12 habilidades de um campeão de vendas: comunicação efetiva

Publicado em 10 de abril de 2019 . Categoria: Agência de Inbound Marketing | Agência Marketing Digital | Agência Olá Multicom | Inbound Marketing | Marketing | Marketing Conteúdo | Marketing Digital | Vendas

5 pessoas em reunião, em uma sala, descultindo ideias

No primeiro post desta série, abordamos o tópico resolução de problemas, habilidade primordial de um campeão de vendas, cujo proveito é resguardar toda a corporação de transtornos futuros por questões mal resolvidas hoje.

Neste segundo artigo, falaremos sobre outra habilidade importantíssima para os negócios, capaz de levar a outro patamar os resultados das vendas: a comunicação efetiva.

 

Como ter uma comunicação efetiva?

Efetivo é o que produz resultados. Ser bem-sucedido na comunicação dentro da sua empresa é conseguir obter boas respostas de seus clientes no contato com eles.

Se você tem enfrentado dificuldades em prospectar e já identificou que isso deriva de falhas na comunicação sua ou da sua equipe, considere duas formas de dar a volta por cima.

 

1 – Cold calls

Como falamos no post 7 erros fatais nas vendas: cuidado, hoje se fala em cold calling 2.0, forma reinventada e mais eficiente de prospectar, que realiza chamadas telefônicas para leads já qualificados e com planejamentos estratégicos melhor elaborados; essa nova roupagem é capaz de aumentar a receita e torná-la previsível.

Somada ao inbound marketing, é possível tirar grandes vantagens dessa técnica, já que, com uma métrica aplicada no site da sua empresa, por exemplo, você conseguirá mapear os usuários com maiores chances de prospectar numa cold call.

Para realizar cold calls efetivas, considere:

 

  • Criar um roteiro de vendas, elencando previamente os possíveis tópicos a tratar nas conversas com os clientes, de modo a tornar a sua abordagem estruturada, personalizada e clara;
  • Desenvolver o seu roteiro de vendas para que ele possa mover seus leads no funil de vendas;
  • Mostrar ao seu cliente que você é uma pessoa de carne e osso, que fala com ele em tempo real e está ali para atender as necessidades dele;
  • Criar respostas firmes para dúvidas ou objeções de vendas mais comuns;
  • Definir metas de ligações por dia ou por semana, de acordo com o número de vendas que você deseja fechar no prazo estabelecido;
  • Acompanhar criticamente suas metas para verificar acertos e erros e, neste último caso, praticar a habilidade de solucionador de problemas.

 

 

2 –  Cold e-mails

Outra forma de desenvolver uma comunicação efetiva com seus clientes em potencial são os cold e-mails, ou e-mails frios, método de abordagem inicial, que pretende alcançar o lead para uma ação mais pontual, como conhecer o seu produto ou ver as ofertas do seu site, por exemplo.

Assim como nas cold calls, é importante causar uma boa impressão da sua marca nos cold e-mails, evitando, por exemplo, erros gramaticais ou apresentações exaustivas do produto, especialmente quando se tratar do primeiro e-mail.

Mesmo no e-mail, é possível criar importantes conexões com os clientes, aumentando o interesse deles pelo negócio.

Para criar e-mails efetivos e convincentes, considere:

 

  • Escrever linhas curtas e simples que capturem a atenção dos destinatários, sem forçá-los a abrir o e-mail com títulos enganosos;
  • Mostrar a eles que você é uma pessoa de carne e osso e age como tal, sem usar clichês ou termos sem sentido para o leitor;
  • Produzir um conteúdo breve, mas com consistência, de modo que o destinatário avalie corretamente a sua mensagem e termine a leitura do e-mail tomando uma ação;
  • Utilizar recursos de formatação a seu favor, como fonte e tamanho adequados, destacando em negrito informações importantes e usando marcadores para eventuais listas;
  • Ser breve, mas fornecer contexto suficiente para que os prospects avaliem corretamente sua mensagem;
  • Encerrar seus e-mails com um único apelo à ação.

 

Estabelecer boas conexões com o seu cliente em potencial pode ser decisivo para ganhá-lo. Um vendedor de alta performance cria uma comunicação efetiva com o comprador quando se interessa, antes de mais nada, por compreender o que ele está sentindo e o que espera da marca.

Acompanhe a nossa série de artigos para manter-se atualizado das demais habilidades de um campeão de vendas. Até o próximo post!

 

Olá Multicom – Agência de Inbound Marketing

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