Vamos ajudar sua empresa a arrebentar em vendas

 

57 estatísticas para você investir em marketing de conteúdo agora!

Se marketing de conteúdo tivesse um sobrenome, seria “resultado”.

Com ele não existe palpite ou achismo – tudo pode ser medido (e é!).

Se você vai ler este texto até o fim, como você chegou a esta página, a eficiência deste título em atrair cliques, a taxa de cliques em outras páginas – tudo.

Se você é como a gente e só acredita em resultados, então confira estas 57 estatísticas que vão te convencer a investir em marketing de conteúdo agora.

marketing tradicional está cada vez mais fraco

  1. 38% é o quanto caiu a audiência média da TV Globo entre 2004 e 2014 –  de 21,7 pontos para 13,5 pontos. O índice é medido na Grande São Paulo, que é o mercado publicitário mais importante. No mesmo período, o SBT perdeu 33% da audiência. Ou seja, a TV aberta vem caindo a passos largos.
  2. Por outro lado, nesse mesmo período a TV paga e os canais regionais cresceram 260%, saltando de 2,4 para 8,6 pontos de audiência média. Naturalmente, essa audiência está pulverizada em muitos canais diferentes, o que a torna muito mais difícil de alcançar.
  3. 540 000 números de telefone estão cadastrados no Procon do estado de São Paulo para não receber chamadas de telemarketing.
  4. 40 milhõesde downloads tem o AdBlock, o que faz dele a extensão mais popular do navegador Google Chrome. Ele serve justamente para navegar na internet sem ver anúncios.

O brasileiro vive na internet

  1. 60 milhões de visitantes únicos mensais é a audiência estimada do YouTube no Brasil. Ou seja, quase um terço dos brasileiros acessa o site com alguma frequência. É mais audiência do que qualquer programa da TV aberta – mas com muito mais poder de escolha do que aquele no controle remoto.
  2. Oito por horas por mês é tempo que o brasileiro passa em média no Facebook, segundo pesquisa da comScore divulgada em 2012. Número acima da média mundial.
  3. Levantamento da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República de 2014 mostrou que o brasileiro maior de 16 anos passa 3h40 por dia na internet, mais do que com qualquer outro meio de comunicação (inclusive TV).
  4. 89 milhões de brasileiros estão no Facebook, segundo a consultoria eMarketer. É o terceiro maior mercado, depois de Estados Unidos e Índia.
  5. 74% dos usuários brasileiros de internet pesquisam na rede sobre produtos antes de comprá-los offline, segundo pesquisa da com Score.
  6. 73% dos brasileiros assistem TV enquanto usam a internet, segundo a mesma pesquisa da comScore.

Times de marketing postam cada vez mais conteúdo com frequência em busca de resultados

  1. Quase metade dos marqueteiros de conteúdo posta pelo menos uma vez por semana, segundo levantamento do Content Marketing Institute de 2014.
  2. A maior dificuldade da profissão no mundo todo é medir o ROI (retorno sobre investimento): a taxa mais alta de satisfação é de meros 28%, no Reino Unido.

Profissionais de marketing que priorizam blogs em suas estratégias tem 13x mais chances de ter um ROI positivo. (Hubspot State of Inbound)

  1. De 12 a 14 é o número médio de iniciativas administradas por profissionais de marketing de conteúdo, e eles planejam aumentar esse número em 8 ou 9 em 2015.
  2. 82% das empresas que postam diariamente em seus blogs conquistaram novos clientes através desse canal, contra 57% das que postam mensalmente. Que mesmo assim é um número impressionante! (Hubspot State of Inbound)
  3. Cerca de 70% das empresas no Brasil já utilizam Marketing de Conteúdo. (Content Trends | Rock Content)
  4. 61% das empresas no Brasil utilizam blog para distribuir conteúdo. (Content Trends | Rock Content)
  5. 57% das empresas participantes da pesquisa publicam mais de 5 peças de conteúdo por mês. (Content Trends | Rock Content)

O marketing de conteúdo é onipresente

  1. Mais de 93% dos profissionais de marketing B2B usam marketing de conteúdo.
  2. 55% a mais de visitantes recebe a empresa que mantém um blog, segundo o HubSpot. Se você ainda não tem um blog, aprenda como criar um aqui.
  3. A produção do blog leva ainda a um volume 434% maior de páginas indexadas por mecanismos de busca e gera 126% a mais de leads (ou seja, mais que o dobro).
  4. O marketing de conteúdo custa 62%mais barato que o tradicional e gera o triplo de leads, de acordo com o DemandMetric.
  5. 72% dos marqueteiros acreditam que o conteúdo patrocinado é mais eficaz que anúncios em revistas, de acordo com o CCC.
  6. 82% dos marqueteiros que blogam veem ROI positivo para seu inbound marketing, segundo o HubSpot.
  7. 69% das empresas preveem aumento no orçamento de Marketing de Conteúdo em 2016. (Content Trends | Rock Content)
  8. 68% das agências que adotam marketing digital para si mesmas utilizam marketing de conteúdo. (Panorama das Agências Digitais 2016 | Rock Content)
  9. Cerca de 70% das empresas no Brasil já utilizam Marketing de Conteúdo. (Content Trends | Rock Content)
  10. 75% das empresas de médio porte adotam Marketing de Conteúdo. (Content Trends | Rock Content)
  11. 80% das empresas da área de marketing adotam Marketing de Conteúdo. (Content Trends | Rock Content)
  12. 71% das empresas do mercado de educação utilizam Marketing de Conteúdo. (Content Trends | Rock Content)
  13. 67% das empresas de ecommerce utilizam Marketing de Conteúdo. (Content Trends | Rock Content)
  14. 69% das indústrias e manufaturas utilizam Marketing de Conteúdo. (Content Trends | Rock Content)
  15. 67% das empresas de consultoria utilizam Marketing de Conteúdo. (Content Trends | Rock Content)
  16. 70% das empresas SaaS e tecnologia utilizam Marketing de Conteúdo. (Content Trends | Rock Content)

