5 dicas essenciais para ter mais visibilidade e compartilhamento nas redes sociais

Criar um perfil do Instagram, no Facebook ou uma conta no Twitter – ou qualquer que seja a rede social de sua escolha – é de graça e garante a presença de uma marca na Internet. Mas essa presença, por si só, não significa que a sua marca está tendo a visibilidade que poderia ter.

Para que isso aconteça, ou seja, para que a sua mensagem chegue a mais pessoas e tenha “likes” e compartilhamentos, é preciso adotar algumas estratégicas, calcadas nas boas práticas do Marketing de Conteúdo.

 

Confira a seguir 5 dicas essenciais para ter mais engajamento e fazer das redes sociais uma vitrine de verdade para a sua marca.

 

#1 Facilite o compartilhamento

 Esta dica pode parecer meio óbvia, não é bem assim.

Lembre-se de que, em geral e especialmente nas redes sociais, as pessoas estão mais propensas a fazer aquilo que exige pouco esforço. Se compartilhar algum conteúdo exige tempo ou ultrapassar obstáculos, o mais provável é que esse conteúdo não será tão compartilhado.

Uma forma de melhorar a experiência do internauta e incentivar os compartilhamentos é adicionar botões de redes sociais ao seu site ou blog. Tais botões são ícones nos quais o usuário clica e compartilha diretamente o conteúdo em redes sociais, tais como: Facebook, Twitter, Pinterest etc., tudo de forma muito rápida e fácil.

Então, se você colocar esses botões perto do conteúdo – logo no topo, de preferência –, há mais chances de engajamento.

 

#2 Conte histórias

Os seres humanos têm uma necessidade universal de ficção e de fantasia. Essa necessidade se manifesta incessantemente, todos os dias, ainda que sob a forma de palpite na loteria, de uma piada, de uma novela, de uma história em quadrinhos ou de um simples devaneio. Somos basicamente movidos por histórias.

Por isso, também na experiência com uma marca, conseguimos nos conectar muito mais com os conteúdos quando narrativas de algum tipo estão envolvidas. Como afirmamos em um post de 2019 aqui do blog dedicado ao assunto, as histórias são eficazes como estratégia de venda porque o potencial lembrará delas. Não é à toa que, desde sempre, as técnicas de ensino ao redor do mundo se baseiam em pequenas narrativas para comunicar conceitos ou fatos.

Assim, uma excelente estratégia para gerar engajamento nas redes sociais é contar uma história. Seja por meio do relato de um cliente, contando como a sua marca o ajudou a realizar um sonho, seja por meio de propaganda que constrói uma pequena narrativa – há inúmeras possibilidades de uso desta estratégia.

Lembre-se: uma história marcante é aquela capaz de combinar o seu produto com uma situação real que o seu cliente pode ter passado ou passará. Por isso, não coloque o seu produto no centro da história, mas sim o seu cliente. Se sua marca está relacionado a conceitos e produtos técnicos, ainda assim, é possível compartilhar alguma emoção. E quando as pessoas se identificam com o seu conteúdo, elas tendem compartilhá-lo.

 

#3 Seja criativo

Em um capítulo de uma série norte-americana, um personagem desabafa com um amigo:

“Acho que perdi a minha ex-namorada de vez. Vi-a com outro homem”.

Ao que o amigo pergunta: “Eles estavam se beijando?”, recebendo como resposta: “Não, pior: estavam rindo juntos!”.

Essa situação ilustra muito bem a profunda conexão que os seres humanos são capazes de estabelecer por meio do humor – tanto assim é que, para o personagem da série, ela representa algo mais forte do que o contato físico. Partilhar uma história ou um fato engraçado de forma criativa aproxima as pessoas. Nas redes sociais, se isso for bem-feito pelas marcas, pode ser uma estratégia-chave da comunicação.

É claro que é preciso ter máximo cuidado com a forma como isso é feito, mas a ideia é sair do lugar-comum. Contar uma história engraçada, com personagens irreverentes, ou usar um meme da moda são excelentes formas de se conectar com o público.

Vejamos um exemplo. Nesta propaganda do Google, vemos uma garotinha com olhar confuso e a lemos a legenda “Dá um Google”, sugerindo ao usuário que o motor de buscas estará ali para ajudar a desfazer qualquer dúvida. Essa imagem faz referência a um meme engraçado, muito conhecido na Internet, retirado de um vídeo em que uma menina norte-americana, a Chloe, reage sem grande entusiasmo, meio confusa, ao saber que iria para a Disney com a irmã.

 

#4 Converse com seu público

Sabe quando você chama um amigo para aquela conversa de bar? Aquele papo agradável que dá vontade de ficar ali o tempo inteiro? Guardando as devidas proporções, é justamente isso que sua marca precisa para que o seu seguidor compartilhe mais seu conteúdo: você precisa falar diretamente com ele. Trata-se de criar um vínculo de confiança, afeto e proximidade.

Responda o maior número de comentários possível, interaja, inclusive post em outros perfis – mantendo sempre a persona da marca. Tenha atenção à linguagem – expresse-se usando o mesmo idioma do seu público-alvo. Assim, se esse público é mais intelectualizado, você não irá falar com ele da mesma forma que falaria com adolescente. Em suma, nunca se esqueça do perfil daqueles com quem você fala.

 

#5 Poste nos momentos de maior atividade

Se você assiste televisão ou escuta rádio, você sabe que existe um horário no qual as pessoas estão mais propensas a ver uma determinada publicidade. Com as redes sociais, não é diferente. Embora elas estejam lá 24 horas e 7 dias na semana, existem melhores momentos para postar. É claro que o post pode ser visto em diferentes horários, mas é necessário entender quando será a melhor hora para alcançar um maior número de seguidores.

Por exemplo, se o seu público são as mães que ficam em casa, talvez seja mais interessante compartilhar o conteúdo enquanto as crianças estão na escola. Mas caso a sua audiência sejam adultos solteiros que trabalham durante o dia, talvez a melhor hora seja durante a noite.

Respeite sempre o seu seguidor, nunca seja ofensivo, use fotos de qualidade e tenha atenção à correção gramatical do texto. Combine essas dicas com as cinco anteriores e veja a sua marca gerando muito mais engajamento!

 

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Até a próxima!

Agência Parceira LAHAR

 

Roder Cypriano

 

Olá Multicom – Agência de Inbound Marketing