As diferenças de ROI entre o Marketing Digital e o Marketing Tradicional

Publicado em 20 de setembro de 2016 . Categoria: Marketing Digital

Principais benefícios de calcular o retorno sobre o investimento

Quando se trata de qualquer tipo de negócio, estar ciente de todo o retorno sobre o investimento (ROI) praticado em marketing e em publicidade é essencial se você deseja mensurar resultados. Muitas das agências digitais defendem ferozmente a ideia de que empreendedores e gestores devem abandonar os meios tradicionais de praticar o bom e conhecido marketing.

Isso para se adequar ao ilustre Marketing Digital que, em essência, trata-se de novos investimentos no ambiente digital, como mídias sociais, blogs, sites otimizados e inúmeras outras forma de alavancar a receita das empresas. O marketing trabalha na elaboração de estratégias para vendas, comunicação e todo o desenvolvimento do negócio, a fim de criar uma relação positiva entre o consumidor e a empresa que lhe oferece produtos e serviços.

As estratégias abordam desde a publicidade dos produtos e serviços, ao processo de venda e o serviço de pós-venda. Dessa maneira, Marketing ROI (ou retornorno sobre o investimento) é uma métrica de extrema importância para donos de pequenas médias e grandes empresas.

Mas o que diferencia o marketing digital do marketing tradicional? Leia o nosso artigo de hoje e descubra!

Principais benefícios de calcular o retorno sobre o investimento

  • Avaliar como as estratégias de marketing contribuem para os bons resultados da empresa;
  • Planejar quais serão as metas comerciais, levando em conta os resultados mais tangíveis;
  • Identificar qual é o prazo médio do retorno sobre o investimento (em que cada canal possui uma curva de resposta específica);
  • Fazer com que os executivos e os empreendedores possam se comprometer mais com metas a longo prazo e não apenas com resultados imediatos;
  • Viabilizar um estilo de processo mais objetivo, baseado em dados e em números reais;
  • Alavancar as vendas e o lucro da empresa.

Desleixo com o ROI

A avaliação de desempenho dos resultados, que são obtidos pelo investimento feito em marketing, é uma prática bastante comum entre corporações. Mas muitas delas ainda se esquecem dessa importante tarefa. As pequenas empresas são mais suscetíveis a esse erro do que as grandes, falhando exatamente no momento de estabelecer quais serão as estratégias e os objetivos de marketing.

Redução dos custos

Pare e avalie. Tanto o Marketing Digital quanto o tradicional seguem as estratégias citadas acima, mas com um único diferencial: o custo.

O objetivo principal de qualquer empresa é otimizar o ROI (Retorno sobre o Investimento), pois só assim será possível evitar o declínio em seu processo de gestão, proporcionando ótimas experiências aos seus clientes. O papel do novo marketing, por meio do ambiente digital, é oferecer aos consumidores e aos potenciais clientes conteúdos cada vez mais aprimorados e relevantes.

Esses conteúdos são distribuídos nas inúmeras redes sociais que existem na rede e o melhor, de forma gratuita! Ao optar por esses novos canais, o empreendedor poderá reduzir custos de vendas, tanto na área de recursos humanos quanto na de logística. Dessa forma, os serviços de pós-venda poderão atingir um nível territorial maior, trazendo mais clientes para usufruir dos produtos e dos serviços da empresa.

Os benefícios do marketing no ambiente digital

Investir no Marketing Digital é garantia de uma infinidade de maneiras de alavancar o ROI e a reputação da sua empresa. Confira os reais benefícios dessa estratégia:

  • Maior acessibilidade e amplo alcance de campanhas, garantindo maior visibilidade à sua empresa nos mais importantes motores de busca;
  • Acompanhamento real do ROI;
  • Integração de todos os esforços praticados em marketing;
  • Inúmeras ferramentas à disposição do empreendedor.

Em outras palavras, você trabalhará para aprimorar os serviços que a sua empresa oferece, mudando o conceito negativo que alguns usuários poderiam ter da sua marca. Você só tem a ganhar!

O marketing tradicional

O marketing tradicional ainda pode trazer bons resultados ao seu negócio. Ele é praticado por muitas empresas, porém, apenas quando existe a comprovação de que as campanhas trazem melhores resultados do que se fossem as online. Antes de avaliar essa possibilidade, tente responder às perguntas a seguir, a fim de determinar se o marketing tradicional está fornecendo o ROI necessário para manter o seu negócio:

  • Você tem retorno direto ao investir em marketing ou em campanhas tradicionais?
  • As suas campanhas costumam trazer novos clientes à sua empresa?
  • É possível mensurar com exatidão se o marketing tradicional está fazendo com que as pessoas percebam a sua marca?

Caso você consiga responder a essas perguntas sem nenhum tipo de dúvida, não há porquê parar com essa estratégia. No entanto, é importante pensar que a publicidade digital complementa e muito a publicidade offline, além de trazer muitos resultados positivos ao ROI da empresa.

Desvantagens na hora de mensurar o ROI do marketing tradicional

Nas mídias offline, é importante pensar que a tiragem dos veículos impressos contribui para definir qual é a abrangência das campanhas, porém ela não permite que as empresas conheçam exatamente qual é a real aceitação ou rejeição, de forma detalhada, dos seus produtos e serviços. Esse já é um método ultrapassado e que só funciona nas campanhas que você sabe que realmente já trouxeram resultados positivos.

Um passo à frente

Na hora de calcular o ROI da empresa é preciso que os empreendedores foquem nos objetivos gerais/estratégicos de toda a comunicação, fazendo com que cada um deles esteja bem alinhado. É a partir deles que será possível traçar novas metas e criar os indicadores de desempenho que a corporação precisa para poder medir com precisão os resultados de ROI.

Você conhece mais diferenças entre essas duas maneiras de praticar marketing? Conte pra gente nos comentários abaixo!

Roder Cypriano
OLÁ Multicom
Certificada RD Station

Saiba como usar de forma rentável sua base de contatos.

Tags: