Saiba como começar e mensurar suas estratégias de vídeo marketing

Saiba como começar e mensurar suas estratégias de vídeo marketing

Um dos problemas que pode minar um trabalho de Marketing Digital, especialmente quando falamos de estratégias de vídeo marketing, é a falta de análise e controle do desempenho das suas ações.

É por isso que se faz necessário aprender como medir e analisar os resultados obtidos pelos seus vídeos na rede, para saber o que fazer e o que deixar de fazer para ter mais sucesso na sua estratégia.

Se você quer obter esse conhecimento, então esse artigo é para você. Continue lendo!

Como medir os resultados das suas estratégias de vídeo marketing

É possível mensurar suas estratégias de vídeo marketing em dois contextos: o desempenho e o ganho de marketing da estratégia em si e o desempenho de cada vídeo. Agora, nós vamos ver quais métricas ajudam a analisar o desempenho da estratégia em si e, mais adiante, veremos como avaliar o funcionamento de cada vídeo.

Confira:

ROI

O Retorno sobre Investimento é uma das métricas mais importantes do marketing e mede a porcentagem de retorno obtida sobre um investimento. Para calculá-lo, use a seguinte fórmula:

  • ROI = (Faturamento – Investimento) / Investimento

Taxa de conversão

Estratégias de vídeo marketing devem possuir um objetivo. Pode ser uma venda, um download ou qualquer outra coisa. A razão entre a quantidade de pessoas convertidas e a quantidade de pessoas atingidas pela estratégia é a sua Taxa de Conversão. Conheça sua fórmula:

  • Taxa de Conversão = Número de Conversões / Total de visualizações

Custo por Visualização

Por fim, é muito importante saber quanto custa cada visualização obtida dentro da sua estratégia. Para saber esse valor, use a seguinte fórmula:

  • Custo por Visualização =  Investimento / Total de Visualizações

Como medir e avaliar o desempenho dos vídeos da sua estratégia

Abandone as métricas da vaidade e conheça as métricas que devem estar na sua avaliação do desempenho dos seus vídeos:

Engajamento

Medir o engajamento de um vídeo (ou de um conjunto de vídeos) é algo um pouco difícil já que não existe um valor exato para medir a reação do público. Um vídeo como a música Baby, de Justin Bieber, tem mais de 6 milhões de dislikes no Youtube – mas também tem mais de 5 milhões de likes. Então números exatos não significam muita coisa – o que significa é a relação entre a reação do público com a quantidade de visualizações obtidas.

Existem três boas métricas que, se usadas em conjunto, ajudam a dar uma noção do engajamento do seu vídeo:

  • Comentários por Visualização

Para calcular a sua taxa de Comentários por Visualização, multiplique o número de comentários por 100 e então divida o total pelo número de visualizações.

  • Curtidas por Visualização

A próxima métrica que ajuda a medir o Engajamento de um vídeo é a taxa de Curtidas por Visualização. Basta multiplicar o número de curtidas por 100 e dividir o total pelo número de visualizações para chegar a uma porcentagem.

  • Visualização por Assinantes

Por fim, chegamos na taxa de Visualização por Assinantes que ajuda a medir a fidelidade e assiduidade dos seus assinantes. O procedimento é o mesmo: multiplicar o número de visualizações por 100 e dividir pelo total de assinantes.

Taxa de retenção

Outra boa métrica para ficar de olho para avaliar o desempenho de um vídeo específico é a sua Taxa de Retenção, ou Watch Time.

Essa métrica conta para o dono do canal por quanto tempo, em média, as pessoas estão assistindo seu vídeo.

Taxa de abandono

Essa métrica complementa a métrica anterior e entrega, na média, em qual momento as pessoas estão abandonando o seu vídeo. É logo na introdução ou no começo do desenvolvimento? Talvez na conclusão?

Como analisar e melhorar os resultados da sua estratégia

Agora que já vimos quais métricas controlar nas suas estratégias de vídeo marketing, basta procurar por resultados muito fora da realidade para aprender e tentar melhorar sua estratégia como um todo.

Realize testes e meça os resultados deles, para entender o que funciona e o que não funciona com seu público.

Esse artigo foi útil pra você? Os conhecimentos adquiridos aqui serão postos em prática nas suas estratégias de vídeo marketing futuras? Conte pra gente através dos comentários abaixo!

Roder Cypriao
OLÁ Multicom |  Quem evolui, cresce.