A importância de estratégias de Marketing Digital a longo prazo

Publicado em 21 de dezembro de 2016 . Categoria: Marketing Conteúdo Marketing de Atração Marketing Digital

A importância de estratégias de Marketing Digital a longo prazo

Ao longo dos últimos anos, alguns empreendedores têm optado por implantar táticas rápidas e fáceis, ao invés de construírem planos sustentáveis e de longo prazo. Se você tem por objetivo construir uma marca verdadeiramente duradoura, precisa começar a pensar sobre o futuro. E isto significa aplicar boas estratégias de marketing digital.

As bases fundamentais do marketing digital não são, em termos gerais, muito diferentes daquelas presentes no marketing tradicional.

Como o marketing digital ainda é um conceito relativamente novo – o que faz com que muitas empresas não entendam como funciona e os benefícios que proporciona – abaixo indicaremos alguns elementos que poderão ser úteis para o seu negócio.

Crie conteúdos valiosos

Produza conteúdos que sejam úteis para as pessoas. Realize pesquisas inovadoras para produzir conteúdos educativos, divertidos e interessantes. Isso é muito importante quando se trata de transmitir valores a seus clientes.

Identificar as necessidades e desejos de seus clientes é o primeiro passo no desenvolvimento do marketing de conteúdo: não basta identificar qual é seu público-alvo, também é preciso descobrir por quais tipos de conteúdos seus clientes se interessam.

Estabeleça relações autênticas com influenciadores

Uma coisa é falar bem de si mesmo, outra bem diferente é quando existe alguém para fazê-lo por você. Quando sua marca é divulgada por uma terceira pessoa, sua empresa se destaca e ganha credibilidade.

É comum que líderes empresariais se enganem ao considerarem que controlam totalmente suas estratégias de marketing digital e que nenhuma influência externa pode superar o alcance de sua própria voz.

Identifique influenciadores relevantes para seu público-alvo e construa um relacionamento com eles. Estabelecer relações com figuras públicas – artistas, bloggers, youtubers, etc. – que são ícones dentro de sua área de atuação poderá beneficiar sua empresa a longo prazo.

O marketing digital fundamenta suas práticas no mundo real: se um usuário percebe que um influenciador está compartilhando coisas positivas sobre o seu produto, é bastante provável que este venha a se relacionar positivamente com sua marca.

Algumas interações consistentes com influenciadores podem gerar – a longo prazo – as oportunidades necessárias para que sua empresa se torne uma verdadeira líder de mercado.

Conte sua história utilizando estratégias de marketing digital

Uma boa ideia é se perguntar se aquele produto que você lançou ainda será lembrado no futuro. Ao criar conteúdo e passar a compor a história da sua marca, dê uma boa olhada no espelho e reflita sobre a qualidade de sua narrativa.

Muitos empreendedores querem usar as estratégias de marketing digital para contar a história de sua marca, mas trabalham dentro de uma “caixa” que limita a criatividade. De toda forma, o ideal é que você injete bastante emoção para que seus conteúdos se tornem virais.

Foque no planejamento

O planejamento de longo prazo é uma obrigação em um contexto de negócios no qual as tecnologias digitais estão rapidamente se tornando a principal fonte de informação em todos os setores. No futuro será a fonte número 1 para as compras em todos os negócios.

Dessa forma, estratégias de marketing digital aliadas a produtos de qualidade certamente conduzirão sua empresa ao sucesso e à construção de uma adequada e permanente rentabilidade.

Assine nossa newsletter e receba em primeira mão as últimas novidades em estratégias de marketing digital e de conteúdo!

Roder Cypriano
OLÁ Multicom

Tags: