7 motivos para investir em Inbound Marketing para Indústria

Publicado em 31 de agosto de 2017 . Categoria: Agência de Inbound Marketing Agência de Mídias Digitais Agência Marketing Digital Agência Olá Multicom Clientes Conteúdo Deps Tecnologia Inbound Marketing Marketing Marketing Conteúdo Marketing Digital Marketing Industrial Marketing online Vendas Websites

Em meio a dificuldades como os altos custos de manutenção e tributários e constantes crises que impactam o mercado consumidor, o setor industrial precisa sempre se reinventar e buscar a melhor opção de marketing para indústria. Você sabia que, mesmo não vendendo diretamente para o consumidor, as indústrias têm se beneficiado de vantagens concretas quando investem em inbound marketing?

Neste artigo, você vai conhecer os principais motivos para começar a investir em Inbound marketing para indústrias e entender os benefícios dessa estratégia para o seu negócio. Acompanhe!

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1. O Inbound Marketing resolve os problemas da indústria

Antes de começar, você sabe o que é Inbound marketing?

O Inbound Marketing é uma estratégia digital voltada para resultados, baseada na atração e no relacionamento com o consumidor. Ao aplicar esse tipo de marketing para indústria, você vai passar a atrair clientes de maneira voluntária e seguir o processo de prospecção, conhecido como funil de vendas.

Nessa etapa, você vai perceber que nem sempre o seu cliente está pronto para fazer negócio, atentando-se para a necessidade de fornecer informações adequadas para cada fase desse processo. O resultado é um índice maior de vendas e de prospecção de clientes.

Se a sua indústria enfrenta problemas para fechar negócios ou se depara com empresas despreparadas para realizar uma compra ou tomar uma decisão, então o investimento nesse tipo de marketing para indústria é a sua melhor opção.

2. É um tipo de marketing para indústria que ensina aos clientes

Você já parou para pensar em quantas buscas diárias são feitas no Google sobre o produto fabricado por você? Um dos processos fundamentais do Inbound Marketing é a nutrição dos clientes com informações importantes sobre o que a sua empresa produz. E quem melhor do que você para prover informações sobre o produto que você fabrica?

Aposte em publicações periódicas sobre as dúvidas comuns sobre os seus produtos e informações sobre as novidades do seu campo de atuação. Mas fique atento: esse conteúdo não deve focar nas vendas. É preciso  adotar um tom mais informativo para ajudar o cliente a tomar uma decisão ou a identificar um problema ou necessidade.

Confira outras vantagens de adotar essa prática:

  • amplifica o alcance da sua mensagem, podendo aumentar exponencialmente a procura pela sua empresa;
  • aprofunda a relação entre indústria e clientes o que pode tornar a sua empresa uma autoridade no setor;
  • otimiza a posição do site da sua empresa em motores de busca, como o Google;
  • facilita a mensuração das suas estratégias, pois quando uma empresa foca no Inbound Marketing para indústria, ela pode acompanhar o desempenho das suas publicações e a geração de prospectos.

3. Auxilia na geração e qualificação de leads

Em um cenário de estagnação e cautela na hora de fechar um negócio, encontrar e gerar clientes em potencial (leads) não é uma das tarefas mais fáceis, principalmente se a sua empresa não possui ainda uma estratégia inbound.

Ao adotar o Inbound Marketing, a indústria passa a controlar o fluxo de geração de leads. Mais do que isso, é possível obter dados de pessoas que simplesmente visitam o seu site e que podem vir a se tornar potenciais clientes!

E as vantagens não param por aí. Com a adoção dessa estratégia, a sua empresa passa a produzir conteúdos que direcionam esse cliente em potencial para a compra. Então, quando ele procurar você, já vai possuir informações suficientes para fechar negócio, o que facilita o trabalho da sua equipe comercial.

4. Reduz o custo do marketing para indústria

Quando falamos em planos de marketing para indústria, geralmente pensamos em ações pontuais, como a participação em feiras e eventos, por exemplo.

Mas para colocar novamente a empresa em evidência, é sempre necessário investir em outras ações publicitarias, como comerciais, materiais informativos e nem sempre é possível medir a eficácia dessas ações.

Com o Inbound Marketing, você resolve esse problema. Evitando ações desconexas e concentrando os seus esforços em uma estratégia inbound, a sua empresa economiza tempo, dinheiro. Afinal, se comparado com as formas tradicionais, o marketing inbound é mais econômico.

5. Automatiza todo o processo de marketing industrial

Você já ouviu falar em automação de marketing? Trata-se do processo pelo qual os visitantes e leads que acessam o seu conteúdo são direcionados automaticamente para a equipe de vendas.

Uma vez que a sua indústria comece a investir em Inbound Marketing, os seus números de visitantes tende a crescer e eles podem ter objetivos diversos. Com a automação do marketing você consegue encaminhar os clientes finais para os seus revendedores e direcionar revendedores para a sua equipe comercial.

Além disso, é possível automatizar processos por meio de “gatilhos”, como:

  • o envio de e-mails automáticos para clientes que fecharam negócio com o seu revendedor;
  • a criação de páginas especiais para captar leads em eventos e encontros;
  • o envio de conteúdos interessantes para clientes que acessam determinado setor do seu site.

6. Promove um relacionamento duradouro com os clientes

Vamos supor que a sua empresa participa de uma feira de negócios. Como ela mantem um relacionamento com os clientes depois do evento? É um erro se relacionar apenas com aqueles clientes já interessados em comprar.

Assim, a sua indústria perde uma porcentagem grande de empresas que estão formando uma opinião sobre o assunto. Felizmente, uma estratégia inbound auxilia o processo de relacionamento com o cliente.

Sabe por quê? Pois ele atrai ao invés de interromper. A sua empresa vai estar sempre criando conteúdo e recebendo feedbacks, o que estimula um relacionamento de confiança e duradouro com os clientes.

7. Fortalece a marca no mercado

Por fim, um dos melhores motivos para investir em Inbound Marketing é que, a partir das ações direcionadas por ele, a sua empresa vai ficar cada vez mais conhecida no setor industrial.

Tornar-se referência é um dos principais objetivos de empresas de qualquer ramo de atuação. O caminho até lá exige esforço e empenho, mas é recompensado com a criação de um valor agregado para os seus produtos e uma facilidade de negociação e de precificação.

Com a estratégia e aliados corretos, a sua indústria pode sim deixar a crise de lado e experimentar o sucesso nas vendas. Agora que você entendeu por que o Inbound deve ser aplicado em qualquer estratégia de marketing para indústria, siga-nos no Twitter e Facebook e não perca outras novidades!

Roder Cypriano
OLÁ Multicom
Agência Certificada RD Station

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