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Como medir os resultados de suas campanhas digitais

Não é novidade que o Marketing Digital funciona e que as empresas estão separando uma fatia cada vez maior do bolo publicitário para a internet.

Para medir se as campanhas online estão tendo resultado ou não entram as KPIs!

Na hora de analisar os resultados da sua última campanha de marketing online, o mais indicado é a utilização de uma KPI digital para saber se os seus objetivos traçados foram atingidos.

Não tem ideia do que estamos falando? Então este texto é feito para você!

O que é uma KPI digital?

KPI é uma sigla para Keyword Performance Indicator ou, em tradução livre, Indicador-chave de Performance.

Uma KPI é um índice definido antes do início de uma ação de marketing, para saber se essa ação será bem sucedida ou não.

Trata-se de um termo utilizado no mundo dos negócios para saber se uma empresa tem cumprido com os objetivos traçados nas suas reuniões de planejamento financeiro.

Já que definir o “sucesso” de uma empresa é bem mais complexo do que saber se ela deu lucro ou não. Recentemente, com o desenvolvimento e a formalização do marketing digital, o termo foi readaptado para essa nova realidade, comumente chamado de KPI digital.

Como funciona uma KPI?

Vamos para um exemplo que fica mais fácil de explicar. Imagine que uma empresa de calçados vai lançar um novo sapato e quer que essa novidade seja exibida para o maior número de possíveis clientes.

O objetivo dessa ação é obter um alto grau de alcance, então “alcance” é a KPI. Onde essa ação foi parar?

Quantas pessoas viram esse sapato? Quantas visualizações a ação teve em redes sociais, sites, blogs especializados? Esses números compõem o índice de “alcance” de uma ação— esse é um exemplo de uma KPI popularmente conhecida como “taxa de amplificação”.

Para continuar o exemplo, vamos supor que a mesma empresa de calçados quer uma nova ação para tentar vender sapatos da sua coleção passada que estão emperrados no estoque — e a gente sabe como as redes sociais podem ajudar para obter mais vendas.

O que importa aqui agora é o número de vendas (ou de conversões) que a ação obtém, não o seu alcance.

Não importa se 1 milhão de pessoas viram essa última ação, o que importa é quantas pessoas compraram os sapatos.

As 4 melhores métricas para uma KPI digital

Uma KPI pode ser uma infinidade de métricas para avaliar o sucesso de uma campanha —imagine uma marca que só quer mesmo aumentar o número de seguidores no Twitter, por exemplo.

Porém, existem 4 tipos principais de métricas para formar a sua KPI e ajudar na medição do sucesso da sua campanha:

Taxa de conversação

É a métrica que se refere ao número de comentários e respostas que a ação obtém.

Pode ser medida pela quantidade de comentários, mas principalmente pela qualidade deles pela mídia da ação (redes sociais, Banners ou vídeos).

Taxa de amplificação

Essa já foi citada aqui no texto, é a métrica para saber o alcance de uma ação.

Quantas pessoas foram atingidas pela campanha no Twitter ou Facebook, por exemplo.

Taxa de aplauso

Mede a reação positiva do público à campanha. Ideal para conteúdo em redes sociais, que fornecem esse dado com facilidade.

Valor econômico

Ajuda a quantificar o valor do trabalho investido na ação. Ideal para quem quer vender algo ou obter assinaturas em newsletter e em e-mail marketing.

Utilizando essas métricas, você pode começar a bolar as KPIs para as suas próximas campanhas.

Quer mais um exemplo? Vamos lá: imagine que a sua empresa quer realizar uma campanha de marketing social para melhorar a imagem da sua marca.

Você vai bolar a sua KPI pensando na taxa de aplauso que quer obter — quantos likes no Facebook você conseguiu, por exemplo.

Esperamos que agora você consiga usar uma KPI digital para medir melhor o sucesso das campanhas de marketing em que estiver envolvido.

Quer saber mais sobre como funciona o mundo do Marketing Digital? Faça o download do nosso ebook gratuito. Também não se esqueça de deixar um comentário abaixo pra gente poder conversar melhor sobre KPIs e assinar o nosso feed para obter acesso a mais textos como este!

Grande abraço.

Roder Cypriano

Agência Parceira LAHAR