Todos os bons administradores e profissionais de marketing digital sabem que mensurar e monitorar os resultados das ações é um trabalho essencial para qualquer estratégia de comunicação e marketing.

Afinal, só com esse trabalho será possível avaliar e justificar o investimento da empresa em iniciativas desse tipo.

No ambiente digital existem diversas possibilidades diferentes para empresas que desejam investir em marketing, e cada uma dessas estratégias tem as suas métricas específicas.

Neste post vamos te mostrar por que utilizar métricas para redes sociais e quais são aquelas que você não pode deixar de acompanhar.

Por que utilizar métricas para redes sociais?

Muitas empresas não iniciam as suas ações de comunicação nas redes sociais com um objetivo claro.

Começam a produzir conteúdo e postar nesses sites simplesmente porque perceberam que existem muitas pessoas conectadas ali e também pela “pressão” do mercado.

No entanto, para um trabalho como esse ser efetivo, é fundamental que a empresa tenha objetivos claros para atingir com aquele esforço de marketing.

Ações de comunicação executadas sem a definição de uma meta clara dificilmente vão se tornar justificáveis para o desenvolvimento da empresa, e a tendência é que elas sejam descontinuadas com o tempo.

A única maneira de ter um investimento inteligente nas redes sociais é definindo objetivos claros e as métricas certas para mensurar o desempenho na busca por essas metas.

É por meio desses números que será possível perceber se as ações nas redes sociais estão surtindo o efeito necessário para o negócio.

As 3 principais métricas para redes sociais

Alcance

Alcance é a métrica para redes sociais que tem uma ligação direta com a audiência da sua marca, ou seja, as pessoas que efetivamente viram algum conteúdo seu ou que têm potencial para ver. É uma das métricas mais utilizadas por profissionais de marketing em diversos canais, e não apenas nas redes sociais.

Podemos chamar de alcance efetivo os números de impressões de um post ou mesmo de visualizações de um vídeo, por exemplo. Já o alcance potencial diz respeito ao número de fãs ou seguidores da marca.

Engajamento

O engajamento é a métrica que nos permite compreender qual parcela da sua audiência efetiva interagiu de alguma maneira com o conteúdo gerado pela empresa.

Ela serve bastante para otimizar aspectos do conteúdo da mensagem nas redes sociais, como texto, imagem, estilo, tom de voz e etc.

Algumas das interações possíveis que podem ser consideradas para esse cálculo são principalmente as curtidas, compartilhamentos e comentários, sempre adaptados à nomenclatura e realidade de cada rede social. Para calcular essa métrica, basta dividir a soma de todas as interações pelo total de visualizações ou impressões de uma publicação.

Share of voice

Um dos trabalhos mais importantes em uma estratégia de redes sociais para uma empresa é o monitoramento de todas as menções relacionadas à marca.

Entender se as menções são positivas, neutras ou negativas é o que vai trazer bastante feedback sobre o seu esforço nas mídias sociais.

Share of voice é a métrica que compara esse desempenho de menções da marca em relação aos seus concorrentes. Por meio dela é possível saber o percentual de citações que vão para a sua marca dentro do seu segmento de atuação. Para calcular, é preciso dividir a multiplicação das menções da sua marca por 100 pela soma das menções dos concorrentes analisados.

Trabalhar com boas métricas para redes sociais é a iniciativa que vai mostrar se a sua estratégia de comunicação nesses sites está tendo o desempenho esperado para trazer o retorno que a empresa precisa.

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Sucesso!

Roder Cypriano
OLÁ Multicom
Agência Certificada RD Station