O conteúdo cresce e se profissionaliza

  1. Ao final de 2013, 58%dos marqueteiros B2B planejavam aumentar o orçamento em marketing de conteúdo (e só 1% planejava diminuir), de acordo com o Top RankBlog.
  2. Mídias sociais são a estratégia mais comum de marketing de conteúdo, adotadas por 87% dos marqueteiros. Em último lugar aparecem os jogos, adotados por 10%. Blogs são usados por 76% dos marqueteiros.
  3. 62% das empresas terceirizam seu marketing de conteúdo.
  4. O objetivo mais comum do marketing de conteúdo é gerar awareness da marca, resposta de 82% dos marqueteiros. A geração de leads vem em segundo lugar, com 74%.
  5. A métrica mais comum para o sucesso é o tráfego na web, medido por 63%dos marqueteiros. A qualidade dos leads de vendas vem em segundo lugar, com 54%. O compartilhamento em mídias sociais vem em terceiro lugar, com 50%.
  6. Empresas que combinam equipe interna e terceirização na produção de conteúdo se consideram mais bem-sucedidas. (Content Trends | Rock Content)

Quem conquista fãs tem promotores

  1. 50 milhões de fãs tem Neymar no Facebook, a página mais querida pelos brasileiros.
  2. 41. A marca mais querida por brasileiros no Face é o Guaraná Antarctica (17 milhõesde fãs). A Garoto e a Skol têm cada uma 13 milhões de curtidas. Os números são do Socialbakers.
  3. O canal Esporte Interativo tem 9,4 milhõesde fãs, mais do que a Rede Globo (8,1 milhões).
  4. A SKY Brasil é a página que melhor e mais rápido responde aos fãs: em média,61 minutos. Também são bons de atendimento no Facebook: Oi, GVT, Itaú e Banco do Brasil.
  5. 4417 milhões de visualizações tem “Na Lata”, o vídeo mais popular do canal Porta dos Fundos, que parodia uma ação da Coca-Cola Zero. O filme mais visto nos cinemas brasileiros em 2014, “Malévola” (com Angelina Jolie), vendeu apenas 5,8 milhões de ingressos.

Presença em múltiplos canais e SEO

  1. 90% dos consumidores começam uma tarefa em um dispositivo e a terminam na outra, de acordo com a Forbes. Exemplo: conhecem um produto no computador de trabalho e concluem a compra no celular a caminho de casa.
  2. 70% das buscas em dispositivos móveis levam a ações em um website em até uma hora, segundo o iacquire.
  3. Leads obtidos com SEO têm uma taxa de fechamento de 14,6%, enquanto leads “outbound” (como mala direta e anúncios impressos) têm um taxa de 1,7%, de acordo com o Hubspot.
  4. O conteúdo médio das páginas que aparecem entre os 10 primeiros resultados do Google é de no mínimo 2.000 palavras. Quanto mais acima, mais conteúdo, garante o HubSpot.
  5. 97% das buscas no Brasil são feitas no Google.
  6. O primeiro resultado no Google recebe 33% dos cliques. O décimo resultado, apenas 2,4%. (Search Engine Watch).

Resultados, resultados

  1. Consumidores que recebem email marketing gastam 83% a mais quando fazem compras (iContact).
  2. O marketing de conteúdo produz o triplo de leads por dólar investido (Kapost).
  3. 46% das pessoas dizem que o design de um website é o critério número para discernir a credibilidade da empresa (NewsCred).
  4. 118 bilhões de dólares foi o investimento em marketing de conteúdo em 2013.
  5. Mais de 70% das marcas aumentaram em 2014 a quantidade de conteúdo que produzem (Content Marketing Institute).
  6. Marketing de conteúdo gera 3X mais leads que outbound marketing, e custa 62% menos. (Demand Metric)
  7. Organizações que investem mais de 25% do seu orçamento em conteúdo se consideram 30% mais bem-sucedidas.  (Content Trends | Rock Content)

Com todas essas estatísticas, a dúvida não é quando investir em marketing de conteúdo, mas como.

Que tal conversar com a gente e desenhar um planejamento de conteúdo altamente promissor?

Texto com a colaboração da Rock Content

Conteúdo Original: https://marketingdeconteudo.com/investir-em-marketing-de-conteudo/

Agência Parceira LAHAR