Vamos ajudar sua empresa a arrebentar em vendas

 

Featured snippet: como colocar sua página na posição zero do Google

Quem investe em estratégias de marketing digital provavelmente já observou que a concorrência por uma posição de destaque no Google, um dos maiores mecanismos de busca do mundo, está cada vez mais difícil. Essa dificuldade aumenta ainda mais quando falamos em conquistar a posição zero do Google, o featured snippet.

Pois é, essa postura de ranqueamento do Google tem gerado um grande burburinho entre os especialistas de SEO, uma vez que está bastante claro que, a partir de agora, alcançar apenas a primeira posição não é o suficiente: mais do que isso, é preciso descobrir como colocar sua página na posição zero o quanto antes.

Quer entender por que essa posição é tão disputada? Confira abaixo as informações que listamos para esclarecer as suas dúvidas!

O que é featured snippet ou posição zero do Google?

O featured snippet, ou posição zero, é uma resposta rápida e objetiva sobre alguma pesquisa de palavra-chave realizada no Google. Ao buscar algo no Google, você já deve ter se deparado com uma determinada caixa com a definição do termo que pesquisou, certo? Essa caixa com a descrição é o famoso featured snippet — a posição zero do Google.

Os featured snippet podem aparecer de três formas distintas de acordo com a pesquisa realizada:

  • parágrafos;
  • listas;
  • tabelas/quadros.

O objetivo do Google é otimizar cada vez mais a  experiência do usuário, oferecendo a ele respostas sucintas e rápidas em uma das forma acima.

Quais são os principais benefícios de ter suas páginas no featured snippet?

Os snippets sempre aparecem acima da primeira posição do resultado de buscas, e por isso é chamado de posição zero. Estar nessa posição pode trazer grandes benefícios para seu negócio, como:

Mais credibilidade para o site

Quando o seu conteúdo aparece na posição zero, quer dizer que ele foi selecionado pelo Google como a melhor resposta para determinada pesquisa. Isso gera maior credibilidade para o seu site e demonstra que seus conteúdos são relevantes o bastante  para conquistar um featured snippet.

Mais destaque no Google

Conseguir um featured snippet é uma grande conquista, pois demonstra que, entre os milhares de sites existentes, o seu conseguiu alcançar o primeiro lugar do pódio — superando até mesmo as primeiras páginas ranqueadas pelo próprio Google. Além de garantir maior visibilidade, essa posição de destaque oferece uma grande vantagem competitiva em cima dos sites concorrentes.

Ampliação do tráfego orgânico

Por sua eficiência e objetividade, as pessoas acabam clicando mais nas páginas que aparecem na posição zero. Afinal, é muito mais prático clicar em um conteúdo que já deu uma prévia do que está por vir do que buscar outras páginas para ver se o assunto é condizente com o que procura.

Quanto mais específicas e relevantes forem seus snippets, mais usuários interessados em ler o conteúdo integralmente em seu site serão atraídos. Trata-se, portanto, de uma excelente maneira de ampliar seu tráfego orgânico.

Maior economia de tempo e dinheiro

É isso mesmo: ao ampliar seu tráfego orgânico, você não precisará gastar fortunas com anúncios pagos, nem investir muito em outras estratégias para aumentar o número de visitas para o seu site. Na melhor das hipóteses, você ainda obterá um aumento significativo do ROI de suas campanhas, uma vez que o custo com Inbound Marketing é bem mais interessante. Além disso, ao ter certeza de que o tráfego do seu site cresce constantemente, você terá mais tempo para investir em novas estratégias de fidelização.

Como colocar suas páginas em um featured snippet ?

Se o usuário fizer uma pesquisa sobre os produtos ou serviços que a sua empresa oferece, por exemplo, ele receberá dezenas de páginas com resultados. Então, como garantir que o Google vai selecionar a sua página na posição zero?

O Google criou um algoritmo para escolher determinadas páginas em detrimento a outras para colocar na posição zero. Embora não exista um método garantido para ser selecionado por ele, há sim algumas dicas de otimização de conteúdo que poderão aumentar as suas chances de conseguir esse feito.

Lembra-se da máxima do Inbound Marketing que diz que o conteúdo é rei? Tratando-se de featured snippet, ela ganha mais destaque ainda: afinal, sem um conteúdo claro, coerente e relevante, o sonho de conquistar a posição zero do Google pode ficar cada vez mais longe.

Não quer perder a oportunidade de ver seu conteúdo superar todos os outros e chegar a posição zero do Google? Então é melhor ficar atento às dicas abaixo!

Confira a quantidade de palavras e caracteres dos snippets

Segundo pesquisas realizadas pelo Moz, chegou-se à conclusão de que os snippets que mais alcançaram a posição zero do Google possuem, normalmente, 293 caracteres ou uma média de 45 palavras.

No caso de listas, a média é de 4.2 itens com 10.8 palavras. Já as tabelas apresentam uma média de 3.6 fileiras e 2.5 colunas. Portanto, por garantia, cuide para que seus snippets não ultrapassem esses números.

Dê respostas diretas e sucintas

Se você não responder a pergunta que foi feita pelo usuário de forma direta e sucinta, a sua página certamente não alcançará um featured snippet. Como já dissemos ali em cima, o algoritmo do Google busca objetividade, então é preciso estabelecer um padrão de respostas e trabalhar em cima disso sempre.

Conheça as principais indagações do seu público

Para triunfar no objetivo de conquistar um featured snippet, será necessário compreender as principais indagações do seu público. Assim, você será capaz de trabalhar na otimização do seu conteúdo para oferecer uma resposta relevante, permitindo aos buscadores do Google classificá-la como a mais elegível para a posição zero.

Otimize seus intertítulos para atrair os buscadores do Google

Essa dica pode parecer simples, mas trata-se de algo extremamente importante. Pense na forma como você faz uma pesquisa no mestre Google: notou que a maioria das pesquisas aparece em formato de perguntas, do tipo “como?”, “por que?” e “o que?”? Então basta combinar essas introduções interrogativas com os verbos certos e pronto: você tem a pergunta certa.

Após esse passo, é hora de acrescentar essas perguntas em seus intertítulos — de forma espontânea, é claro — para atrair os buscadores do Google. Não se esqueça também de dar a resposta imediatamente após a pergunta. Assim, as chances de obter um featured snippet aumentarão consideravelmente.

Ofereça a melhor resposta possível

Para conseguir colocar sua página na posição zero do Google, você precisará dar respostas melhores do que a concorrência — isso é um fato! Portanto, avalie as respostas dos seus concorrentes que estão na posição zero do Google, perceba as características em comum entre elas e aplique isso nas suas páginas.

Procure posicionar sua página entre as 10 primeiras posições

Aparecer na primeira posição do Google não é condição para conquistar um featured snippet. No entanto, é preciso estar pelo menos entre as 10 primeiras posições para almejar esse lugar. Depois disso, você terá a chance de chegar à posição zero do Google sem sofrimento!

E então, quer conquistar a posição zero do Google, mas ainda não sabe como? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo a alcançar esse objetivo!

Roder Cypriano

OLÁ Multicom

Agência Parceira LAHAR