7 motivos para criar um blog para a sua empresa

Há mais de uma década no mercado, uma instituição de nível superior focada em cursos à distância tinha a sua estratégia de marketing baseada em mídia tradicional paga – anúncios no rádio e na TV –, além de campanhas pontuais, como distribuição de panfletos no semáforo.

Visando otimizar os resultados e expandir as suas matrículas, a instituição decidiu investir no Marketing de Conteúdo, uma estratégia focada na criação de conteúdo relevante para um dado público. No blog que passou a alimentar frequentemente, a marca dava dicas de como manter uma rotina de estudos em cursos à distância ou como se dar bem em processos seletivos virtuais.

Por meio de ações coordenadas, em pouco tempo, o resultado foi surpreende: uma taxa de mais de 300% de retorno sobre investimento e um aumento de mais de 800% na captação de novos estudantes.

Este não é um caso hipotético. A universidade em questão existe e os números são reais. Eles nos dão uma ideia das potencialidades de uma ferramenta cada vez mais são importante na estratégia de Marketing Digital das empresas dos mais diversos setores: o blog. Trata-se de um canal indispensável para atrair clientes e seguidores e chamar a atenção para uma marca.

 

No post de hoje, mostramos 7 razões pelas quais você deve investir nessa ferramenta para ontem e como você pode alcançar números tão positivos quanto o da universidade mencionada de início. Vem com a gente!

 

#1 Estabelecer uma relação de confiança com os seus clientes

Em um post recente aqui do blog, dedicado ao Marketing de Conteúdo, apresentamos o seguinte exemplo:

Imaginemos uma loja A que venda produtos alimentícios naturais online. Em sua estratégia de Marketing Digital, essa loja decide criar um blog. Nele, passa a apresentar dicas de nutrição sobre como ter uma vida saudável e, ao fazer isso, atrai potenciais clientes interessados nesse assunto. Esses visitantes passam a acompanhar os conteúdos e, assim, a conhecer a marca. Ao ler no blog sobre os benefícios da farinha de chia, um potencial cliente decide experimentar esse produto. Ora, onde ele irá adquirir a farinha?

Com preços semelhantes entre concorrentes, a decisão irá recair sobre outros fatores. A tendência é que esse consumidor prefira comprar na loja A, que ele já conhece. O raciocínio é: “Esta loja A, que eu conheço pelo blog, mostra entender dos produtos que comercializa e, portanto, é de confiança. Já da loja B, eu sei pouco ou nada”.

A palavra-chave aqui é “confiança” algo que, normalmente, exige dedicação e, sobretudo, tempo até que uma marca possa dizer que conquistou de seus clientes. A boa notícia é que o blog pode acelerar essa conquista. Ele é o meio ideal para gerar informação de valor e, como consequência, ganhar a confiança de potenciais clientes.

 

#2 Ganhar autoridade na área da sua empresa

Imaginemos outra situação.

A sua empresa é um hotel em uma região litorânea. No seu blog, você publica conteúdos com os melhores passeios na região – dicas de que praias visitar, os melhores lugares para surf, atividades que vale a pena fazer, programas com crianças, em que restaurantes comer etc.

Ao fazer isso, você se posiciona como uma autoridade no seu seguimento perante um potencial hóspede que está procurando pacotes de férias para a sua região.

O raciocínio neste caso é: “Este hotel mostra conhecer a região de verdade, e muito melhor do que os outros. A estadia nessas acomodações tem tudo para me proporcionar a melhor experiência.”

Quantos mais posts você publica, mais essa posição de autoridade se consolida. É como construir uma escada, onde cada post corresponde a um degrau. Quanto mais firme, mais o potencial cliente sente confiança para subir.  Consequentemente, o blog potencializa o processo de crescimento da sua marca.

 

#3 Gerar leads e aumentar as vendas

No contexto do Marketing Digital, “lead” designa um cliente que informa os seus contatos — como o e-mail — em troca de um conteúdo, ou que entra em contato com a empresa para ter mais informações sobre o produto que ela comercializa. Quanto mais você aumenta o número de leads da sua empresa, quer dizer que os internautas que navegam em seu blog não são apenas leitores ocasionais e, sim, pessoas interessadas em adquirir um serviço.

O blog é precisamente a melhor forma de gerar esses leads.

Imagine que você é uma instituição de ensino superior. No blog, você publica um e-book com um compilado de posts sobre métodos e dicas de estudo. Para fazer o download, o visitante informa os seus contatos. Isso pode gerar uma base de dados a ser trabalhada pelo setor de vendas, com chances de se converter em matrículas.

 

#4 Qualificar os leads

Antes de comprar um produto, 90% das pessoas fazem pesquisas na Internet (dados da HubSpot).  Esse potencial cliente procura, na verdade, uma solução para um dado problema. Portanto, informar o público não deve ser uma tarefa de segundo plano ao montar um blog enquanto estratégia de marketing.

Produzir conteúdo de primeira, que apresenta problemas comuns e soluções simples, ajuda a gerar leads qualificadas, uma vez que faz o público-alvo conhecer a sua marca e enxergar nela a solução. “Qualificadas”, aqui, significa que essas pessoas estão mais engajadas e a um passo de fechar a compra.

 

#5 Aparecer no Google e aumentar o tráfego

Aumentar o tráfego por meio do blog consiste em acrescentar mais cliques e mais visualizações à sua página. Isso é feito em postagens que possuem hiperlinks direcionados a produtos e a textos anteriores.

Além disso, os termos mencionados nos conteúdos publicados ajudam que a sua empresa “escale” o ranking de pesquisas do Google, em um processo conhecido como SEO (Search Engine Optimization).

O blog é, portanto, uma vitrine permanente, gerando visitas 24 horas por dia, o que não ocorre com campanhas de anúncio, nas quais o tempo de exibição é limitado.

 

#6 Criar um canal de comunicação extra

O blog é um canal de comunicação com os seus clientes, por meio do espaço para comentários disponibilizado nos conteúdos.

Você pode finalizar os posts com um “call to action” (CTA) incitando os visitantes a comentarem, compartilhando as suas próprias experiências sobre um dado assunto. A partir disso, você poderá inclusive conhecer melhor o seu público-alvo.

 

#7 Contar com um recurso com excelente custo-benefício

O blog custa muito menos do que a maior parte das estratégias tradicionais, que, por vezes, são bem dispendiosas.

Então, já imaginou ter todas as vantagens mencionadas neste post por um custo bem menor do que você imagina?

 

Se você quer começar um blog para a sua empresa, mas não sabe por onde começar, conte com a Olá Multicom. Somos uma agência de Comunicação e Marketing, com foco em estratégias de Marketing e Inteligência de Vendas. Entre em contato conosco e faça uma avaliação agora mesmo.

 

Gostou deste conteúdo? Então, acompanhe as nossas postagens no Facebook e no Instagram!

Agência Parceira LAHAR

 

Roder Cypriano

Olá Multicom – Agência de Inbound Marketing