As informações que a cada dia mais as pessoas acessam na internet, por meio de diferentes dispositivos, já viraram lugar-comum. Por isso, além de investir em conteúdos relevantes para o seu site, importa saber como esses conteúdos estão agregando valor à sua empresa.

produção de sites

Pensando nisso, hoje vamos falar sobre sites e layouts responsivos, que são formas de aprimorar a navegação do público no seu site.

O QUE É UM SITE RESPONSIVO?

Sabe quando você abre um site pelo seu smartphone e ele fica totalmente desformatado, deixando a experiência de navegação quase impossível? Isso é indício de um site que não é responsivo.

Layout ou site responsivo é aquele que se encaixa automaticamente ao dispositivo que o usuário está utilizando para acessá-lo, pode ser um notebook, um smartphone, um tablet etc. Esses sites também são conhecidos como sites flexíveis.

Um site responsivo é inteligente. Ele muda a sua aparência e a sua disposição conforme o formato e o tamanho da tela em que é exibido. Dessa forma, se o usuário está acessando um site pela tela do smartphone, o site vai se reorganizar, acomodar os seus elementos, para mostrar aquilo que é principal como destaque.

Assim, se um site é responsivo, ele passa para o usuário sempre a mesma experiência de leitura e navegação, não importando o tipo de dispositivo que ele está utilizando para acessá-lo.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE UM SITE RESPONSIVO?

Agora que você já sabe o que é um site responsivo, é necessário que você entenda a importância de ter um layout responsivo.

Cada vez mais, todos os tipos de mercado passam a ter uma vertente online do seu negócio. Isso se deve muito ao aumento de acessos à internet.

Por isso, as empresas devem estar atentas a todas as possibilidades de crescimento e aumento de vendas que a internet oferece. Considerando esses fatos, elencamos a seguir alguns pontos que demonstrarão qual a importância de um site responsivo.

  • Um site responsivo melhora a experiência de navegação: O primeiro motivo para um site ser responsivo é a otimização da experiência de acesso. Sites responsivos são essenciais para que o seu cliente tenha a melhor navegação possível. De acordo com o Google Think Insights, quando um usuário acessa uma página na internet por meio de um dispositivo móvel e não encontra o que ele procura, as chances de ele desistir e procurar outro site é de 61%.
  • Um site responsivo é mais leve: O segundo motivo para um site ser responsivo é que ele é mais leve para os dispositivos móveis. Ou seja, por ser otimizado para os dispositivos móveis, um site responsivo é carregado mais rapidamente que um site de versão para computador. Esse fato também evita que o usuário abandone a busca no seu site, pela demora de carregamento da página.
  • Aumenta o número de acessos à internet via mobile: Outra importante razão para tornar um site responsivo é que, no Brasil, segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada em 2016, o celular é o principal meio de acesso à internet. Outras pesquisas ainda demonstram que esse comportamento tende a aumentar cada dia mais.
  • Aumenta a compra e venda via celular: Baseado nos dados citados acima, o número de vendas na internet realizadas por outros meios além do desktop, como celulares ou tablets, tende gradativamente a aumentar. Por isso, o site da sua empresa precisa se adequar para atender a essa demanda.
  • Aumenta o acesso a redes sociais pelo celular: O quinto motivo para se ter um site responsivo é o crescente número de acessos e compartilhamentos de sites pelas redes sociais. No Brasil, 78 milhões das contas em redes sociais são acessadas por meio de dispositivos móveis. Ou seja, o usuário poderá acessar, compartilhar e divulgar o seu site nas redes sociais. No entanto, se o site não for responsivo, e desconfigurar-se no acesso, isso dificilmente irá acontecer.
  • Aumenta leads e ranqueamento (SEO): Como consequência do aumento de vendas e visualizações pelas redes sociais, como falamos anteriormente, torna-se mais fácil o aumento de leads para o seu site. Outro fator que agregará valor ao seu site, se ele for responsivo, é o ranqueamento nos sites de busca, pois os mecanismos de busca priorizam os sites responsivos.

Para tornar o seu site responsivo, o ideal é que a sua empresa acione uma agência de marketing para otimizar esses processos e, também, para adequar as mídias que a empresa utiliza conforme as necessidades e as tendências do mercado digital.

Isso irá ajudá-lo não só a construir um site responsivo, mas também a agregar leads e um bom SEO.

A OLÁ MULTICOM

A Olá Multicom é especialista em Ibound Marketing e Estratégia de Vendas, com profundo conhecimento nas exigências do atual mercado e pode adequar o site da sua empresa às reais necessidades do público-alvo e, com isso, melhorar suas vendas.

Com soluções inovadoras para os mais diversos canais de comunicação, a Olá Multicom tem as estratégias de marketing digital e vendas ideais para o seu negócio.

Roder Cypriano
OLÁ Multicom
Agência Certificada RD Station