Vamos ajudar sua empresa a arrebentar em vendas

 

CRM em marketing: por que integrá-lo a uma ferramenta de automação?

Para fazer com que a sua indústria venda cada vez mais e ofereça serviços de qualidade aos seus clientes, é fundamental contar com uma ferramenta de CRM em marketing. Por meio dessa estratégia, é possível juntar todas as informações relevantes desse setor e do setor de vendas, disponibilizando-as atualizadas e em tempo real para ambas as equipes.

O CRM também permite que os esforços das equipes sejam focados nos leads mais maduros — ou seja, aqueles que já passaram pelo processo de nutrição e avançaram no funil de vendas até a fase de aquisição do produto. Assim, o processo de vendas é otimizado, aumentando as chances de fechar novos negócios.

Quer saber como a integração entre um CRM e uma ferramenta de automação de marketing pode ajudar a sua empresa a crescer? Veja as informações que listamos abaixo e entenda como essa estratégia pode alavancar suas vendas!

Principais diferenças entre CRM e automação de marketing

Antes de falar das vantagens da integração, a primeira coisa é compreender que, mesmo operando juntas, essas duas ferramentas possuem funções diferentes dentro de uma empresa.

O CRM (Costumer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) é uma ferramenta destinada ao registro de clientes e controle de todos os pontos de contato dele com a empresa. Por meio dela, é possível adicionar notas, observações, documentos ou qualquer registro necessário para garantir um processo de vendas assertivo e de qualidade.

Já quando falamos em uma ferramenta de automação de marketing, o objetivo é atrair possíveis clientes, convertê-los em leads e guiá-los pelo funil de vendas em todo o processo de compra, até que eles estejam prontos para receber um contato do time de vendas.

Como você pode observar, cada um conta com funcionalidades específicas, mas que são totalmente interdependentes e essenciais para otimizar o processo de captação de clientes e de vendas.

5 vantagens de integrar o CRM em marketing a uma ferramenta de automação

Permite acompanhar o lead pelo funil de vendas

Ao integrar essas duas ferramentas, os times de vendas e de marketing passam a acompanhar a evolução de cada lead no funil de vendas, fator que possibilita o acompanhamento das metas pretendidas pela empresa.

Essa visão permite ao time de vendas saber qual é o momento certo para entrar em contato com o lead e oferecer determinada solução, além de apontar qual será a melhor abordagem (ligação, e-mail, etc.).

Já o time de marketing, assim que a venda for efetivada, terá todas as informações necessárias para iniciar um trabalho de retenção e fidelização de clientes com base em um perfil altamente preciso. Essas informações são retiradas do CRM utilizado pelo time de vendas

Agiliza o processo de fidelização de clientes

Como você viu, por meio do CRM é possível extrair informações relevantes sobre o perfil dos clientes para elaborar ações de retenção e fidelização. Com essas informações em mãos, o time de marketing traça diversas estratégias e define qual delas se encaixa melhor a um determinado perfil de cliente. Essas ações visam estreitar o relacionamento entre consumidor e empresa, auxiliando na fidelização.

É importante lembrar que fidelizar um cliente sai muito mais barato do que conquistar um cliente novo. Por isso, a automação de marketing aliada ao CRM fará com que a sua empresa vendas mais e gaste menos.

Contribui para o aumento das vendas

Outra grande vantagem do CRM em marketing é a possibilidade de visualizar novas oportunidades de negócio para os clientes que já compram de sua empresa. Isso pode ser feito a partir da oferta de novos produtos, o que aumentará o valor do ticket médio.

Essa retroalimentação de clientes contribui para o aumento das vendas da empresa de modo exponencial. Afinal, o cliente já conhece e compra de você, fator que irá favorecer a aquisição de novos produtos e diminuir as objeções que ele possa ter.

Permite visualizar melhor os resultados

Possuir essas duas ferramentas e não utilizá-las de forma integrada dificulta o processo de avaliação de resultados de todos os esforços de marketing. Muitas vezes, isso chega a impossibilitar o cálculo do ROI (Retorno sobre o Investimento), pois fica difícil saber por meio de qual ação que o lead se converteu em cliente.

Para o setor de vendas, isso implica em não saber o nível de maturidade de um lead no funil, o que pode levar a equipe a perder tempo investindo em leads que não estão maduros o suficiente — ou seja, que precisam passar por um processo de nutrição mais apurado.

Ao integrá-las, porém, ambos os times passam a ter uma visão ampla de cada lead e de cada etapa do funil de vendas. Assim, eles passam a acompanhar o desempenho das metas em relação ao planejado, verificando se existem falhas em alguma parte do processo e corrigindo-as.

Garante mais qualidade no atendimento pós-venda

Muito além de vender, a empresa precisa oferecer um atendimento de pós-venda de qualidade. Graças ao CRM em marketing, é possível identificar quais foram os produtos adquiridos por um cliente e colocá-lo em um fluxo de automação, que irá nutri-lo com informações relevantes sobre novos produtos mesmo após a compra.

Nesse fluxo, pode-se incluir informações sobre usos diversificados de um produto, cuidados, manutenção, quais são os pontos de assistência técnica disponíveis e quais são os processos para a solicitação de possíveis reparos ou troca de mercadorias.

Viu só como a integração entre essas duas ferramentas pode trazer diversos benefícios à sua empresa? Se você ainda não trabalha com elas, saiba que o seu negócio está está perdendo dinheiro e clientes para a concorrência. A desculpa de que isso só funciona para grandes empresas, ou para aquelas que possuem grandes verbas é totalmente inválida!

Atualmente, existe uma infinidade de ferramentas de CRM e de automação de marketing para todas as necessidade e bolsos — inclusive, algumas delas são gratuitas. Antes de definir a ideal para a sua empresa, portanto, verifique quais são as suas reais necessidades e qual sistema poderá dar conta de supri-las. Mesmo em ferramentas pagas, é comum que se ofereça um período gratuito de testes para que você possa avaliar pontos como a usabilidade, geração de relatórios e demais benefícios oferecidos, então aproveite!

Agora que você já entendeu melhor a importância de utilizar o CRM em marketing, que tal nos contar um pouco sobre as suas experiências? Deixe suas opiniões, sugestões e dúvidas aqui nos comentários e participe da conversa!

Roder Cypriano

OLÁ Multicom

Agência Parceira LAHAR