Saiba como acelerar as vendas e ter resultados com o marketing digital

Várias pessoas trabalhando para vender mais

Atualmente, cerca de 70% da população brasileira acessa a Internet. Redes sociais como o Instagram e o Facebook batem records de usuários por aqui. Em torno de 90% dos brasileiros fazem pesquisas online antes de comprar um produto ou usufruir de um serviço. O potencial desses números para os negócios é algo sem precedentes na história.

Por isso, podemos mesmo afirmar que, nos dias de hoje, com a omnipresença do universo digital na vida das pessoas, as mais bem-sucedidas estratégias de vendas são aquelas baseadas em técnicas de marketing digital, as quais englobam um conjunto de ações comerciais que uma empresa pode realizar por meio da internet – seja para divulgar produtos, fortalecer a marca, conectar-se com os clientes ou, claro, vender.

De fato, o alcance de tais técnicas é incomensuravelmente maior do que o das mídias tradicionais e, como consequência disso, os resultados podem ser também impressionantes. Isso significa que, mesmo com baixo investimento e em um curto espaço de tempo, é possível se conectar com seu público-alvo em uma escala gigantesca, falar com essas pessoas de forma personalizada e convertê-las em clientes.

Ter uma presença na internet é, portanto, essencial para qualquer negócio sobreviver no mercado competitivo de hoje. Pensando nisso, neste post, apresentamos 3 estratégias chave de como aumentar as vendas e ter resultados efetivos com o marketing digital. Quer ver só? Então, continue a leitura!

 

#1 Invista no conteúdo

A Internet e os aparelhos móveis empoderaram os consumidores com o acesso à informação. Vamos imaginar uma jovem, dos seus 25 anos, que está planejando a sua primeira viagem sozinha ao nordeste brasileiro. Por isso, ela deseja encontrar um hotel que esteja localizado em uma área segura, que seja confortável, próximo à praia e que sirva boa comida.

A sua jornada deve começar com uma série de buscas no Google. Fazendo isso, ela começa a planejar atividades para a sua viagem, ao mesmo tempo em que tem acesso a centenas de comentários de outros viajantes sobre possíveis acomodações para a sua viagem. São muitas opções, mas uma em especial chama a sua atenção: um pequeno hotel, mas com um site completo, repleto de informações relevantes, que inclusive mantém um blog e, nele, ela encontrou precisamente um post com dicas de roteiros e programas para aventureiros solitários que desejam explorar a região. Mais segura de estar fazendo a escolha certa, ela fecha a reserva.

Assim como mostrou esse nosso exemplo hipotético, o conteúdo é essencial para atrair novos consumidores, pois ajuda a desenvolver uma percepção positiva da marca, o que, consequentemente, será convertido para melhorar os resultados das vendas. Portanto, uma estratégia chave do marketing digital é manter veículos como blogs constantemente atualizados com conteúdos relevantes, relacionados à empresa ou a universo a ela ligado.

 

#2 Aposte no e-mail marketing

O e-mail marketing consiste na utilização do envio de e-mails como estratégia central de campanhas de marketing digital. O objetivo é manter a empresa viva na memória do consumidor, por exemplo, informando sobre uma novidade – uma promoção ou o lançamento de um novo produto.

A segmentação de contatos e a automação de campanhas de e-mail marketing se traduzem em melhorias significativas nas vendas. Hoje, há cerca de 3 bilhões de usuários de e-mail no mundo; então, certamente essa ferramenta é uma maneira de alcançar diretamente milhares de clientes potenciais, e o que é melhor: a um baixo custo, se compararmos com estratégias de marketing tradicionais.

Os e-mails devem ter periodicidade de semanal a mensal – afinal, ninguém quer entupir o inbox de potenciais clientes com uma enxurrada de informações desnecessárias. O conteúdo veiculado deve ser leve e relevante, com imagens e pouco texto, fácil de ler e sem arquivos pesados.

Por exemplo, retomando o pequeno hotel que referimos no tópico anterior. Ao usar esta estratégia de marketing digital, a empresa, que já tem um blog, pode usar essa plataforma para obter mais contatos de potenciais clientes, com um simples formulário de opt-in no final ou meio de cada post, na coluna lateral ou em outro local de grande visibilidade do blog. Assim, pode enviar e-mails sobre promoções em véspera de feriados, altas temporadas ou nos finais de semana. Além disso, o e-mail marketing para hotéis pode ser utilizado para obter feedback sobre o nível de satisfação do cliente.

A segmentação de conteúdo é outro aspecto extremamente importante. Sendo assim, o ideal deve dividir sua lista de contatos em segmentos, com base no que você conhece sobre cada usuário – por exemplo, hábitos de consumo, faixa etária ou experiência profissional. Essa segmentação faz com que você encaminhe conteúdos mais personalizados para cada tipo de contato, gerando, assim, mais potencial de conversão.

Por último, ainda sobre esta estratégia, é importante referir que as campanhas de e-mail marketing geralmente vêm com uma opção de cancelamento de recebimento, o que demonstra o respeito pelo público. Você pode inclusive atrelar essa opção a uma ferramenta de pesquisa de opinião, por meio da qual possa avaliar o motivo pelo qual o cliente solicitou o cancelamento.

 

#3 Crie perfis nas redes sociais e mantenha-os atualizados

Você sabia que, no Brasil, 85% dos usuários do Instagram seguem algum perfil comercial? O nosso país é segundo com mais usuários nessa rede social em todo o mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Já o Facebook por aqui possui cerca de 83 milhões de contas ativas (até o dia desta publicação).

Esses números dão-nos uma ideia das potencialidades dessas plataformas para o marketing digital. Além de serem canais de vendas e de atendimento ao consumidor, a presença nesses sites dá visibilidade à sua marca e ajuda a estabelecer uma relação com os clientes.

É importante que você crie contas em várias redes sociais – a nossa dica é: esteja em todas as mais importantes, ou pelo menos, no Facebook e no Instagram. Gerencie-as e atualize-as com frequência, postando conteúdos como fotos, informações sobre a empresa, divulgação de promoções, lançamentos de novidades etc., e interagindo com seguidores.

De fato, algumas estratégias importantes para aumentar as vendas passam pela interação com os seguidores. Uma boa ideia é finalizar com uma pergunta ou a solicitação de uma determinada ação, que estimule alguma ação por parte do usuário. Por exemplo, para o nosso um pequeno hotel do exemplo anterior, ao postar no Instagram uma foto de uma linda praia no litoral nordestino, o administrador pode pedir “marque aqui quem você levaria para este paraíso” ou algo semelhante. Além disso, pode estimular os seus seguidores a compartilharem os conteúdos postados nas páginas de sua empresa. Promoções e ações personalizadas são boas formas de conseguir um bom nível de engajamento, aumentando as vendas.

Lembre-se de que, nas redes sociais, questionamentos sobre valores, em geral, devem ser respondidos de forma privada, assim como eventuais problemas ou reclamações.

Pronto para melhorar os seus resultados usando o marketing digital para vendas? Se você ainda não faz uso destas estratégias, conte conosco para saber por onde começar. Faça uma avaliação agora mesmo e comece a tirar proveito das amplas possibilidades do universo digital.

A Olá Multicom é uma agência de Comunicação e Marketing com foco em estratégias de Marketing e Inteligência de Vendas. Seja referência no seu setor com a nossa ajuda! – entre em contato agora mesmo.

Roder Cypriano

Olá Multicom – Agência de Inbound Marketing