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Marketing social para empresas: O que é e por que investir?

Não é de hoje que as marcas vêm se esforçando para incluir ações de marketing de responsabilidade social empresarial em seu plano de crescimento. Estas estratégias vão desde um incentivo maior à reciclagem até doações a instituições de caridade.

A ideia principal é a de que se pode incrementar os lucros enquanto podem fazer a diferença na vida das pessoas. Este ato de equilíbrio é o que espera-se das empresas no século 21.

Isso fica evidente com os dados da pesquisa realizada pela Union + Webster, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Ela revelou que 87% dos brasileiros preferem empresas com práticas sustentáveis na hora de fazer as suas compras. Ainda, 70% deles dizem não se importar em pagar mais por isso.

Não importa o seu nicho ou indústria, você pode usar uma estratégia de marketing socialmente responsável para expandir seus negócios. Veja, neste artigo, tudo sobre essa prática e como ela pode ser fundamental para o sucesso do seu empreendimento.

O que é responsabilidade social empresarial

A responsabilidade social empresarial nada mais é do que as ações promovidas pelos negócios a fim de contribuir com questões de ética, meio ambiente e a sociedade, de forma totalmente voluntária.

A responsabilidade social empresarial (RSE), vai muito além das políticas de doação e contribuição financeira com entidades de caridade e assistência social.

Ela visa o alcance de objetivos empresariais convergentes com práticas de desenvolvimento sustentável e responsável, em um relacionamento com a comunidade de benefício mútuo para ambas as partes.

Desta forma, ela trata de uma relação ética em todas suas ações, práticas, políticas, valores e até mesmo na forma como uma empresa se comunica, impactando a vida e o bem estar dos colaboradores, parceiros, fornecedores, governo e de todos os cidadãos.

Qual a sua importância para os negócios?

A responsabilidade social é vista por algumas empresas com um certo receio. Afinal, em um momento em que a concorrência é acirrada e vivemos com possíveis cenários de crise, o investimento com o compromisso social pode parecer um verdadeiro fardo.

Porém, nos últimos anos o pensamento do consumidor vem mudando consideravelmente. Um grande exemplo disso é a pesquisa que citamos no início deste artigo. Esta nova percepção do público trouxe a necessidade de que uma preocupação social se sobreponha às aspirações puramente financeiras

Investir no lado social é, hoje, uma maneira de investir no próprio crescimento do público consumidor da empresa. É garantir que cada vez mais pessoas tenham o direito e a possibilidade de consumir tais produtos, gerando uma situação de benefício mútuo.

Com isso, uma nova modalidade de marketing surgiu, o marketing social. Continue a leitura e saiba mais sobre ele.

O que é o marketing social, afinal?

O termo marketing social surgiu em meados da década de 70, quando Philip Kotler e Gerald Zaltman perceberam que os princípios do Marketing tradicional, de venda de produtos, poderiam também ser usados para causas sociais, na venda de ideias, atitudes e comportamentos.

Assim, as campanhas de marketing social possuem um único objetivo: atenuar situações de desigualdade ou, até mesmo, eliminar problemas de cunho social.

As empresas do terceiro setor já trabalham suas campanhas para conscientização, doações e afins. O intuito é sempre envolver a população em uma causa e elas funcionam justamente por não serem motivadas por interesses comerciais, mas sim genuínos, de uma causa social.

Porém, muitas empresas perceberam a importância de iniciar campanhas neste sentido, a fim de engajar seu público, aproximar os consumidores e claro, aumentar suas vendas.

Veja alguns exemplos:

  • Troca da bondade em supermercados para ajudar entidades locais, como o Bairro da Juventude de Criciúma/SC;
  • Mc Donalds e o Mc Dia Feliz em prol das crianças com câncer;
  • Pedigree com o Adotar é Tudo de Bom, fomentando a doção de animais.

Marketing social na prática

Se você se interessou pelo tema e quer começar a praticar na sua empresa, saiba que como em qualquer campanha de Marketing, é necessário investimento.

Pesquisa de mercado, segmentação de público, estabelecimento de metas e elaboração de plano de trabalho com objetivos claros e mensuráveis são algumas das etapas pela qual o Marketing Social permeia.

