5 dicas para montar um bom planejamento de marketing para SaaS

Publicado em 11 de agosto de 2016 . Categoria: Agência de Inbound Marketing Agência Marketing Digital Agência Olá Multicom Marketing Plano de Marketing

Dicas para montar um bom planejamento de marketing para SaaS

Segundo uma pesquisa realizada pela Gartner, o mercado de SaaS (software as a service) vem apresentando uma taxa de crescimento anual de aproximadamente 20% nos últimos três anos (entre 2013 e 2016) e, com esse crescimento, a concorrência tem ficado cada vez mais acirrada, tornando-se essencial a realização de um planejamento de marketing de qualidade.

Mas você sabe como desenvolver um planejamento de marketing voltado para SaaS? Neste post apresentaremos algumas dicas que te ajudarão a alavancar sua estratégia. Confira!

Conheça seu público

Você já deve ter ouvido falar milhares de vezes que o mais importante em um planejamento de marketing é conhecer o seu cliente, mas quando falamos de SaaS, esse ponto ganha um valor ainda maior.

Para ter sucesso, é importante que você conheça seu público tão a fundo que você conseguirá desenvolver não apenas o software que eles precisam, mas algo que eles gostem de usar!

Alinhe seu departamento de marketing e vendas

Ao montar um planejamento de marketing voltados para o SaaS, é imprescindível que os departamentos de vendas e marketing estejam muito bem alinhados (o que chamamos de vendarketing ou smarketing), ou seja, que tenham metas claras e o mesmo discurso.

De nada adianta você preparar um planejamento de marketing perfeito se o pessoal de vendas não trata o cliente com respeito.

Uma boa dica é transformar seus vendedores em “consultores”, deixando de lado uma postura de “vendas a qualquer custo” e entendendo que é um processo que demanda cuidados, sempre demonstrando as vantagens de obter o SaaS sem ser invasivo ou impositivo.

Adote o Inbound

Empresas que investem em Inbound Marketing têm melhores resultados e custos menores, pois, conseguem estabelecer um relacionamento de troca com seus clientes, ofertando algo de valor para eles, o que certamente influencia no processo de compra.

Ao entregar conteúdos de relevância a seu público, você demonstra credibilidade e expertise em seu ramo, logo, essa ação deve ser realizada por pessoas devidamente preparadas — o que nos leva ao próximo ponto.

Contrate uma agência

Você deve estar pensando que contratar uma agência é caro demais e que você pode fazer tudo sozinho, mas, infelizmente, não pode.

Já dissemos que a parte de Inbound é fundamental para demonstrar credibilidade e expertise a seu público, mas, além disso, existe uma série de outros fatores que devem ser levados em consideração na utilização do Inbound.

Essa pode ser uma decisão difícil, mas que pode fazer toda a diferença no sucesso de sua startup.

Reavalie sempre

Um planejamento de marketing precisa ser reavaliado constantemente, identificando o que está funcionando e o que não. Se está tudo correndo bem, você deve continuar, mas se não está legal, deve analisar onde está o erro e corrigi-lo o quanto antes — afinal, você não quer perder dinheiro em estratégias que não trarão bons resultados.

Outro ponto que deve ser reavaliado periodicamente é o perfil de seus clientes.

O mundo está em constante mudança e seus clientes têm uma necessidade diferente daquelas que tinham há um ano.

Gostou de nossas dicas para montar um planejamento de marketing voltado para SaaS? Ficou alguma dúvida? Deixe sua opinião em nossos comentários e participe de nossa comunidade!

Roder Cypriano

OLÁ Multicom – Criciúma – 48  3442.3443
Agência Certificada RD Station

produção de sites

Tags: