O boom no turismo: prepare a sua agência para as vendas!

O setor de turismo foi certamente um dos mais impactados pela pandemia do Coronavírus e um dos primeiros a sentir na pele os impactos negativos causados pelas medidas sanitárias de restrição de circulação de pessoas e fechamento de fronteiras.

No Brasil, segundo dados de uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), o turismo brasileiro, em comparação a 2019, perdeu R$ 55,6 bilhões em faturamento em 2020. Empresas de todos os portes foram afetadas, desde as gigantes áreas até os pequenos e médios empreendimentos.

Mas há boas notícias à vista.

Com o avanço da vacinação em alguns países, o turismo está voltando com toda a força e já se fala mesmo em um “boom” sem precedentes no setor. Por exemplo, nos Estados Unidos, país que já tem mais de 50% da população imunizada, essa realidade começa a se consolidar. Por lá, como reflexo de uma necessidade represada por quase um ano e meio, as reservas de voo registram alta de 75%, os hotéis estão lotados e as casas de aluguel já sem disponibilidade.

 

Segundo uma reportagem do jornal “O Globo”, os agentes de viagem norte-americanos relatam que estão vivendo uma onda de negócios sem precedentes, quebrando recordes de reservas em um único dia. Outra boa notícia é que cerca de 50% das reservas são de novos clientes.

Isso tudo acontece em parte porque os agentes de viagem ganharam uma nova relevância no contexto pós-Covid. O viajante quer se sentir seguro em relação a regras e restrições e, por isso, tem preferido comprar sob a intermediação de uma agência, que pode lhe prestar toda a assessoria e assistência necessárias.

Olhar para os países que já estão mais avançados na vacinação dá-nos uma ideia de como poderá ser a retomada em nosso país. Mas não é só esse dado que anima. Segundo um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), o principal desejo dos brasileiros no pós-pandemia é precisamente viajar – a mais do que comprar casa ou trocar de carro.

 

Por isso, este é momento de as empresas do setor de turismo se prepararem para o avanço da vacinação e implementarem estratégias para que possam se destacar em relação à concorrência, oferecendo  o melhor serviço a viajantes sedentos de viagens experiências.

Neste post, ajudamos você nessa tarefa. Continue a leitura e confira 4 dicas para que as agências de viagens estejam preparadas no contexto pós-pandemia.

 

Capacite as equipes

Como dissemos de início, tudo indica que o contexto pós-pandemia aumente ainda mais a procura por agências de viagens. Em geral, os clientes estão privilegiando o contexto humano, pois sabem que nenhum aplicativo pode ganhar de um agente de viagens de carne e osso que possa recomendar um lugar seguro e adequado a cada perfil e, além disso, explique detalhadamente eventuais regras e restrições daquele lugar.

Por isso, é importante treinar e capacitar as equipes, alinhando-as em relação aos principais procedimentos. Os consultores de viagens devem estar afiados e muito bem informados sobre as novidades do setor. Além disso, é importante que saibam ouvir pacientemente as necessidades do cliente e façam recomendações adequadas.

 

Conheça o cliente pós-Covid

Ainda há muitas incertezas sobre o rumo do turismo, mas já dá para prever algumas alterações nas preferências dos viajantes no pós-Covid.

Segundo especialistas, a tendência é que as pessoas queiram ver o mundo que elas desconhecem totalmente e, por isso, busquem o surpreendente, o novo, o exótico. Pontos turísticos até então mais visados e com muita aglomeração talvez sejam rejeitados pela maior parte dos viajantes. Lugares alternativos, isolados, ao ar livre e com muito contato com a natureza estarão em alta.

Além disso, os clientes talvez prefiram viajar curtas distâncias. Em vez de uma viagem de avião de 12 horas, por que não uma mais rápida? Ou alugar um carro para chegar ao destino de férias? Nesse contexto, o mercado doméstico tende a ser prioritário.

É importante que a sua agência conheça todas essas tendências para que possa melhor assessorar o seu cliente.

 

Invista em promoções e propagandas

Recentemente, uma grande agência de viagem lançou uma linha de viagens especificamente destinada a pessoas acima dos 55 anos, grupo que já foi vacinado com pelo menos uma dose na maior parte do país. Investir nesse tipo de iniciativas é crucial neste momento.

Outras ideias são programas de fidelidade, com benefícios como descontos na compra de passagens para determinados destinos, oferta de voos fretados e pacotes com descontos e atividades relaxantes para pequenos grupos ou casais, como jantares à luz de velas e massagens relaxantes.

 

Reforce a sua presença online e invista em marketing digital

 De nada adianta você preparar a sua agência de viagens para receber clientes ávidos por viajar, se esses clientes não encontrarem você. E o melhor modo de fazer isso, hoje, é investimento na presença online.

Ter um bom site, atualizar constantemente as redes sociais, manter um blog com conteúdo relevante, investir em e-mail marketing, com newsletters e informação de ofertas, apostar em anúncios online segmentados de acordo com o público que se quer atingir  – todas essas são ações básicas para quem atingir novos públicos no contexto da pandemia.

Por exemplo, o blog da sua agência pode ser um espaço único de conexão com o seu público. Nele, você poderá falar sobre as novas regras sanitárias do turismo e os cuidados que é preciso adotar de acordo com cada destino, informando e esclarecendo dúvidas. Além disso, você poderá dar dicas de viagem de acordo com cada perfil de cliente.

Por meio do blog, o cliente começa a construir uma relação de confiança com a sua agência, que pode ser decisiva para o fechamento de um pacote ou para a contratação de um voo.

 

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Até o próximo post!

 

Agência Parceira LAHAR

 

Roder Cypriano

Olá Multicom – Agência de Inbound Marketing