O primeiro passo é a escolha da causa social que você pretende apoiar. Para isso, estude seu público-alvo e veja quais ele tem maior afinidade, além de estar de acordo com a missão, visão e valores da sua empresa.

Uma vez escolhida a causa, descubra uma forma de realmente trabalhar como agente promotor da mudança.

Se sua empresa não tem capacidade de se envolver ativamente na causa, uma opção pode ser começar com o Marketing de filantropia, doando para uma entidade que fará o trabalho na prática.

Lembre-se de sempre buscar se envolver intensamente com a causa, promovendo mudanças efetivas e, claro, divulgando bastante o trabalho, para que os consumidores possam associar sua marca a estas mudanças e dar cada vez mais valor ao seu negócio.

Deu pra perceber que esse tal Marketing Social é bem mais complexo do que parece né? Entretanto, vale a pena o esforço, pois seus benefícios vão muito além do que você imagina.

5 vantagens de ser uma marca socialmente responsável

Empresas que apresentam um verdadeiro senso de responsabilidade social empresarial colhem seus frutos ao longo de todo o processo, além de ganharem o prestígio da população e do mercado. A seguir, citamos as principais vantagens de ser uma empresa socialmente responsável.

1 – Imagem positiva

Uma empresa é, no mercado, a maneira como o público a enxerga. Apresentar uma postura de responsabilidade social faz com que esta imagem se torne extremamente positiva, afinal de contas isso é demonstrar uma preocupação com a sociedade na qual este negócio se insere.

O público está se tornando cada vez mais atento às boas e más práticas das empresas, escolhendo aquelas que se preocupam de verdade com o bem-estar social.

2 – Contribuição social positiva

Mais do que estratégia de marketing, ser uma empresa que apresenta posturas socialmente responsáveis é ser uma empresa que contribui verdadeiramente para a sociedade em que está inserida. Não custa nada lembrar que todos estamos no mesmo planeta e é dever de cada um agir para tornar o mundo um lugar melhor.

3 – Retenção de talentos

Independentemente do porte da empresa, é um fato que todas querem contar com a melhor equipe de colaboradores e funcionários que for possível. E ser um negócio socialmente responsável significa priorizar os direitos dos cidadãos, a qualidade de vida da população e o bem-estar de todos.

O resultado é fácil de entender: os melhores membros da sua equipe pensaram duas vezes antes de aceitar qualquer proposta da concorrência, pois valorizam as atitudes tomadas pela sua empresa.

4 – Aumento da produtividade

Colaboradores que valorizam as ações da empresa onde trabalham e se sentem motivados só podem significar uma coisa: aumento da produtividade. Um bom ambiente de trabalho, que valoriza o bem-estar interno e externo é a chave para que seja possível produzir muito mais, gerando um aumento indireto nos lucros.

5 – Atração de parceiros

Nenhuma empresa funciona bem se não puder contar com bons parceiros e fornecedores. Deixar público suas ações de responsabilidade social empresarial fazem com que aqueles parceiros que têm um pensamento alinhado com sua empresa e que queiram colaborar com a causa social em questão, se aproximem ainda mais.

Em um ciclo virtuoso, cada um destes pontos contribui para o crescimento do próprio negócio. Assim, ao mesmo tempo em que é possível dizer que a empresa contribui realmente para a melhoria do mundo, seja em escala local ou global, podemos perceber que, comercialmente, a marca pode se beneficiar enormemente com este tipo de ação.

Como você pode perceber, o marketing e a responsabilidade social empresarial são essenciais atualmente, principalmente se você busca ser bem visto pela sociedade e atrair novos clientes.

Para que o seu marketing social seja bem-sucedido, é necessário um bom planejamento e, por isso, contar com um parceiro especialista é fundamental.

Nós, da Olá Multicom, temos uma vasta experiência com marketing social, aumentando a visibilidade de diversos clientes. Entre em contato e saiba como podemos auxiliar o seu negócio.

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Até mais!

Agência Parceira LAHAR

Roder Cypriano

Olá Multicom – Agência de Inbound Marketing