Vamos ajudar sua empresa a arrebentar em vendas

 

Saiba como montar um plano de comunicação para 2017

Saiba como montar um plano de comunicação para 2017

O ano de 2017 já começou! Você já tem um plano de comunicação ideal para alcançar o sucesso almejado?

Muitas empresas deixam para resolver os detalhes e fatores mais importantes de sua comunicação ao longo do ano, mas a melhor maneira de se planejar e obter os resultados esperados é organizá-lo previamente, logo antes do início do ano.

Algumas tendências são imprescindíveis e devem fazer parte do seu plano de comunicação. Afinal, é importante ressaltar que você está sempre atento às mudanças e às novidades do mercado.

Você tem dúvidas sobre como se preparar melhor para 2017? Veja algumas dicas de como montar um plano de comunicação:

Inclua as tendências nas mídias sociais

Já faz algum tempo que as mídias sociais entraram nos planos de comunicação de diversas empresas, e isso aconteceu devido ao bom retorno que essa ferramenta proporciona. São muitas mídias sociais para investir, mas é necessário escolher a mais adequada de acordo com o seu público-alvo.

Para 2017, fique atento a essas mídias:

Messenger do Facebook

O inbox do Facebook é uma ferramenta que estava sendo utilizada como um canal de comunicação entre empresas e seus potenciais consumidores. Em 2017, a tendência é que essa ferramenta ganhe mais espaço ainda, visto que possibilita que o usuário troque ideias mais facilmente com a empresa ou marca diretamente de seu smartphone, se quiser.

Também é válido estudar estratégias que incluam as respostas automáticas (bot) pelo Messenger.

Marketing de conteúdo

A produção de conteúdos ricos e relevantes vêm sendo muito explorada, e a tendência é que as empresas trabalhem com um público cada vez mais segmentado.

Isso significa que o marketing de conteúdo é a isca principal para atrair o seu público-alvo. A criação de blogs com artigos relevantes, newsletters e as fanpages são ótimos canais para se relacionar com sua audiência e nutrir seus nichos de mercado.

Transmissões ao vivo

A agilidade nas respostas é um dos pontos que mais chama a atenção no mundo digital. Essa interatividade permite que o usuário sinta-se cada vez mais próximo do público.

Para melhorar a experiência, o Facebook possibilitou as transmissões ao vivo, ferramenta que as empresas devem começar a utilizar com mais frequência em 2017.

Leve em consideração o marketing tradicional

Apesar do marketing digital estar ganhando força, o marketing tradicional também possui ferramentas extremamente úteis e eficazes que devem ser levadas em consideração.

Porém, não é todo meio de massa que fará sucesso com todas as empresas. De acordo com seu objetivo, público-alvo e seu orçamento, inclua em seu plano de comunicação algumas ferramentas tradicionais como o rádio, outdoors e até a presença em feiras e eventos de sua área de atuação.

Monte um plano de comunicação ideal

Não basta acompanhar as tendências para ter um plano de comunicação ideal. Para alcançar seus objetivos, alguns pontos importantes merecem destaque e uma análise aprofundada em seu planejamento. Fique atento a:

  • Objetivos de comunicação: defina onde você quer chegar;
  • Recursos disponíveis: orçamento, recursos humanos e tecnológicos, entre outros;
  • Briefing:
    • Histórico da empresa;
    • Análise situacional: como sua empresa é vista hoje?;
    • Concorrentes;
  • Estratégias e plano de ação.

Levando em consideração esses pontos, você certamente conseguirá informações completas e certeiras para elaborar seu plano de comunicação. Você verá como esse planejamento é capaz de aumentar consideravelmente suas chances de um bom retorno em suas estratégias!

Por fim, lembre-se de incluir um calendário com todas as datas e duração de todas as ações. O plano de comunicação ideal precisa ser feito com cuidado e detalhamento.

E aí, restou alguma dúvida sobre como montar um plano de comunicação? Conte pra gente nos comentários!

Roder Cypriano
OLÁ Multicom
Quem evolui, cresce!

Agência Parceira LAHAR