Google meu negócio: saiba como destacar sua empresa na internet

Publicado em 5 de março de 2018 . Categoria: Agência de Inbound Marketing | Agência de Mídias Digitais | Agência Marketing Digital | Agência Olá Multicom | Clientes | Conteúdo | Email Marketing | Empreendedores | Empreendedorismo | Empresas | Empresas de software | Ferramentas Marketing Digital | Gestão de Marca | Inbound Marketing | Internet | Keywords | KPIs | Leads | Marca | Marketing | Marketing Conteúdo | Marketing de Conteúdo Educacional | Marketing Digital | Marketing offline | Marketing online | Marketing Tradicional | Negócios | Olá Multicom | Plano de Marketing | Propaganda | Publicidade | Publicidade On Line | Público-alvo | Redes Sociais | ROI | SaaS | SEO | Site responsivo | Social Media | user experience | Vendas | Websites

Atualmente, devido à grande acessibilidade do público à Internet, algumas ferramentas, como o Google, tornaram-se uma espécie de vitrine para as empresas.

Dessa forma, torna-se muito importante que os empreendedores busquem, cada vez mais, plataformas que tornem essa ferramenta ainda mais eficiente, sendo o Google Meu Negócio uma delas.

Continue a leitura e entenda, então, o que é o Google Meu Negócio e como destacar a sua empresa na Internet!

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio consiste em uma série de funcionalidades que o Google oferece de forma gratuita, visando a facilitar a divulgação de empreendimentos no meio digital, mais precisamente, no Google Maps e no Google+.

Tais funcionalidades não são novidades, entretanto, até o lançamento do Google Meu Negócio, em 2014, elas ficavam dispersas em diversas plataformas, como Google+ e Google Places ou Google Search, o que acabava tornando o seu acesso um pouco mais complexo.

Quais recursos o Google Meu Negócio disponibiliza para a minha empresa?

Agora que já sabemos que o Google Meu Negócio é a compilação de algumas ferramentas do próprio Google, torna-se muito importante compreendermos quais recursos ele realmente disponibiliza para a sua empresa.

Vejamos abaixo:

  • localização e rotas no Google Maps;
  • melhor posição nos campos de busca do Google;
  • resumo semanal das interações com a página;
  • acesso a informações estatísticas;
  • acréscimo de dados de contato;
  • horário de funcionamento;
  • comentários e notas dos clientes;
  • imagens internas e externas do estabelecimento;
  • compartilhamento do perfil da empresa em redes sociais.

É importante frisar que todas esses recursos são cedidos gratuitamente pelo Google Meu Negócio e que não há dificuldade nenhuma para abrir uma conta nessa plataforma para a sua empresa, seja ela de grande porte, seja ela de pequeno porte. Basta apenas comprovar a sua existência e fornecer alguns dados.

Quais os benefícios do Google Meu Negócio para um estabelecimento comercial?

Já apresentados os recursos oferecidos por essa ferramenta gratuita do Google, chegou o momento de analisarmos alguns dos principais benefícios que ela proporciona para o maior alcance do seu negócio no meio digital.

Reforço da presença on-line da marca

A partir do momento em que a sua conta é criada nessa ferramenta, o seu negócio automaticamente estará cadastrado no Google+, e as informações a respeito da sua empresa estarão expostas para que os seus clientes tenham acesso assim que digitarem o nome da organização no campo de pesquisa do Google.

Esse detalhe vai potencializar, e muito, o alcance da sua marca, pois as pessoas terão mais facilidade de chegar até você e, depois de o encontrarem, terão informações suficientes sobre sua empresa.

Maior relevância em buscas locais

Sem sombra de dúvida, as pessoas, atualmente, sempre que sentem necessidade de encontrar qualquer estabelecimento, como um restaurante, uma loja de roupas, um hotel, ou uma indústria, fazem uma pesquisa rápida na Internet em busca dos lugares mais próximos.

