Vamos ajudar sua empresa a arrebentar em vendas

 

Inbound marketing e ABM

Saiba mais sobre a combinação das estratégias de inbound marketing e ABM

Para que todas as ações de marketing da sua empresa sejam eficientes, é imprescindível que você tenha um profundo conhecimento sobre o seu público. Não só uso, mas o uso de estratégias adequadas e, muitas vezes, combinadas, pode ser a solução.

Neste contexto, a integração das estratégias de Account Based Marketing (ABM) e Inbound Marketing surge como uma nova solução. Apesar de similares, são recursos com processos diferenciados, os quais, separados ou integrados, promovem ótimos resultados.

Foi justamente para explicar as diferenças entre as duas abordagens, suas vantagens e aplicações dentro do marketing é que fizemos este post. Acompanhe e saiba tudo sobre o assunto!

 

O que é o inbound marketing?

O inbound marketing é um conjunto de estratégias de marketing digital, as quais englobam marketing de conteúdo, SEO e redes sociais. Ela se baseia na ideia da criação e compartilhamento de conteúdos relevantes, voltados para um público-alvo específico, neste caso definido como persona.

Sua concepção é focada em atrair, converter e encantar clientes. Ao contrário da publicidade tradicional, que atua de forma mais invasiva, o inbound marketing promove a atração do público de forma natural, criando uma conexão emocional ao longo da jornada de compra, a qual se reflete em fidelização e vendas. Entre as características estão:

  • Comunicação e interação abertas e constantes com as personas, ou perfis semi fictícios do cliente ideal;
  • Mensagem passada de forma contínua, sem interromper os potenciais e atuais clientes, os quais podem acessar os conteúdos quando for mais conveniente;
  • Relacionamento de confiança, que traz engajamento e geração de valor sem interrupções.

Esta estratégia pode ser utilizada por negócios B2B ou B2C de todos os portes e setores, graças ao custo acessível, alcance, criação de autoridade, fidelização e percepções positivas que é capaz de gerar

 

E o ABM, o que é?

O Account-Based Marketing (ABM) é uma ferramenta indicada para organizações B2B, pois é focada em um número restrito e limitado de contas-alvo. Estas, normalmente, são negócios com diversos profissionais ou departamentos envolvidos na decisão de compra, bem como possuem um ticket médio alto.

Logo, a segmentação é altamente detalhada e os esforços das estratégias e campanhas são voltados para os negócios de interesse, o que pode trazer excelentes resultados quando se trata do retorno sobre o investimento (ROI).

A principal característica desta ferramenta é a personalização, o que significa escolher os potenciais clientes aos quais se quer atingir e criar ações específicas para eles. Todo este processo é feito por meio da integração dos times de marketing e vendas, que trabalham de forma colaborativa.

Entre as vantagens da solução estão a minimização do desperdício de tempo e recursos, por se tratarem de ações altamente customizadas, menor quantidade de potenciais clientes, ao mesmo tempo em que há mais qualidade, e proatividade nas ações desenvolvidas.

 

Como o inbound marketing e o ABM podem atuar juntos?

Ambas as abordagens são focadas na entrega de uma experiência relevante ao longo de todo o funil de compra. Ainda, em muitos casos, o ABM pode contribuir para acelerar este processo de decisão de compra quando já existe uma estratégia de inbound montada.

Além disso, as duas ajudam a promover a satisfação e a fidelização dos clientes e o ABM pode potenciar ainda mais esta retenção, na medida em que se concentra em contas específicas e na sua realidade particular.

Resumindo, o inbound marketing pode ajudá-lo a atrair os clientes certos e, depois, o account-based marketing contribui para acelerar o processo de decisão de compra e garantir uma experiência relevante e personalizada.

Ao final, as duas estratégias irão permitir o fechamento de contas valiosas para o seu negócio. O uso das duas abordagens de forma integrada irá permitir o desenvolvimento de uma estratégia mais robusta e eficaz.

 

A hora de explorar ABM e inbound marketing é agora!

Como você pode ver neste artigo, ABM e inbound marketing são uma combinação perfeita – só é preciso fazer as duas técnicas funcionarem em conjunto.

O nível profundo de informações obtidas através do ABM pode alimentar insights de conteúdo, que futuramente ajudarão sua empresa a alcançar um calibre mais alto de leads e a criar relacionamentos mais fortes com os clientes.

Apenas reforçando: a chave é ter suas equipes de vendas e marketing trabalhando juntas. Assim sua empresa consegue aproveitar os maiores pontos de dor que seus clientes em potencial enfrentam, criar conteúdo que os atenda, personalizá-los de uma maneira que corresponda aos desejos e necessidades exclusivos de cada um e fechar mais vendas.

Pretende saber como é que o inbound marketing e o account-based marketing podem ser colocados ao serviço da sua estratégia de crescimento? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!

Aproveite e siga-nos nas redes sociais para não perder nenhuma novidade! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Até mais!

Agência Parceira LAHAR

Roder Cypriano

Olá Multicom – Agência de Inbound Marketing