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Desenho de pessoas apertando as mãos

Assessoria de Imprensa X Marketing de Conteúdo: saiba a diferença!

Com tantas mudanças acontecendo no mercado e o surgimento de novas formas de se comunicar, muitas empresas buscam as melhores soluções para promover a marca, produto ou serviço.

É comum que muitas não entendam os reais papéis da Assessoria de Imprensa, do Inbound Marketing e do Marketing de Conteúdo, por isso, não usam todo o potencial das ferramentas para se destacar.

Quer acabar com essas dúvidas?

Entenda as funções de cada estratégia e saiba como usá-las para divulgar a sua marca da forma correta!

Assessoria de Imprensa

Geralmente comandada por um jornalista, a Assessoria tem como missão expor a sua marca nos meios de comunicação, como televisão, jornal, rádio, portais de notícia e blogs na internet, para ganhar destaque nos veículos da imprensa.

Junto ao cliente, o Assessor deve identificar pontos interessantes e relevantes para serem abordados nos veículos de comunicação, fazer agendamentos na imprensa, preparar o entrevistado, entregar declarações, fazer gestão de crise quando a marca se envolver em alguma polêmica e criar o clipping de mídia, reunindo todas as ações realizadas e citações que a empresa teve.

É indispensável que a Assessoria de Imprensa entregue informações corretas, precisas e relevantes aos veículos de comunicação, pois a partir da produção do texto (releases) e contatos diretos, o material servirá como base de notícias, citações e entrevistas.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias de Inbound Marketing mais eficientes para divulgação da marca e dos produtos que oferece.

A prática envolve o desenvolvimento de conteúdo relevante não promocional para o consumidor, que deve ser postado em outros canais e plataformas digitas próprias, como site da empresa, blog e redes sociais.

Feito pela Agência de Marketing, o objetivo é mostrar as soluções que a sua empresa oferece por meio de conteúdo relevante para o público final, sem fazer citação à produto, preço ou condições de pagamento. Compartilhando informações interessantes com as pessoas, a marca ganha respeito e se torna referência, característica capaz de conquistar novos clientes e fidelizar antigos.

A empresa se torna o canal de comunicação direto com o cliente ao oferecer e-books, gravar vídeos, escrever posts no blog, desenvolver artigos, divulgar infográficos, construir listas, fazer treinamentos, mandar e-mail marketing e disponibilizar outros materiais ricos que mostrem as soluções que a marca é capaz de trazer.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing só é possível devido ao Marketing de Conteúdo, uma vez que seu objetivo é encaminhar a audiência e consumidores aos canais que a sua empresa está presente, usando esses materiais como base de relacionamento.

A estratégia é composta por 4 etapas que ajudam na construção do Funil de Vendas da empresa:

  1. Atração: a primeira fase visa chamar a atenção do consumidor para a sua solução.
  2. Conversão: o objetivo é oferecer um conteúdo rico e gratuito para induzir o visitante a cadastrar o e-mail de contato.
  3. Fechamento: para fechar negócio, a empresa tem permissão de destacar valores e formas de pagamento.
  4. Fidelização: o pós-venda da compra serve para medir satisfação e fidelizar clientes, por isso, sempre escute o que ele tem a dizer e, eventualmente, ofereça desconto ou condição de pagamento diferenciada;

Para colocar o Inbound em prática é preciso dedicação, monitoramento de processos e um planejamento bem estruturado das ações a serem executadas.

Crie a persona ideal, monitore as redes sociais e mensure as métricas para criar os conteúdos certos.

Entendeu a diferença entre eles? Enquanto a Assessoria de Imprensa direciona informação ao público variado dos veículos de comunicação, o Marketing de Conteúdo distribui informações para uma base segmentada.

Para saber ainda mais, baixe o nosso e-book e deixe comentários com as dúvidas!

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Até mais!

Roder Cypriano

Olá Multicom – Agência de Inbound Marketing