Se marketing de conteúdo tivesse um sobrenome, seria “resultado”.
Com ele não existe palpite ou achismo – tudo pode ser medido (e é!).
Se você vai ler este texto até o fim, como você chegou a esta página, a eficiência deste título em atrair cliques, a taxa de cliques em outras páginas – tudo.
Se você é como a gente e só acredita em resultados, então confira estas 57 estatísticas que vão te convencer a investir em marketing de conteúdo agora.
O marketing tradicional está cada vez mais fraco
- 38% é o quanto caiu a audiência média da TV Globo entre 2004 e 2014 – de 21,7 pontos para 13,5 pontos. O índice é medido na Grande São Paulo, que é o mercado publicitário mais importante. No mesmo período, o SBT perdeu 33% da audiência. Ou seja, a TV aberta vem caindo a passos largos.
- Por outro lado, nesse mesmo período a TV paga e os canais regionais cresceram 260%, saltando de 2,4 para 8,6 pontos de audiência média. Naturalmente, essa audiência está pulverizada em muitos canais diferentes, o que a torna muito mais difícil de alcançar.
- 540 000 números de telefone estão cadastrados no Procon do estado de São Paulo para não receber chamadas de telemarketing.
- 40 milhõesde downloads tem o AdBlock, o que faz dele a extensão mais popular do navegador Google Chrome. Ele serve justamente para navegar na internet sem ver anúncios.
O brasileiro vive na internet
- 60 milhões de visitantes únicos mensais é a audiência estimada do YouTube no Brasil. Ou seja, quase um terço dos brasileiros acessa o site com alguma frequência. É mais audiência do que qualquer programa da TV aberta – mas com muito mais poder de escolha do que aquele no controle remoto.
- Oito por horas por mês é tempo que o brasileiro passa em média no Facebook, segundo pesquisa da comScore divulgada em 2012. Número acima da média mundial.
- Levantamento da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República de 2014 mostrou que o brasileiro maior de 16 anos passa 3h40 por dia na internet, mais do que com qualquer outro meio de comunicação (inclusive TV).
- 89 milhões de brasileiros estão no Facebook, segundo a consultoria eMarketer. É o terceiro maior mercado, depois de Estados Unidos e Índia.
- 74% dos usuários brasileiros de internet pesquisam na rede sobre produtos antes de comprá-los offline, segundo pesquisa da com Score.
- 73% dos brasileiros assistem TV enquanto usam a internet, segundo a mesma pesquisa da comScore.
Times de marketing postam cada vez mais conteúdo com frequência em busca de resultados
- Quase metade dos marqueteiros de conteúdo posta pelo menos uma vez por semana, segundo levantamento do Content Marketing Institute de 2014.
- A maior dificuldade da profissão no mundo todo é medir o ROI (retorno sobre investimento): a taxa mais alta de satisfação é de meros 28%, no Reino Unido.
Profissionais de marketing que priorizam blogs em suas estratégias tem 13x mais chances de ter um ROI positivo. (Hubspot State of Inbound)
- De 12 a 14 é o número médio de iniciativas administradas por profissionais de marketing de conteúdo, e eles planejam aumentar esse número em 8 ou 9 em 2015.
- 82% das empresas que postam diariamente em seus blogs conquistaram novos clientes através desse canal, contra 57% das que postam mensalmente. Que mesmo assim é um número impressionante! (Hubspot State of Inbound)
- Cerca de 70% das empresas no Brasil já utilizam Marketing de Conteúdo. (Content Trends | Rock Content)
- 61% das empresas no Brasil utilizam blog para distribuir conteúdo. (Content Trends | Rock Content)
- 57% das empresas participantes da pesquisa publicam mais de 5 peças de conteúdo por mês. (Content Trends | Rock Content)
O marketing de conteúdo é onipresente
- Mais de 93% dos profissionais de marketing B2B usam marketing de conteúdo.
- 55% a mais de visitantes recebe a empresa que mantém um blog, segundo o HubSpot. Se você ainda não tem um blog, aprenda como criar um aqui.
- A produção do blog leva ainda a um volume 434% maior de páginas indexadas por mecanismos de busca e gera 126% a mais de leads (ou seja, mais que o dobro).
- O marketing de conteúdo custa 62%mais barato que o tradicional e gera o triplo de leads, de acordo com o DemandMetric.
- 72% dos marqueteiros acreditam que o conteúdo patrocinado é mais eficaz que anúncios em revistas, de acordo com o CCC.
- 82% dos marqueteiros que blogam veem ROI positivo para seu inbound marketing, segundo o HubSpot.
