Quando você sabe para quem está vendendo, é possível vender mais e melhor, certo? É por isso que a definição de um consumidor ideal é tão importante para o crescimento de qualquer negócio.
Com as informações certas em mãos, é possível focar as suas ações de publicidade para atingir um número maior de clientes em potencial, fechando mais negócios e otimizando a sua verba de marketing.
Mas como descobrir o consumidor ideal para o seu negócio e usar esse conhecimento para gerar mais vendas? É isso que você vai aprender neste artigo!
1. Entenda sobre o seu consumidor ideal
O empreendedor que está há algum tempo no mercado deve conhecer as características das pessoas que fecham negócio com a empresa, o que elas costumam comprar, se têm filhos, qual a faixa etária etc.
Isso servirá como um norte para criar o que os profissionais de marketing chamam de buyer persona, que é justamente o seu consumidor ideal. É diferente de um público-alvo, por exemplo, que carrega características mais abrangentes.
Depois de saber sobre o seu consumidor ideal, você vai poder:
- saber em qual canal de comunicação deve estar presente;
- escolher corretamente onde veicular as suas propagandas;
- criar promoções que gerem mais impacto para o seu público;
- utilizar a linguagem correta nas suas abordagens de venda.
2. Mantenha um diálogo com ele na internet
82% dos brasileiros interagem com empresas pelas redes sociais e pelo menos 94% deles utiliza algum canal online para se informar sobre algum produto ou serviço.
O resultado dessa pesquisa da Accenture revela a importância de manter um diálogo com o cliente na internet e a necessidade de ter presença digital. Mas como fazer isso?
Nós te mostramos:
- crie conteúdo interessante e de utilidade para o seu cliente;
- publique periodicamente e não se esqueça de responder as dúvidas e as reclamações que surgirem;
- considere contar com a ajuda de uma agência que monitore as suas redes sociais;
- não pense só em vender, mas em educar e ser útil para o seu consumidor.
3. Crie conteúdo para agradar consumidores ideais
Um grande aliado do marketing tradicional é o chamado marketing de conteúdo. Hoje, 7 entre cada 10 empresas criam conteúdo relevante na internet como forma de atrair e educar o público, conduzindo-o até a compra.
É possível oferecer conteúdos mais ricos em troca de informações como endereço de e-mail e cadastros na sua base de dados. Essas informações, inclusive, poderão ser úteis no objetivo de entender o seu consumidor ideal.
Ao adotar o marketing de conteúdo, você também pode aumentar as suas vendas, pois vai atrair clientes que chegam até o seu site de modo espontâneo, interessados no que você publica.
4. Faça pesquisas de opinião
Você conhece a necessidade dos seus clientes, ou cria produtos e serviços sem levar isso em consideração?
Uma pesquisa ajuda a entender o que o seu consumidor ideal deseja, evita prejuízos futuros e cria oportunidades de negócio.
Uma forma de colocar a sua pesquisa em prática é criar questionários na sua empresa, solicitar que o cliente avalie o produto ou serviço após a compra ou, então, elaborar um questionário online.
Seja qual for a forma escolhida, prefira um questionário curto com perguntas objetivas. Dessa forma, você entenderá o seu consumidor ideal melhor e, quanto mais as empresas entendem o consumidor, mais elas crescem.
Parabéns por ter chegado até aqui! Ainda tem dúvidas sobre o tema? Aproveite o campo dos comentários para deixar suas perguntas e sugestões!
Roder Cypriano
OLÁ Multicom