Como o Marketing de Conteúdo pode atrair mais alunos pra sua instituição?

O Marketing de Conteúdo é uma tendência da estratégia de Marketing Digital, que se baseia na seguinte premissa: é possível engajar um público-alvo e fazer crescer a rede de clientes de uma marca por meio da criação de conteúdo pensando especialmente para esse dado público.

Esse tipo de marketing opõe-se, assim, a estratégicas mais convencionais, que se baseiam em uma abordagem mais generalista e, por vezes, até invasiva. Em vez de impingir o mesmo anúncio a todos os potenciais consumidores, mesmo quando eles não estão interessados em determinado produto, o Marketing de Conteúdo trabalha com um interesse que a pessoa já tem, de modo a captar a atenção dela, criar com ela uma relação e, na sequência, fechar a venda.

Esse tipo de estratégia pode ser usado em todos os tipos de negócios – de uma oficial de automóveis até uma instituição de ensino. Sabemos que trair novos alunos nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais em um contexto extremamente desafiador e competitivo. No Brasil, existem cerca de 2.407 instituições de ensino superior, fora as incontáveis escolas profissionalizantes, técnicas e de idiomas – todas disputando a atenção daqueles que desejam adquirir conhecimento.

Em 2016, a pesquisa “EduTrends: Panorama de Marketing no mercado de Educação”, elaborada pela Rock Content em parceria com a Resultados Digitais, mostrou que as instituições de ensino que investem em Marketing Digital alcançam um público oito vezes maior, gerando até nove vezes mais clientes (ou “leads”). Então, quer se trate de uma escola de ensino médio, técnico, de idiomas ou até mesmo uma instituição de superior, está mais do que na hora de reforçar a presença online e inovas as ferramentas tradicionais de prospecção de alunos. Estamos falando de ações podem garantir a perenidade de um negócio.

 

Pensando nisso, no post de hoje, apresentamos dicas de como colocar em prática uma ação de Marketing de Conteúdo especialmente voltada para instituições de ensino. Está perdido e não sabe por onde começar? Continue a leitura que a gente que te dá uma luz.

 

A sua instituição de ensino pode atrair mais alunos

Quem já não jogou fora um panfleto que recebeu no semáforo? Se a estratégia comercial da sua escola se baseia unicamente em ações desse tipo, é hora de repensar. O exemplo do panfleto ilustra bem uma das desvantagens do marketing tradicional – ele não pode ser segmentado, direcionado para falar especificamente e, portanto, de forma mais efetiva, com um dado público.

Além disso, o tempo de se fiar unicamente no “boca a boca” como estratégia de negócios já ficou para trás. Em um momento em que muitas instituições de ensino migraram para aulas remotas, em virtude da pandemia da Covid-19, é extremamente importante encontrar formas de ter visibilidade online e abordar novos alunos nesse contexto.

 

Uma forma de conseguir essa visibilidade é criando um blog. Com essa ferramenta, você poderá:

 

– Fazer com que mais pessoas conheçam a sua instituição de ensino: mais do nunca, as pessoas estão o tempo todo conectadas à internet e procuram conteúdos que lhes sejam úteis. Um blog com conteúdo original e direcionado ao seu público-alvo é uma vitrine para a sua marca.

 

– Ganhar posição de autoridade na sua área de atuação e, com isso, gerar uma relação de confiança com os futuros alunos.

 

– Gerar tráfego para o seu site: um site com bom índice de acessos tende, cada vez mais, a ser melhor localizado pelos buscadores na internet. E o blog – com links para esse site – é uma boa isca para gerar o tráfego tão esperado.

 

– Gerar leads e aumentar as vendas: o “lead” consiste em um cliente que informa seus contatos — como e-mail e telefone, em troca de conteúdo relevante, ou que entra em contato com a empresa para ter mais informações sobre o produto que ela comercializa. Quanto melhores e mais relevantes foram os seus conteúdos, mais contatos você terá. Esses contatos serão posteriormente trabalhados pela sua equipe de vendas e convertidos em matrículas.

 

Mas como criar e alimentar um blog?

Conforme já referimos, o objetivo do Marketing de Conteúdo é criar conteúdos segmentados e relevantes para um dado grupo de pessoas com quem você quer falar. Vejamos algumas dicas de como colocar isso em prática.

 

#1 Defina o seu público-alvo

A nossa primeira dica é: defina bem o seu público-alvo.

Por exemplo, os públicos de uma universidade e de uma escola de inglês são bastante diferentes. Em instituição de ensino superior, você tende a falar para adultos; já no segundo caso, o público pode variar de adolescentes a adultos, com diferentes interesses e características. Do mesmo modo, o perfil de um possível estudante de humanas é diferente de quem deseja ingressar em um curso de exatas.

Escrever para esses diferentes públicos tem especificidades temáticas e linguísticas que devem ser consideradas.

 

#2 Crie as suas personas

“Personas” são personagens semifictícios que remetem a uma espécie de “aluno ideal” para a sua instituição, levando em conta dados demográficos, hábitos de consumo de informação e problemas, interesses e objetivos pessoais. Esses dados devem ser levantados com base em dados reais obtidos por meio da análise dos alunos que a instituição já tem ou de pesquisas de mercado.

Com esses detalhes, é possível definir, de forma muito mais objetiva e producente, como endereçar essas personas. É possível criar uma persona por curso ou por área de conhecimento, dependendo das características da sua instituição de ensino.

 

#3 Produza conteúdos relevantes e publique com periodicidade

Estabeleça uma periodicidade para a publicação dos conteúdos – por exemplo, semanal, quinzenal ou mensal. Cada publicação deve ser também divulgada nas redes sociais.

E que tipo de conteúdo abordar? Bem, é claro que isso irá depender das personas, do seu público-alvo. De todo modo, vejamos alguns exemplos. Se você tem uma escola de idioma, poderá abordar quanto tempo, em média, um adulto demora a aprender uma segunda língua ou dar dicas de como melhorar a compreensão oral.

Agora, se você tem uma instituição de ensino superior, um assunto quente são as saídas profissionais – quais são as principais possibilidades de atuação para um engenheiro civil formado? Ou o que faz alguém formado em Relações Internacionais?

Na hora de redigir os conteúdos, é importante escolher títulos interessantes e atraentes. De preferência, o post deve ser estruturado em subtítulos e listas e apresentar informações corretas e fundamentadas. A linguagem deve ser clara e direta, e deve haver um cuidado muito especial com os erros de português – afinal, estamos falando do blog de uma instituição de ensino!

 

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Até o próximo post!

Agência Parceira LAHAR

Roder Cypriano

Olá Multicom – Agência de Inbound Marketing