- 69% das empresas preveem aumento no orçamento de Marketing de Conteúdo em 2016. (Content Trends | Rock Content)
- 68% das agências que adotam marketing digital para si mesmas utilizam marketing de conteúdo. (Panorama das Agências Digitais 2016 | Rock Content)
- Cerca de 70% das empresas no Brasil já utilizam Marketing de Conteúdo. (Content Trends | Rock Content)
- 75% das empresas de médio porte adotam Marketing de Conteúdo. (Content Trends | Rock Content)
- 80% das empresas da área de marketing adotam Marketing de Conteúdo. (Content Trends | Rock Content)
- 71% das empresas do mercado de educação utilizam Marketing de Conteúdo. (Content Trends | Rock Content)
- 67% das empresas de ecommerce utilizam Marketing de Conteúdo. (Content Trends | Rock Content)
- 69% das indústrias e manufaturas utilizam Marketing de Conteúdo. (Content Trends | Rock Content)
- 67% das empresas de consultoria utilizam Marketing de Conteúdo. (Content Trends | Rock Content)
- 70% das empresas SaaS e tecnologia utilizam Marketing de Conteúdo. (Content Trends | Rock Content)
O conteúdo cresce e se profissionaliza
- Ao final de 2013, 58%dos marqueteiros B2B planejavam aumentar o orçamento em marketing de conteúdo (e só 1% planejava diminuir), de acordo com o Top RankBlog.
- Mídias sociais são a estratégia mais comum de marketing de conteúdo, adotadas por 87% dos marqueteiros. Em último lugar aparecem os jogos, adotados por 10%. Blogs são usados por 76% dos marqueteiros.
- 62% das empresas terceirizam seu marketing de conteúdo.
- O objetivo mais comum do marketing de conteúdo é gerar awareness da marca, resposta de 82% dos marqueteiros. A geração de leads vem em segundo lugar, com 74%.
- A métrica mais comum para o sucesso é o tráfego na web, medido por 63%dos marqueteiros. A qualidade dos leads de vendas vem em segundo lugar, com 54%. O compartilhamento em mídias sociais vem em terceiro lugar, com 50%.
- Empresas que combinam equipe interna e terceirização na produção de conteúdo se consideram mais bem-sucedidas. (Content Trends | Rock Content)
Quem conquista fãs tem promotores
- 50 milhões de fãs tem Neymar no Facebook, a página mais querida pelos brasileiros.
- 41. A marca mais querida por brasileiros no Face é o Guaraná Antarctica (17 milhõesde fãs). A Garoto e a Skol têm cada uma 13 milhões de curtidas. Os números são do Socialbakers.
- O canal Esporte Interativo tem 9,4 milhõesde fãs, mais do que a Rede Globo (8,1 milhões).
- A SKY Brasil é a página que melhor e mais rápido responde aos fãs: em média,61 minutos. Também são bons de atendimento no Facebook: Oi, GVT, Itaú e Banco do Brasil.
- 44. 17 milhões de visualizações tem “Na Lata”, o vídeo mais popular do canal Porta dos Fundos, que parodia uma ação da Coca-Cola Zero. O filme mais visto nos cinemas brasileiros em 2014, “Malévola” (com Angelina Jolie), vendeu apenas 5,8 milhões de ingressos.
Presença em múltiplos canais e SEO
- 90% dos consumidores começam uma tarefa em um dispositivo e a terminam na outra, de acordo com a Forbes. Exemplo: conhecem um produto no computador de trabalho e concluem a compra no celular a caminho de casa.
- 70% das buscas em dispositivos móveis levam a ações em um website em até uma hora, segundo o iacquire.
- Leads obtidos com SEO têm uma taxa de fechamento de 14,6%, enquanto leads “outbound” (como mala direta e anúncios impressos) têm um taxa de 1,7%, de acordo com o Hubspot.
- O conteúdo médio das páginas que aparecem entre os 10 primeiros resultados do Google é de no mínimo 2.000 palavras. Quanto mais acima, mais conteúdo, garante o HubSpot.
- 97% das buscas no Brasil são feitas no Google.
- O primeiro resultado no Google recebe 33% dos cliques. O décimo resultado, apenas 2,4%. (Search Engine Watch).
Resultados, resultados
- Consumidores que recebem email marketing gastam 83% a mais quando fazem compras (iContact).
- O marketing de conteúdo produz o triplo de leads por dólar investido (Kapost).
- 46% das pessoas dizem que o design de um website é o critério número para discernir a credibilidade da empresa (NewsCred).
- 118 bilhões de dólares foi o investimento em marketing de conteúdo em 2013.
- Mais de 70% das marcas aumentaram em 2014 a quantidade de conteúdo que produzem (Content Marketing Institute).
- Marketing de conteúdo gera 3X mais leads que outbound marketing, e custa 62% menos. (Demand Metric)
- Organizações que investem mais de 25% do seu orçamento em conteúdo se consideram 30% mais bem-sucedidas. (Content Trends | Rock Content)
Com todas essas estatísticas, a dúvida não é quando investir em marketing de conteúdo, mas como.
Que tal conversar com a gente e desenhar um planejamento de conteúdo altamente promissor?
Texto com a colaboração da Rock Content
Conteúdo Original: https://marketingdeconteudo.com/investir-em-marketing-de-conteudo/