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5 ferramentas para incrementar seu Marketing Digital

O Marketing Digital é o conjunto de estratégias e ações executadas na Internet com o objetivo de divulgar uma marca ou empresa, estabelecer relacionamentos, atrair novos clientes e conquistar novos mercados.

Por outras palavras, trata-se de um tipo específico de publicidade veiculado por meio de mídias digitais. Atualmente, esse tipo de marketing constitui uma das principais formas que as empresas têm para se comunicar com o público-alvo de forma direta, personalizada e com resultados efetivos. Não é exagero algum dizer que, hoje, quem não investe nesse tipo de estratégia está definitivamente ficando para trás. Em alguns anos vão existir apenas dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios” – essa frase não é nossa não, mas de ninguém menos que Bill Gates.

É que no Brasil e no mundo a Internet está cada vez mais presente na vida das pessoas. As empresas que sabem explorar o enorme potencial desse universo estão colhendo frutos surpreendentes. Basta pensarmos que, de acordo com um estudo da HubSpot, 90% das pessoas afirmam que só tomam uma decisão de compra depois de utilizar a Internet para fazer pesquisas e comparar marcas e preços.

Um dos diferenciais do Marketing Digital em relação às opções tradicionais são as suas diversas ferramentas. Basicamente, elas ajudam a filtrar as informações mais importantes, gerar relatórios, mensurar os resultados e desenvolver a estratégia comercial de forma mais efetiva.

Neste post, selecionamos 4 estratégicas de Marketing Digital que é importante conhecer e utilizar. Continue a leitura e saiba como elas podem fazer a diferença no seu negócio!

 

#1 Ferramenta de análise: Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta de análise gratuita. As ferramentas de análise são importantes para que você possa mensurar o sucesso da sua estratégia e analisar os resultados obtidos, fazendo eventuais ajustes.

O Google Analytics ajuda você a entender o comportamento do usuário na Internet. Ele mostra de onde veio o visitante do seu site – ou seja, de que outro site ele chegou ali ou mesmo se chegou por meio de busca no Google. Além disso, mostra ainda para onde esse usuário foi e apresenta taxas de conversão e vendas, mostrando qual caminho o visitante percorreu dentro do site. Os dados são coletados em tempo real, incluindo ainda a localização geográfica do acesso. Os relatórios gerados mostram variações de inúmeros índices por período de tempo.

Isso tudo é importante porque pode ser usado, por exemplo, para saber qual conteúdo funciona mais e qual funciona menos; em que canal vale a pena investir anúncios, a partir da quantidade de tráfego direcionado, e como os usuários interagem e compartilham seu conteúdo fora do site.

Além disso, os relatórios desta ferramenta podem ser usados para conhecer o perfil dos seus visitantes e falar mais direta e efetivamente com eles. No Marketing Digital, as chamadas “personas”, representações semifictícias de um cliente ideal, são extremamente importantes. Esses personas são constantemente aprimoradas e construídas por meio de dados e pesquisas internas, usando, por exemplo, o Google Analytics.

 

#2 Clipping: Google Alerts

O Google Alerts ou “Alertas do Google” é uma ferramenta bastante didática, que permite monitorar a citação de termos em páginas da web.

Com ela, você pode receber, no seu e-mail, em tempo real, qualquer página que tenha mencionado o nome da sua empresa ou termos fundamentais para a criação de conteúdos.

Trata-se de outra ferramenta gratuita, que pode ajudar a identificar os assuntos mais falados em uma dada área ou mesmo a monitorar o impacto de alguma campanha ou ação.

 

#3 Campanhas de e-mail: Lahar

As ferramentas de E-mail Marketing são fundamentais para toda estratégia digital que se quer de sucesso. Elas permitem divulgar campanhas, promoções e conteúdos e se comunicar com os clientes em situações que estão ligadas diretamente ao passo a passo de vendas no site.

Nesse contexto, um dos melhores recursos para a criação de campanhas e de armazenamento de mailings é a Lahar. Trata-se de um software de automação de marketing completo, que ajuda as empresas a gerar relacionamentos, conquistar clientes e, assim, a crescer.

Com planos disponíveis, os quais permitem que ao usuário pagar apenas por aquilo que efetivamente for usado, a Lahar permite automatizar a comunicação com os leads. É possível criar campanhas de e-mail com modelos padronizados, a partir de um editor “drag & drop” (arraste e solte). Além disso, o sistema constrói um fluxo de automação uma única vez, criando campanhas multicanal (e-mail, SMS e push message).

 

#4 Redes sociais: Facebook Insights

Redes sociais precisam ser constantemente monitoradas. Nesse quesito, vale a pena voltar um olhar especial para o Facebook. Afinal, essa ainda é a maior rede social do mundo, com cerca de 11 milhões de usuários apenas no Brasil (dados de 2020), o que faz do nosso país o quarto maior público da plataforma.

O Facebook Insights é uma ferramenta que permite fazer esse monitoramento. “Insight” significa “discernimento” ou “compreensão”. Portanto, podemos afirmar que esse recurso oferece uma possibilidade de autoanálise do desempenho de uma marca ou empresa  na plataforma: tipo de conteúdo que teve mais impacto na sua página; performance em períodos pontuais; horários de maior alcance; características dos seguidores (por gênero, demografia e idade); e estatísticas de crescimento.

Ou seja, o Insights atua como uma espécie de bússola, que indica erros e acertos e mostra o caminho a ser seguido rumo aos resultados desejados.

 

#5 Ferramentas de SEO: SEMrush

O SEO, sigla para “Search Engine Optimization”, engloba uma série de ferramentas de modo a otimizar o alcance para sites, blogs e páginas na web, por meio de bons rankings orgânicos nos motores de busca. Isso gera tráfego e agrega autoridade para um conteúdo.

As ferramentas de pesquisa de palavras-chave permitem que você encontre os melhores termos para a sua estratégia, identificando a competitividade e o volume de buscas dessas palavras. O SEMrush é um exemplo disso.

A ferramenta dá acesso ao maior banco de dados do mundo, com 20 bilhões de palavras-chave, 310 milhões de anúncios e 17 bilhões de URLs rastreadas por dia.

Percebemos que um erro comum na abordagem ao Marketing Digital é pensar que, por estarmos perante uma atividade primordialmente voltada para a linguagem e a comunicação, não precisamos de uma abordagem analítica, baseada em números, estatísticas e análises. Por isso, é essencial contar com que é expert no assunto.

A Olá Multicom tem vasta experiência no Marketing Digital e na Inteligência de Vendas. Se você quer aplicar todo o potencial da Internet para o sucesso do seu negócio, entre em contato conosco e faça uma avaliação personalizada.

Até o próximo post!

Agência Parceira LAHAR

Roder Cypriano

Olá Multicom – Agência de Inbound Marketing