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Blog para hóteis

Blog para hotéis é importante?

Tão importante quanto ter um site de qualidade é ter um blog associado a ele. Os blogs corporativos estão no auge do marketing digital e deve-se a eles grande parte da credibilidade que as marcas vem ganhando em termos de conteúdo relevante.

Ao longo dos últimos anos, os blogs foram modificando o tom pessoal de quando surgiram e passaram a exercer um profissionalismo importante na internet. Eles são utilizados como uma eficiente forma de proximidade entre empresa e cliente, capazes de gerar 50% mais leads.

Em sites de hotel, o blog é uma excelente ferramenta para promover matérias típicas do ramo – sobre viagens, cultura, férias, cidades turísticas, qualidade de vida, datas comemorativas etc., assuntos de interesse popular com os quais a empresa pode gerar tráfego para o blog e consequentemente para o seu site.

No post, mostraremos a você o que você precisa saber sobre blog para hotel e suas vantagens. Acompanhe!

Para que serve um blog para hotel?

O blog, de modo geral, exerce a importante função de interligar a marca a um conteúdo relevante sobre o seu nicho do mercado; ele serve para solucionar problemas comuns do público a que seu serviço se destina, levando os clientes a desenvolver confiança na marca.

A grande e boa consequência disso é que o blog acaba por aumentar o tráfego do site, o que, por sua vez, sinaliza ao Google a relevância da página. Com esses passos, o site do hotel aumenta o tráfego orgânico e a competitividade no ranqueamento dos buscadores.

Vamos a um exemplo disso que falamos. Suponhamos que você tenha um hotel em Florianópolis. Levando em conta que o público do seu hotel é quase na sua totalidade turistas estrangeiros, o seu blog poderia gerar engajamento com um conteúdo semanal sobre a cidade, seus pontos turísticos, clima, linguajar, culinária etc.

Além de temas intuitivos, você pode contar com ferramentas específicas capazes de identificar precisamente as palavras-chave relacionadas ao seu ramo e ao seu espaço geográfico. Profissionais de marketing podem ajudá-lo a fazer isso e também a criar um plano de conteúdo para o seu blog, baseado em dados reais de interesse.

Quais as vantagens de manter um blog no site do meu hotel?

Como falamos no post 7 motivos para criar um blog para a sua empresa, um blog ajuda a estabelecer uma relação de confiança com os seus clientes, gerar tráfego para o site, ganhar autoridade no seu nicho de negócio, gerar leads e impulsionar as vendas, popularizar a marca, entre outros.

A seguir, vamos falar mais de perto de cada uma dessas vantagens.

4 principais vantagens de manter um blog no site do seu hotel

  1. Estabelecer uma relação de confiança com os seus clientes

Embora muitos hotéis estejam perdendo tempo pensando que as redes sociais são suficientes para construir relacionamento com o público, é somente o blog que permite um relacionamento de confiança. Eis a grande diferença.

As redes sociais, como sabemos, criam relações bastante rápidas e superficiais, de modo que as marcas não conseguem obter conversões consideráveis usando apenas nesses serviços. Nas redes sociais, o conteúdo não pode ganhar maior extensão justamente porque, comprovadamente, a grande maioria das pessoas leem apenas postagens curtas.

Este artigo que você lê, por exemplo, tem cerca de 1.000 palavras. Em uma rede social, como o Facebook ou Instagram, isso seria insustentável. De certo modo, as pessoas já se preparam psicologicamente para lerem matérias mais extensas e mais completas quando visitam blogs.

Com essa carta branca em mãos, os hotéis podem e devem alimentar suas páginas com o melhor que puderem, a fim de gerar informação de valor aos usuários e, como consequência, ganharem a confiança deles.

Ao fazer isso, a empresa assume a posição de especialista no assunto e de fonte de conhecimento para potenciais clientes.  Esse é o ponto xis do marketing de conteúdo.

  1. Gerar tráfego para o site

Um site com bom índice de acessos tende, cada vez mais, a ser melhor localizado pelos buscadores na internet. E o blog é uma boa isca para gerar o tráfego tão esperado pelas empresas no mundo digital.

Uma pesquisa realizada pela Rock Content em 2016 mostrou que 61,7% das empresas que publicaram em blog entre 2015 e 2016 apresentaram 4 vezes mais visitas. Em 2016, 74,8% das empresas aumentaram o número de conteúdos em sua estratégia de marketing, chegando a um crescimento de quase 7% em relação ao ano anterior.

A mesma pesquisa mostrou que, em 2017, as empresas que usaram o marketing de conteúdo geraram 2,2 vezes mais visitas do que aquelas que não aplicaram a mesma estratégia. As marcas que usaram blogs durante 2016 e parte de 2017 tiveram um crescimento de 1,8 visitantes.

Dentre os diversos fatores que explicam esse crescimento de tráfego, o blog é um dos principais, pois ele gera visitas 24 horas por dia, sem impedimentos. Isso não ocorre com campanhas de anúncio, por exemplo, em que o tempo é limitado.

O blog dá visibilidade ao seu conteúdo por tempo indeterminado, gerando visualizações crescentes do seu conteúdo.

  1. Ganhar autoridade no seu nicho de negócio

A autoridade no nicho de negócio vem com a confiança que o público desenvolver com o seu hotel. Ser referência no seu setor é algo que o blog corporativo permite mais facilmente do que com qualquer outra estratégia.

Com conteúdo de qualidade sobre seu setor de atuação, o seu blog educará os seus potenciais clientes e colocará o seu hotel em destaque. O reconhecimento virá não apenas por parte do público, mas também por parceiros e pela concorrência.

Com autoridade na sua área, seus índices de vendas começarão a sentir o impacto: você terá mais leads e impulsão nas vendas, como explica o nosso próximo ponto.

  1. Gerar leads e impulsionar as vendas

Um lead é aquele potencial cliente que informa seus dados iniciais, como nome e e-mail, em troca de um conteúdo específico que você fornece como um guia ou e-book.

Com um conteúdo forte, a geração de leads tende a aumentar para 50%. Com esses leads, você pode trabalhar o marketing de funil de vendas para finalmente convertê-los em consumidores.

Cada estágio do funil de vendas precisa entregar o conteúdo certo. No topo, é preciso ajudar o usuário a encontrar o seu problema; no meio, auxiliá-lo a encontrar soluções; e, no fundo, mostrar que o seu hotel é a escolha certa.

Outro ponto importante na geração de leads é a qualificação, como falamos melhor neste artigo.

Conclusão

As vantagens de possuir um blog corporativo não se encerram nessas quatro. Poderíamos falar ainda em redução de custos com marketing, popularização da marca, ranqueamento no Google, respostas rápidas e diretas dos consumidores, geração de novos negócios etc.

Respondendo a nossa pergunta inicial: os blogs para hotéis são, sim, muito importantes, pois eles estão no auge do marketing digital, não há como desperdiçar essa tendência.

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Até o próximo post!

Olá Multicom – Agência de Inbound Marketing

Agência Parceira LAHAR