Gamificação: Por que isso importa para o sucesso do seu negócio

Na busca por criar estratégias inovadoras e que consigam despertar a atenção dos consumidores, as empresas procuram sempre novas opções no mercado. E uma das que mais está chamando a atenção é a gamificação.

Ela usa a dinâmica de jogos para engajar pessoas, apresentar soluções, executar ações fora do ambiente de games e favorecer a assimilação do conteúdo transmitido.

Um das suas características mais marcantes é a capacidade de despertar o interesse dos usuários pela proposta apresentada. Para isso, conta com tarefas, desafios e recompensas conforme o desempenho.

Em resumo, a gamificação utiliza mecanismos de jogos para incentivar as pessoas a fazerem determinadas ações, aumentando, assim, o poder de engajamento.

Abaixo, aprofundamos o conceito da gamificação e listamos os benefícios que demonstram por que vale a pena implementar essa estratégia na sua empresa. Prossiga a leitura e confira!

Por que usar gamificação?

Os benefícios da gamificação são diversos, o que ajuda a tornar essa estratégia tão poderosa. Veja alguns deles!

Valoriza o espírito competitivo

O ser humano adora competir, então, trazer esse conceito para uma relação entre empresa/cliente é um grande diferencial que o seu negócio pode oferecer. Levando em conta que o consumo parte também da motivação, a gamificação é uma excelente aliada.

Gera confiança nos consumidores

Um ponto importante é a valorização do desempenho do consumidor nas tarefas propostas. Essa ação ajuda a dar confiança aos usuários durante a jornada e gera um sentimento de conquista própria.

Quem não deseja conquistar algo e ser recompensado pelo seu esforço, não é mesmo? Cada conquista incentiva o consumo, o que agrega muito valor ao seu negócio, especialmente pela qualidade da experiência proporcionada e a tendência natural das pessoas de indicarem a sua empresa a conhecidos.

Ajuda na retenção de clientes

Se pegarmos alguns conceitos do tópico anterior como valorização, recompensas e experiência de qualidade, teremos elementos cruciais dentro de um bom processo de fidelização.

Seja a gamificação utilizada em uma campanha específica (lançamento de um produto, por exemplo) ou no contexto geral da empresa, é fundamental contar com uma mecânica capaz de gerar uma conexão emocional e trabalhar em prol da manutenção desses usuários como clientes.

Qualifica o processo de marketing

Não é segredo para ninguém que ações de marketing que funcionam precisam ir direto aos interesses do consumidor e usar essa objetividade para aumentar a taxa de conversão

A gamificação ajuda bastante nessa missão por vários motivos. Um deles é a já citada capacidade de despertar e manter o interesses dos usuários.

Outro bem importante é que ela ajuda em uma tarefa essencial para criar um direcionamento adequado das ações, que é entender o comportamento do consumidor, destacando-se por conseguir captar dados relacionados aos hábitos desses clientes e entender o que mais chama a atenção deles.

Em que áreas ela pode ser aplicada?

Assim como em qualquer projeto, é necessário ter um planejamento e, com ele, definir metas e objetivos a serem atingidos com a utilização de um novo recurso.

Portanto, a gamificação funciona de forma variada conforme a empresa e os objetivos definidos, o que demonstra que ela pode ser aplicada em diversas áreas. Em linhas gerais, essa estratégia trabalha de duas maneiras: interna e externa.

A primeira diz respeito ao uso da gamificação em processos dentro da empresa, que não chegam diretamente ao público. Esse é caso dos treinamentos corporativos, por exemplo.

Por meio dessa estratégia, é possível treinar o time de vendas, transformar processos tradicionais em algo mais interativo e modificar o comportamento dos colaboradores.

Em relação ao uso externo, o leque de opções é ainda maior, já que a gamificação pode ser utilizada em empresas dos mais variados setores, como educação, publicidade, tecnologia, alimentação, entre outros.

O segredo para a gamificação ser um recurso acessível e benéfico para qualquer tipo de empresa está no seu poder de interatividade e maximização da experiência proporcionada, fatores buscados por negócios de qualquer nicho e valorizados pelos mais diversos perfis de consumidores.

Quais as possibilidades de uso da gamificação?

A gamificação é uma estratégia altamente interativa e isso permite que ela seja utilizada em várias plataformas diferentes. Esse é um fator muito benéfico, já que cada empresa possui a sua ferramenta preferida e/ou que mais se encaixa ao negócio. Confira algumas das possibilidades de uso da gamificação.

Site ou plataforma específica

Muitas empresas criam um site ou plataforma específica para as suas ações de gamificação. Dessa forma, é possível oferecer um ambiente de imersão mais completo e que favoreça o processo interativo.

Essa é uma maneira bastante utilizada devido à sua simplicidade de implementação, fácil acesso dos usuários e divulgação de forma ampla.

Aplicativos

Na mesma linha de sites e plataformas, os aplicativos criam um processo de gamificação mais completo. O interessante dessa ferramenta é que ela pode apresentar muitos recursos de uma vez só, fator que é essencial para a estratégia funcionar.

Além disso, trabalha junto com o crescimento do mobile, tendência que se fortalece cada vez mais e já mudou a forma de o consumidor se relacionar com as suas empresas preferidas.

Call Center gamificado

O serviço de call center é tido muitas vezes como monótono. Mas, por meio da gamificação, é possível torná-lo um ambiente altamente interativo e que favorece o desempenho dos colaboradores.

Ao transformar o colaborador em um “jogador” e o atendimento em um game, fatores como motivação, melhoria de desempenho, capacidade de resolver problemas e criatividade vêm à tona.

Junto às melhorias individuais, é possível gerar um engajamento maior de toda a equipe, elemento que contribui para obter sucesso em qualquer processo.

Avaliadores de desempenho

Independentemente da ferramenta escolhida, é fundamental apresentar aos participantes maneiras de avaliar o desempenho obtido.

Para seguir engajado no jogo, o participante deverá enxergar a sua evolução de forma clara, com dados que mostrem seus níveis de progresso, conquistas, recompensas e demais partes importantes do game.

Essas dicas mostram como a gamificação é crucial para aumentar o poder da sua empresa em fornecer uma experiência qualificada para os seus clientes. Por isso, não deixe de avaliar o uso desse recurso na sua estratégia.

E falando em proporcionar uma boa experiência ao cliente, que tal descobrir como fazer isso de maneira prática e funcional? É o que ensina o nosso post especial sobre o assunto. Boa leitura!