3 formas de mensurar resultados de estratégias de marketing digital
Uma das principais vantagens do marketing digital em comparação a outras estratégias promocionais é que ele permite acompanhar de perto a eficiência de sua estratégia.
Diante de tantas métricas úteis, é natural que você tenha dúvidas sobre quais são as mais importantes e que você deve acompanhar.
Para ajudar você neste trabalho, apresentaremos as três melhores formas de mensurar os resultados de sua estratégia de marketing digital. Confira!
3 formas de mensurar resultados de estratégias de marketing digital
Retorno sobre o investimento (ROI)
O ROI é uma das métricas mais importantes para qualquer estratégia de marketing digital.
Isso porque ela é capaz de mostrar facilmente quanto sua empresa consegue gerar a cada real gasto em sua estratégia promocional.
Calcular o ROI de suas estratégias de marketing digital é bem fácil.
Basta calcular a receita gerada por sua estratégia promocional e dividir a receita pelo total investido em sua campanha.
Veja este exemplo: imagine que você tenha investido R$500 em links patrocinados e este investimento gerou R$2.500 em vendas.
Subtraia R$500 dos R$2.500 gerados em vendas para saber a receita gerada e, depois, divida este valor pelo total investido. Neste caso, o ROI seria igual a 4.
Isso quer dizer que a cada real investido em links patrocinados sua empresa gera 4 reais neste investimento, dado importante para medir quais campanhas geram melhores resultados.
O Custo de Aquisição por Cliente (CAC)
Outra métrica importante para uma estratégia de marketing digital é o CAC, que permite dizer quanto custa para sua empresa gerar um novo cliente por meio de sua campanha.
O cálculo para medir o custo de aquisição por clientes também é simples.
Basta dividir o total gasto em sua estratégia de marketing digital e dividir pelo total de clientes gerados por esta estratégia.
Vamos usar o mesmo exemplo anterior: imagine que você tenha investido R$2.500 em uma campanha de links patrocinados e esta campanha tenha gerado um total de 10 clientes. O CAC seria calculado pela fórmula: R$2.500 / 10 = R$250.
Isso quer dizer que cada cliente gerado por sua estratégia de links patrocinados custou para sua empresa R$250, dado importante para calcular o ticket médio ideal para sua empresa.
A Taxa de Conversão
A taxa de conversão é outra métrica essencial para medir a eficiência de sua estratégia de marketing digital, permitindo saber quantas pessoas foram impactadas por seu anúncio e realizaram a ação esperada por você, seja a compra ou o clique em um link específico.
Seu cálculo também é básico. Basta dividir o total de usuários que visualizaram seu anúncio e concluíram a compra.
Usando o mesmo exemplo anterior, imagine que em sua campanha de links patrocinados 100 pessoas tenham visualizado seu anúncio, mas apenas 10 concluíram a compra.
A taxa de conversão seria então calculada pela fórmula 100 / 10 = 10. Isso quer dizer que 10% de todos os clientes que visualizam seus anúncios finalizam uma compra.
Uma taxa de conversão muito baixa exige a realização de ajustes para melhorar os resultados de uma campanha.
Já uma taxa de conversão alta indica que seu anúncio está bem montado e é capaz de gerar ótimos resultados de venda.
Agora que você já conhece as melhores formas de mensurar os resultados de sua estratégia de marketing digital, ficará mais fácil medir o sucesso de suas ações promocionais e escolher a melhor estratégia para sua empresa.
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Você vai aprender a criar campanhas de marketing digital cada vez mais eficientes, aumentando os lucros de sua empresa!
Sucesso!
Roder Cypriano