Como o Marketing de Conteúdo vai aumentar as vendas da sua empresa?

Imagine uma pessoa pesquisando na Internet sobre cuidados a se ter com móveis de madeira. Essa pessoa se mudou recentemente para uma região litorânea e está mais preocupada com a conservação dos seus móveis. Ela encontra um artigo de um blog de uma marca especializada em móveis de madeira.

Ao ler esse artigo, a pessoa fica sabendo que essa marca produz peças em madeira e aço inoxidável, utilizando esse último material com um acabamento galvanizado em pintura eletrostática a pó, que oferece proteção contra os raios UV e que é ideal para áreas externas. A pessoa fica imediatamente interessada por essas peças, pois a sua nova casa tem um amplo jardim, onde ficaria bem uma mesinha com cadeiras.

Acabamos de descrever uma situação hipotética que ilustra muito bem o potencial de um tipo de marketing que tem ganhado muito força nos últimos anos. Trata-se do Marketing de Conteúdo, uma estratégia focada em engajar um público-alvo e fazer crescer a rede de clientes de uma marca por meio da criação de conteúdo relevante para um dado público.

 

As estratégias de marketing tradicional foram sempre focadas em uma abordagem mais generalista, direta e, por vezes, até invasiva. Note que no exemplo que acabamos de dar, o artigo lido pela pessoa hipotética não dizia diretamente: “compre os nossos móveis imediatamente!”. Primeiro, a marca cria uma conexão com o potencial comprador ao ser capaz de lhe proporcionar um conteúdo relevante. Na sequência, uma necessidade é identificada e, na sequência, é apresentada uma solução.

Outra vantagem do Marketing de Conteúdo é a possibilidade de segmentar o público e comunicar-se diretamente com um grupo de pessoas que têm mais chances de vir a se tornarem clientes. Parte-se da premissa de que, atualmente, as pessoas têm mais poder do que nunca para escolher o conteúdo que querem consumir. Por isso, são necessárias alternativas às técnicas tradicionais mais invasivas. Basicamente, com esse novo tipo de marketing, você atrai pessoas, estabelece com elas uma relação, criar uma percepção positiva da sua marca e, com isso, gera mais negócios.

 

Quais são, então, as principais estratégias do Marketing de Conteúdo? Como colocá-lo em prática de modo a realmente aumentar as vendas da sua empresa? No post de hoje, respondemos a essas questões e mostramos como realmente tirar proveito do enorme potencial que a Internet oferece às marcas. Vem com a gente!

 

Os pilares do Marketing de Conteúdo

As propagandas tradicionais impingem anúncios a potenciais consumidores, mesmo quando eles não estão interessados em determinado produto – quem já não jogou fora um panfleto sobre um curso de inglês que recebeu no semáforo ou trocou de canal durante uma sequência de anúncios na TV? Pelo contrário, o objetivo do Marketing de Conteúdo é usar um interesse que a pessoa já tem para atraí-la e, assim, criar uma relação com ela.

Por outras palavras, você permite que o potencial consumidor venha até a sua empresa, respeitando o tempo dele, e com a permissão dele você transmite a sua mensagem. Acabamos de referir o princípio geral do Inbound Marketing, uma tendência mais geral na qual o Marketing de Conteúdo está inserido.

 

O Inbound Marketing está baseado em quatro pilares que são fundamentais para entendermos as estratégias do Marketing de Conteúdo. São eles:

 

1 Atrair: o potencial comprador por meio de conteúdo relevante;

 

2 Converter: esses visitantes em “leads”, ou seja, clientes, estabelecendo uma relação com eles, fazendo com que voltem e consumam outros conteúdos relevantes;

 

3 Vender: o seu lead está interessado no produto ou serviço que sua empresa oferece? É hora de mostra por que a solução que você oferece é a melhor;

 

4 Encantar: o cliente, criando com ele um relacionamento duradouro, que vai além da compra. Por isso, a intenção é criar continuamente materiais interessantes para que o ciclo se repita continuamente.

 

Como utilizar o Marketing de Conteúdo?

A empresa pode usar o Marketing de Conteúdo para aumentar vendas e para explicar os produtos e os serviços que oferece, identificando os problemas que os consumidores têm e que ela pode solucionar.

O cliente, ao perceber que possui uma necessidade que pode ser suprida, pode procurar por esses serviços/ produtos e realizar a compra. Como já referimos, isso não deve ser dito de forma invasiva ou agressiva; o cliente deve chegar a essa conclusão por conta própria. Assim, a palavra-chave aqui é sutileza!

 

Vejamos um outro exemplo. Imaginemos uma loja A que venda produtos alimentícios naturais online. Em sua estratégia de marketing digital, essa loja pode criar um blog e apresentar dicas de nutrição de como ter uma vida saudável. Ao fazer isso, ela atrai potenciais clientes interessados nesse assunto.

Esses potenciais clientes passam a acompanhar os conteúdos e, assim, a conhecer a marca. Aos poucos, estabelece-se uma relação de confiança. Ao ler no blog sobre os benefícios da farinha de chia, um potencial cliente decide experimentar. Onde irá adquirir o produto? A tendência é que esse consumidor prefira comprar na loja A. Afinal, ele pensa: “Esta loja A, que eu conheço pelo blog, mostra entender dos produtos que comercializa e, portanto, é de confiança. Já da loja B, eu sei pouco ou nada”.

 

Como aumentar as vendas com o Marketing de Conteúdo?

Para responder a essa pergunta, é importante, em primeiro lugar, partirmos da premissa de que a empresa já definiu, de forma clara, quem é o seu público-alvo e por que tipo de conteúdo esse público se interessa.

Só assim certificamo-nos de que estamos conversando de forma efetiva com o nosso público, endereçando as suas necessidades específicas e gerando mais chances de aumentar os acessos ao site e, com isso, as vendas.

 

Além dos posts de blogs, existem várias outras estratégias de Marketing de Conteúdo que vale a pena explorar. Vejamos algumas ideias:

 

Podcasts, um formato muito em voga atualmente, que consiste em conteúdos em formato de áudio – trata-se de uma forma de atrair público que não tem tempo (ou paciência) para ler os posts. Podcasts são, portanto, uma maneira criativa de atrair tráfego para seu site e criar uma relacionamento com a marca.

 

Vídeos, com possibilidades infinitas de apresentação de conteúdo relevante relacionado à marca. Já imaginou se você é uma loja de tecidos e decide fazer um vídeo mostrando os principais tecidos para cortinas? O cliente consegue, pelo vídeo, visualizar as opções disponíveis e decidir a compra pelo conteúdo apresentado.

 

Infográficos com dados sobre determinado assunto, apresentados de forma sucinta e visualmente agradáveis.

 

Postagens em redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram etc.,  são ótimas oportunidades para engajar o público e atrair a curiosidade dos potenciais clientes. Além das chamadas para os posts do blog, podem ser usadas imagens, gifs e outros recursos para estabelecer uma relação com os usuários.

 

Para colocar em prática a sua estratégia de Marketing de Conteúdo e aumentar as suas vendas, conte com a Olá Multicom! Somos uma agência de Comunicação e Marketing, com foco em estratégias de Marketing e Inteligência de Vendas. Entre em contato conosco agora mesmo para uma avaliação personalizada.

 

Por hoje, é tudo! Até o próximo post!

 

Roder Cypriano

Olá Multicom – Agência de Inbound Marketing

Agência Parceira LAHAR