Automação de Marketing: motivos para implementar

Publicado em 19 de fevereiro de 2016 . Categoria: Automação de Marketing | Leads | Marketing | Marketing Digital

Automação de Marketing Digital

Investir em marketing é essencial para o sucesso de todo tipo de negócio e todo mundo sabe um pouco disso. Hoje em dia, com o advento da internet, é cada vez mais comum vermos ações de marketing digital, uma maneira de promover seus produtos em ambiente online e também ouvimos falar em Automação de Marketing, uma estratégia de classificar e usar automaticamente dados importantes sobre potenciais clientes para tentar aumentar as vendas.

Neste post, vamos justamente explicar, ainda que em breves palavras, do que se trata tudo isso e mostrar os maiores benefícios de quem opta por esse sistema:

Afinal, o que é Automação de Marketing? E para que serve?

Automação de Marketing significa ter uma ferramenta (softwares) que classifique automaticamente dados obtidos de consumidores potencialmente interessados em algo que sua empresa tem a oferecer. Isso ajuda você a direcionar melhor a promoção de suas ofertas a esse público.

Ainda que as formas de marketing clássico (como os tradicionais panfletos, por exemplo) não sejam descartadas, atualmente toda empresa tem voltado os olhos para esse tipo de serviço, uma vez que a maioria dos consumidores está na internet (é difícil quem hoje em dia não esteja conectado). Por isso, este se torna um ambiente necessário e promissor a ser explorado pelo Marketing, até mesmo para não ficar atrás da concorrência.

Quando falamos em marketing tradicional, nos referimos mais a uma forma de levar sua empresa até os clientes. Já no Marketing Digital, a empresa cria formas, por meio de variadas estratégias, para atrair seus clientes e fazê-los chegar até ela. Nesse cenário, as expressões marketing digital, marketing de conteúdo e automação estão intimamente interligadas.

E como toda essa interação funciona?

O Marketing Digital é, portanto, aquele que acontece na internet, no meio digital, e o chamado marketing de atração é justamente tentar fazer com que os clientes procurem a empresa, em vez de ela ir atrás deles. Para isso, você pode oferecer materiais ricos, conteúdos que interessem aos clientes e possam lhes agregar valor, ensinar algo, etc.

Por exemplo, oferecer um e-book útil e grátis no seu site mediante o preenchimento de um formulário. Com esses dados, classifique o cliente dentro de sua ferramenta de automação para gerenciar as informações e ações programadas de acordo com o perfil daquele lead, como envio de e-mails marketings, mensagens personalizadas em datas especiais, entre outras hipóteses.

Quais os benefícios e diferenciais de contar com esse serviço?

Automatizar o marketing é uma forma de classificar os potenciais clientes que sua empresa obtém e assim desenvolver conteúdos, campanhas e ações de marketing mais direcionadas, com maiores possibilidades de retorno por ir diretamente ao encontro dos interesses dos clientes.

Com base no conhecimento e classificação de dados sobre esses leads, você consegue ser mais assertivo, aproveitar momentos oportunos (praticar vendas sazonais), pensar alguma ação programada, etc. É como poder gerar ações inteligentes e mais estratégicas com os potenciais clientes do marketing por meio de uma ferramenta que compila e gerencia tudo isso.

Automação de marketing vai ao encontro das atuais necessidades de:

  • Vantagem competitiva;
  • Direcionar melhor os conteúdos a seus clientes, ser mais objetivo;
  • Não esquecer datas importantes nem perder oportunidades com isso;
  • De ser lembrado e criar relacionamento diferenciado (sem ser inconveniente), mostrando-se próximo e apresentando-se sempre como solução.

Dentre alguns dos principais benefícios de contratar uma ferramenta de Automação de Marketing para a empresa, podemos destacar:

  • Possibilidade de segmentar seus leads (contatos);
  • Classificação desses leads (contatos);
  • Envio de e-mails personalizados (o que cria no consumidor a noção de tratamento diferenciado, privilegiado);
  • Praticidade;
  • Qualificação prévia de leads que já chegarão à sua loja bem informados e potencialmente interessados nos produtos que você oferece.

E então, já conhecia os principais motivos para implementar Automação de Marketing em sua empresa? Aproveite para saber mais sobre como conduzir um marketing de sucesso para seu negócio!

Se precisar falar com a gente pra esclarecer mais o assunto, é só entrar em contato.

Grande Abraço.

Roder Cypriano | CEO Olá Multicom | 48 3442.3443
Certificada RD Station

O que faz uma Agencia de Inbound MKT

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