Vamos ajudar sua empresa a arrebentar em vendas

 

Como melhorar a experiência dos seus clientes?

Para quem almeja alcançar resultados de longo prazo, é fundamental ter uma estrutura capaz de oferecer boas experiências aos clientes. Isso faz com que a sua empresa seja vista com bons olhos, afinal, ela se preocupa com a qualidade do serviço prestado e não enxerga o cliente como apenas mais um número.

Com a concorrência e a facilidade de encontrar diversas empresas do mesmo nicho, os clientes também estão atentos a quem pode oferecer o melhor serviço e ser capaz de construir um bom relacionamento com eles.

Por isso, listamos algumas dicas práticas de como melhorar a experiência dos clientes. Confira!

Investir na usabilidade do site

A qualidade da experiência de navegação é muito importante para que o seu site possa gerar bons resultados. Dentre os quesitos que contribuem para uma boa usabilidade estão:

  • design responsivo: considerando que, atualmente, a maior parte dos acessos são feitos via dispositivos móveis, oferecer uma boa qualidade de navegação para esses aparelhos é essencial;
  • descrição dos produtos e serviços: os clientes gostam de saber logo de cara os principais detalhes dos produtos e serviços oferecidos, pois isso facilita o processo de decisão;
  • imagens de qualidade: as imagens contribuem para uma descrição mais precisa, mas para que isso funcione é necessário usar imagens de alta qualidade;
  • objetividade nos textos: as pessoas não costumam ficar por muito tempo em sites que não vão direto ao ponto. Então quanto mais objetivo você for, melhor será a sua receptividade.

Ter um bom relacionamento nas redes sociais

As redes sociais são excelentes para interagir com o público. Considerando esse aspecto, é muito importante ter uma presença forte nessas plataformas. Essa presença inclui manter as páginas atualizadas, criar conteúdos de interesse da persona e responder os comentários nas postagens e as mensagens do chat.

Vale lembrar que as redes sociais têm milhões de usuários, sendo muito deles potenciais clientes para o seu negócio. Além disso, investir nelas apresenta um ótimo custo-benefício, tanto em campanhas patrocinadas como no tráfego orgânico.

Oferecer um pós-venda eficiente via e-mail

Um pós-venda eficiente é imprescindível para melhorar a experiência dos clientes. Se for feito por e-mail, facilita bastante porque esse é um recurso utilizado pela maioria dos brasileiros e ajuda, inclusive, a melhorar a qualidade do processo.

Algumas empresas preferem fazer por telefone, mas, além de limitar a ação, pode apresentar diversas dificuldades, como entrar em contato em um horário que o cliente não pode atender, por exemplo.

O e-mail permite avaliar melhor a situação e também deixar mais espaço para o cliente dar o seu feedback. Outra questão pertinente é que uma estratégia sólida de vendas precisa ter começo, meio e fim, o que é possível com um pós-venda eficiente.

Quando se oferece experiências mais completas, o cliente tende a ficar mais satisfeito e, até mesmo, pode indicar outras pessoas para o negócio, o que é fundamental para facilitar o processo de prospecção.

Ter opções de contatos visíveis no site

Muitos sites pecam nesse quesito que é básico para facilitar a comunicação. É preciso ter contatos visíveis na página, tanto dos dados mais formais, como e-mail, telefone e endereço (em caso de lojas físicas) como das redes sociais.

Caso o cliente encontre dificuldades para entrar em contato, certamente, deixará o site da sua empresa e todo o esforço feito para levá-lo até ali vai por água baixo.

Ter estrutura para cumprir o prometido

Infelizmente, em diversas situações, algumas empresas não conseguem cumprir o que foi prometido. Às vezes, uma campanha de marketing digital faz mais sucesso do que o esperado, os pedidos chegam aos montes e a empresa não consegue atendê-los como deveria.

Nesse cenário, é fundamental alinhar a estrutura da empresa ao que precisa ser feito, para que se possa cumprir todas as demandas de forma satisfatória. Caso contrário, a imagem dela pode ficar arranhada no mercado.

Antecipar possíveis problemas e necessidades

Antecipar possíveis problemas e necessidades depende de uma boa capacidade de observação e análise. Essa prática é fundamental para melhorar a experiência dos clientes, isso porque ela facilita o processo de compra e qualifica o relacionamento como um todo.

Um bom exemplo prático é se colocar no lugar do cliente e buscar enxergar como está sendo a experiência dele. Ao fazer esse simples exercício, você pode notar coisas que passaram despercebidas e podem ser melhoradas.

Ao fazer isso, além de oferecer serviços cada vez melhores, os clientes notarão a sua preocupação em proporcionar soluções completas para os problemas que eles apresentam, algo que tem imenso valor no mercado.

Manter coerência na qualidade dos serviços

Quantas vezes você já passou pela seguinte situação: uma empresa ofereceu um ótimo serviço, você ficou satisfeito e resolveu virar um cliente fiel. Mas, depois de um certo tempo, notou que a qualidade já não era mais a mesma, tanto em relação ao atendimento como nos itens comercializados.

Essa situação é bastante comum e contribui para que as empresas percam parte do seu público. Um dos segredos para manter a coerência na qualidade dos serviços e executá-los sempre em alto nível é buscar um feedback contínuo dos clientes, de forma a entender a reação deles e usar essas informações para melhorar.

Outra dica é se manter atualizado quanto às tendências atuais, já que algumas práticas que funcionavam bem antigamente e que eram tradicionais na sua forma de atuação podem não ser tão relevantes hoje em dia. Ter isso em mente é essencial para melhorar a experiência dos clientes.

Por fim, é válido lembrar que oferecer uma boa experiência parte da criação de uma cultura empresarial sólida e que tenha seus esforços redirecionados para esse fim. Ao olhar grandes empresas, veremos o quanto elas trabalham esses conceitos, renovando-os sempre que for preciso, e assim se mantendo no topo.

Essa prática ajuda, inclusive, a valorizar o seu trabalho e permite fugir da guerra de preços, sendo que, muitas vezes, se precisa cobrar menos do que deveria para não perder o cliente para um concorrente. Quando o público sabe que o seu trabalho é de alto nível, certamente, vai preferir ele, independentemente de pagar um valor maior.

Tendo em vista todas essas questões apresentadas, a experiência dos clientes deve ser sua principal preocupação. Essa prática garantirá um aumento nas suas vendas e a fidelização dos seus clientes.

Falando na preferência dos clientes, que tal ter acesso a dados importantes sobre o perfil de consumo dos brasileiros? Basta acessar este superartigo sobre o tema. Não perca!

Roder Cypriano

OLÁ Multicom

Agência Parceira LAHAR