquele em que o tempo de carregamento da página a partir de um aparelho móvel com conexão 3G seja, no máximo, de 5 segundos – já com 4G, para fins de classificação, as páginas lentas começam a carregar após 2,5 segundos.

 

SEO: a resposta para atrair mais visitantes

Ok, você agora tem um site e um sistema de reservas eficiente. Mas como fazer para que ele se destaque, para que não acabe se perdendo no oceano de opções disponíveis na rede? Pense só que existem cerca de 2,4 milhões de leitos em rede de hospedagem brasileira; só em Santa Catarina são 1.782 estabelecimentos, 56,5 mil quartos e 146,8 mil leitos. Como fazer com que o site apareça entre as primeiras opções quando um turista digital faz buscas na internet?

É aqui que entram as técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Basicamente, elas servem para posicionar melhor o site do seu estabelecimento quando alguém faz uma busca no Google. Assim, você recebe mais visitantes e, consequentemente, aumenta as chances de conversões. Trata-se, portanto, de uma oportunidade de ouro para aumentar a venda de reservas diretas.

Uma das técnicas de SEO é o uso de palavras-chave, termos ou expressões usadas comumente nas pesquisas relacionadas à sua área de atuação, produtos e marca.

Sendo assim, o site do seu hotel pode incluir tais palavras de modo a ser encontrado entre os primeiros resultados. Você pode ter uma ideia de que palavras-chave são relevantes em ferramentas como o Google Analytics e o Google Search Console, entre outras ferramentas.

Por exemplo, com a plataforma Answer The Public, você pode descobrir quais os termos ou expressões mais utilizados pelos usuários do Google quando eles estão procurando por determinados produtos ou serviços. Por exemplo, uma pesquisa “hotel em Florianópolis” mostra que as pessoas também procuram por “hotel em Florianópolis perto do aeroporto” e “hotel em Florianópolis que aceita pet”. Portanto, há muito potencial a ser explorado aí.

 

Blogs e redes sociais: conteúdo que engaje

Um blog é outro dos pilares de uma estratégia online bem sucedida, especialmente no setor de turismo. Ele ajuda a construir aquela permanência a que nos referimos como um “movimento constante” no início deste post. Enquanto ferramenta, o blog baseia-se na constatação de que muitos consumidores estão cansados de abordagens de marketing mais tradicionais e se engajam mais facilmente por meio do consumo de informações relevantes.

Sabemos que planejar uma viagem é uma tarefa complexa, especialmente para quem visita um lugar pela primeira vez. Aí é que entram os posts informativos, proporcionando conteúdo de valor a esse potencial viajante. Ao gerar confiança, você transforma visitantes aleatórios em clientes. Além disso, você também faz com que o seu negócio seja encontrado com mais facilidade nos primeiros resultados de busca no Google. E vale lembrar que o blog é uma ferramenta gratuita!

As possibilidades de conteúdo são inúmeras, por isso, vejamos algumas ideias. No blog do seu estabelecimento, você pode:

– postar conteúdos sobre o próprio hotel – quando surgiu, características, localização, facilidades que oferecem;

– fazer posts sobre a região onde o hotel se situa – quais lugares vale a pena visitar, dicas de passeio e de restaurantes, história e curiosidades locais, divulgação de eventos na região;

– dicas úteis de viagem: como fazer a mala, o que levar para a região, tipo de vestuário adequado para cada estação do ano.

O ideal é que o blog seja atualizado periodicamente, pelo menos de 15 em 15 dias. A presença nas redes sociais (Facebook e Instagram, por exemplo) é outra estratégia importante para marcar a presença online. A atualização diária dessas plataformas com fotos, vídeos e textos ajuda a consolidar a imagem da sua marca na cabeça do cliente – ou seja, trata-se da oportunidade para “encher” os olhos dos possíveis visitantes com imagens bonitas e atraentes.

Pronto para montar a sua estratégia de presença online a partir das nossas dicas? Sabia que você pode contar conosco nesta nova fase desafiadora! Somos uma agência de Comunicação e Marketing, com foco em estratégias de Marketing e Inteligência de Vendas. Entre em contato agora mesmo para uma avaliação personalizada e coloque-se à frente da concorrência.

Até o próximo post!

Roder Cypriano

Olá Multicom – Agência de Inbound Marketing