Assim, o Google Meu Negócio pode, de maneira orgânica, potencializar a divulgação da sua empresa, pois vai mostrá-la como referência para pessoas próximas que desejam usufruir dos serviços ou produtos oferecidos por ela.

Vale ressaltar ainda que os mais beneficiados com essa ferramenta são os negócios locais, pois eles terão mais visibilidade e obterão um maior número de clientes moradores da região ou mesmo de pessoas que estão apenas de passagem próximo ao local onde a empresa está inserida.

Maior credibilidade junto aos clientes

Essa é uma das vantagens mais importantes dessa ferramenta, pois, no mundo dos negócios, credibilidade é tudo e, por conta disso, é importante não só realizar um serviço de qualidade, mas também investir na forma como as pessoas verão a sua empresa.

Da mesma forma que um site mal feito colabora para a diminuição da credibilidade junto ao cliente, a falta do seu cadastro no Google Meu Negócio também poderá ser um fator de descrédito. Isso acontece porque as funcionalidades que essa ferramenta proporciona são vistas como um pré-requisito de profissionalismo por grande parte do público que realiza suas pesquisas na Internet.

Possibilidade de edição via aplicativo

Mesmo que pareça, de início, menos importante, a presença de um aplicativo que permita a fácil edição de dados é extremamente relevante para o dono de um estabelecimento comercial. Isso porque, muitas vezes, é necessário realizar algumas mudanças ou responder alguns clientes quando estiver fora da empresa e sem acesso a um desktop.

Assim, o aplicativo do Google Meu negócio facilita o acesso à sua plataforma, tanto em iOS quanto em Android, independentemente do horário ou do local em que o administrador esteja.

Esses são apenas quatro dos principais benefícios entre os inúmeros proporcionados pelo Google Meu Negócio. Por isso, se você deseja dar maior destaque à sua empresa, não deixe de criar uma conta nessa ferramenta que vem fazendo toda a diferença na vida de muitos empresários em todo o mundo.

Como criar uma conta no Google Meu Negócio?

Agora que já sabemos as vantagens e a importância da ferramenta para ampliar o alcance do seu negócio, chegou o momento de compreender como é possível criar uma conta no Google Meu Negócio.

Apresentaremos, a seguir, um passo a passo de como realizar esse processo:

  1. direcione-se à página inicial do Google Meu Negócio: nessa página inicial, clique em “começar agora”;
  2. preencha o formulário: nesse passo, é necessário informar a região do seu empreendimento, a categoria em que ele se insere, o CEP e outras informações acerca do seu negócio;
  3. confirme os dados informados: é muito importante conferir todos os dados informados, pois eles serão usados para mostrar a sua localização e algumas informações importantes sobre a empresa;
  4. digite o código: após a confirmação das informações, será enviado, ao seu celular, um código que deve ser transcrito na página para a confirmação definitiva da conta.

Pronto, agora você já tem uma conta no Google Meu Negócio! Mas, espere aí, ainda temos mais uma coisa para dizer:

Segundo pesquisas, 50% da população brasileira está conectada à Internet, e isso coloca o Brasil em quarto lugar no ranking mundial, o que significa que 120 milhões de pessoas têm acesso ao ambiente on-line.

Também fica evidente que a maioria das relações sociais e comerciais está ocorrendo, agora, nesse meio, o que também revela uma mudança de hábito de consumo significativa para as empresas.

Dessa forma, ter conhecimento e fazer uso de estratégias e ferramentas on-line, como o Google Meu Negócio, são ações fundamentais para ampliar sua visibilidade e, consequentemente, conquistar novos clientes e melhorar seu faturamento.

Agora que você já sabe como o Google Meu Negócio funciona e quais são seus principais benefícios, que tal compartilhar este post com seus amigos nas redes sociais? Assim, será possível poderá ajudar mais pessoas a melhorarem os seus negócios também!

Roder Cypriano

OLÁ Multicom
Agência Certificada RD Station

desenvolvimento de sites responsivos

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