Vender seu peixe não é tarefa fácil: é preciso que o cliente descubra que tem uma necessidade, conheça o que você tem a oferecer, queira comprar aquilo que você oferece.
Se o processo não é simples, ao menos existe uma ferramenta que pode auxiliar você nessa tarefa: o Marketing.
Duvida que seja possível? Veja por que investir em Marketing é a melhor escolha para você!
Por que o Marketing é a melhor estratégia?
Você pode achar que investir em Marketing não é tão necessário assim: alguém que precisa do que sua empresa tem a oferecer, eventualmente encontrará o seu negócio — como um cliente que vai à peixaria em busca de um pescado específico.
Embora essa não seja uma situação improvável, depender apenas da motivação do seu consumidor em comprar e buscar, justamente a sua instituição, nesse oceano de possibilidades, limita a sua lucratividade!
Com isso, investir em Marketing é a melhor estratégia, porque aumenta a exposição da sua marca, favorece o seu posicionamento no mercado e ajuda a conversão em vendas.
É como se essa estratégia fosse o empurrãozinho que faltava para o cliente decidir que a sua empresa é mesmo a melhor opção — ou mesmo que ele precisa do produto que você oferece.
Quais são os tipos de Marketing?
Se nem todo peixe é igual e nem todo vendedor é o mesmo, então é natural que vender seu produto investindo em Marketing também ofereça algumas opções diferentes. Nesse cenário, os tipos de estratégias incluem:
Marketing tradicional x Marketing de conteúdo
Imagine que a Páscoa está se aproximando e, com ela, a tradição de comer peixe na sexta-feira que a antecede. Sabendo disso, um cliente está assistindo à televisão ou lendo uma revista quando, de repente, encontra a oferta perfeita de bacalhau.
Nesse caso, o consumidor já estava procurando uma oferta e foi alcançado por ela no que é chamado de Marketing tradicional ou outbound.
Já o Marketing de Conteúdo tem uma engrenagem diferente.
Imagine o mesmo período do ano, mas aqui o cliente está buscando por receitas com bacalhau.
Nesse momento, ele encontra a receita perfeita e, coincidentemente, é de alguém que também vende o peixe.
Esse é um caso clássico de Marketing de Conteúdo.
A diferença entre os dois
Consiste basicamente no fato de que, investindo no Marketing tradicional, você vai até o cliente e oferece algo. Já com o de conteúdo, você atrai o consumidor para que ele chegue até você.
Essa vertente do Marketing é uma forte tendência: entre as empresas brasileiras.
Marketing off-line x Marketing on-line
Outra diferença dentro do Marketing diz respeito ao canal que é utilizado. No off-line normalmente, são utilizadas mídias tradicionais — fora da internet — como televisão, rádio e revistas.
Normalmente, o alcance é menor e a análise de resultados é menos efetiva, 69% das entrevistadas revelaram que já investiam em conteúdo em 2015.
Já o marketing on-line é feito de maneira digital. Redes sociais, blogs e links patrocinados são apenas algumas das opções para vender o seu peixe.
Devido ao ambiente, também é mais fácil monitorar os resultados dessas estratégias.
Como os dois métodos podem melhorar o faturamento?
Ambos os métodos de Marketing podem melhorar o faturamento da sua empresa porque são capazes de atrair — no caso do conteúdo — ou alcançar (no caso do Marketing tradicional) mais pessoas.
Isso gera mais oportunidades de negócio e, com a atuação correta do time de vendas, fica mais fácil fechar um negócio!
Quanto ao Marketing off-line e on-line, é possível ter uma estratégia que comece off-line e continue on-line, por exemplo.
Da mesma forma, é possível criar campanhas mais abrangentes com menos recursos usando a internet.
Investir em Marketing é a melhor opção não apenas para vender o seu peixe, mas também para vender como sendo a melhor solução disponível.
Com os diferentes tipos de estratégias à disposição, a única decisão a tomar é qual utilizar e, a partir daí, aproveitar os resultados.
Como você tem vendido o seu peixe?
Está convencido do papel do Marketing? Comente abaixo!
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Até mais!
Agência Parceira LAHAR