Redes sociais para negócios locais: vale a pena?

Publicado em 11 de outubro de 2017 . Categoria: Agência de Inbound Marketing Agência de Mídias Digitais Agência Marketing Digital Agência Olá Multicom Conteúdo E-commerce Email Marketing Empresas de software Experiência com a marca Facebook Gestão de Marca Inbound Marketing Inbound Trade Internet Keywords Leads Marca Marketing Conteúdo Marketing de Atração Marketing de Conteúdo Educacional Marketing Digital Marketing Industrial Marketing offline Marketing online Marketing Tradicional Negócios Olá Multicom Plano de Marketing Propaganda Publicidade Publicidade On Line Público-alvo Redes Sociais SEO Site responsivo Social Media Tipos de marketing user experience Vendas Websites

O empreendedorismo vem crescendo bastante no Brasil, e os motivos para isso são variados. Entre eles está a vontade de ter o próprio negócio e a necessidade de conquistar uma renda extra.

O fato é que o mercado tem milhares de empresas abrindo e fechando todos os anos. Logo, é necessário algo diferente para se destacar, no que podemos ressaltar o marketing digital. Hoje, o uso de redes sociais para negócios locais se tornou uma necessidade.

A seguir, falaremos sobre algumas das principais vantagens de investir nesse tipo de mídia e explicaremos que não basta estar nas redes — é preciso escolhê-las e utilizá-las de maneira estratégica. Confira:

A aderência às redes sociais

Segundo uma pesquisa da We are Social e da HootSuite, existem cerca de 2,789 bilhões de pessoas presentes nas redes sociais. Isso mostra o poder desse meio de comunicação e o grande alcance que elas têm, visto que esses números avançam a cada ano.

Além disso, os usuários têm à disposição diferentes plataformas de interação, o que faz com que ele possa se comunicar por meio de textos, vídeos, imagens, podcasts, entre outros.

Com certeza, o seu público está presente nessas redes, mesmo que não seja todo ele.

A importância do planejamento

Como dissemos, não basta estar nas redes sociais: é preciso fazer com que a sua presença seja positiva e de uma maneira marcante.

Com a recessão da economia, as empresas passaram a ver nos meios digitais uma maneira de manter o marketing em funcionamento e alcançarem um público maior, sem que para isso fosse preciso comprometer boa parte do orçamento.

Mas não basta investir. É preciso fazer isso de maneira planejada e ter consistência do tipo de comunicação veiculada nesses meios.

O 1º passo é conhecer o seu público-alvo: que tipo de produto ele consome? Qual é a sua média de idade? Qual é o tipo de conteúdo que ele procura? Em qual canal ele tem maior engajamento?

A partir disso, será possível trabalhar a sua estratégia, que deve ter como base a qualidade dos conteúdos apresentados, a frequência nas postagens e uma interatividade com os usuários.

A seguir, apresentaremos algumas dicas para aumentar esse engajamento:

Trabalhar com novidades

Os consumidores se sentem atraídos pelas novidades. Por isso, procure sempre trazer materiais de qualidade e inovadores sobre a empresa.

Por exemplo: se você tem um restaurante, divulgue um vídeo ensinando a fazer uma receita especial ou um relato sobre a história do empreendimento. Quer embasar melhor esse material? Conte com testemunhos de cliente. Isso ajuda a passar credibilidade do negócio.

Criar conteúdos em diferentes formatos

Não é por acaso que hoje o mercado oferece várias ferramentas de análise de performance de mídias sociais. Afinal, é por meio delas que é possível avaliar quais conteúdosgeram mais engajamento. A partir disso, será possível criar materiais mais eficazes.

No entanto, é importante trabalhar com diferentes recursos, trazendo novidades interessantes aos usuários. Isso não faz só com que eles sigam a página ou o perfil, mas também se engajem.

Chamar o público para alguma ação

Uma das práticas mais eficazes de presença em redes sociais é convidar o leitor a se engajar de alguma forma com o conteúdo. Fazer perguntas, sugerir a marcação de amigos, o compartilhamento do conteúdo ou, até mesmo, a recomendação de pautas para embasar o seu planejamento.

Isso cria no usuário a sensação de participatividade e preocupação da empresa com o que ele pensa.

Os benefícios das redes sociais para negócios locais

As vantagens de utilização das redes sociais para negócios locais já começam com o fato de serem acessíveis, tanto financeiramente quanto tecnologicamente. Por meio de programas simples, é preciso ter alta qualidade nessas mídias. Confira outros benefícios:

Reforçar a imagem da marca

O branding pode ser perfeitamente trabalhado nas redes sociais e ajuda a reforçar a imagem da empresa no mercado. Não só design, mas o posicionamento no mercado e a aproximação do público também ajudam a fortalecer o negócio.

Além disso, se a empresa ainda foca em atendimento de qualidade do público, está antenada às novidades e busca sempre melhorar. Ela só tem a ganhar com essas mídias. Lembre-se de que os elogios são responsáveis por muito engajamento.

Analisar a concorrência

Em um mercado tão competitivo como o atual, não ter embasamento sobre o que os concorrentes estão fazendo para poder se diferenciar é um erro que pode levar a defasagem e até ao fechamento do negócio.

Logo, um dos maiores benefícios das redes sociais é justamente essa possibilidade e acesso a dados que permitem fazer um comparativo e ressaltar os pontos fortes da empresa e suprimir os fracos.

Ou seja, é um recurso a mais que contribui para a estratégia do empreendimento, que tem a oportunidade de trabalhar melhor o seu papel no mundo digital, garantindo uma presença mais incisiva na mente do consumidor.

Alcançar um público maior e fidelizá-lo

As redes sociais permitem atingir pessoas não só localmente. Isso permite, por exemplo, ampliar as vendas mesmo para aqueles públicos-alvo que estão distantes. O investimento nessa forma de comunicação ajuda o empreendimento a ganhar visibilidade e a aumentar os lucros. O seu negócio só tem a ganhar.

Aliás, vale reforçar que canais ativos ajudam a conquistar fãs da marca, principalmente quando os usuários têm voz e espaço dentro deles. Para isso, é importante buscar satisfazer o seu público tanto em conteúdo quanto em qualidade de produtos e serviços. É dessa união que nasce a experiência positiva e o 1º passo para a fidelização.

Além de permitir uma agilidade na comunicação, as redes sociais para negócios locais também traz outras vantagens, como:

  • a conversão de seguidores em compradores;
  • o melhor ranqueamento do site (uso de links nos conteúdos das redes sociais);
  • e a obtenção de valiosos insights sobre o que o mercado consumidor deseja.

Enfim, se você deseja crescimento com qualidade e sem perder a identidade, precisa de planejamento estratégico dessas ferramentas digitais.

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Roder Cypriano

OLÁ Multicom
Agência Certificada RD Station

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