Afinal, o marketing digital funciona para todas as empresas?

Publicado em 25 de novembro de 2016 . Categoria: Empresas | Inbound Marketing | Marketing Digital

o marketing digital funciona para todas as empresas?

A presença digital é obrigatória para qualquer negócio. No entanto, muitas empresas investem em publicidade on-line e recebem pouco retorno. Diante de tal situação, é comum que se questionem: será que o marketing digital funciona?

A resposta correta para essa pergunta não é se o marketing digital funciona, mas sim se a empresa está preparada para implantar essa estratégia. Pois a expectativa pode ser muito diferente da realidade, o que acaba matando qualquer campanha.

Um fato muito importante é que o marketing sozinho, seja ele on-line ou off-line, não é capaz de gerar resultados. As empresas devem preencher alguns pré-requisitos para que as ações possam frutificar. Afinal, não é possível construir uma casa sem um bom alicerce, não é mesmo?

Portanto, neste artigo vamos apontar as principais falhas na hora de fazer Marketing Digital para que você entenda como contorná-las. Confira!

Sua empresa tem alguma estrutura mínima de Marketing?

É muito comum que as PMEs, principalmente as que estão iniciando, repassem as atividades de Marketing Digital para seus funcionários de setores que não são do marketing. Ou, ainda, comprarem uma ferramenta e orientarem todas as suas ações de marketing a partir disso.

Na realidade, as consultorias para as ferramentas de marketing e mídia on-line paga vão apenas ajudar a usar melhor o recurso. Isso é uma ação pontual. O marketing precisa ser um plano que integra e orienta todas as ações.

A empresa deve ter um departamento minimamente estruturado ou uma agência que faça o planejamento de marketing e as ações. E não adianta copiar as estratégias de marketing de empresas similares. O que funciona bem para eles pode não funcionar para você, afinal, cada negócio tem suas características únicas.

Seus processos de venda são arcaicos?

É muito comum as pessoas entrarem no digital se comportando como no off-line, ou com técnicas de vendas dos anos 90. Isso significa que muitas empresas gastam muito dinheiro com propaganda massiva, que não está de acordo com o comportamento do consumidor contemporâneo.

O potencial cliente digital se irrita com propagandas invasivas. Elas não apenas despendem um custo maior, como ainda podem pôr a perder muitas pessoas que de fato poderiam se tornar compradores.

As empresas precisam aprender com urgência como é feita a jornada de compras do consumidor digital (Inbound Marketing). Essa metodologia reduz os custos de aquisição de clientes, pois ao final da jornada de vendas, serão apresentadas pessoas que realmente têm grande chance de comprar e que estão mais convencidas de que a sua solução é a ideal.

Você tem recursos para manter as estratégias funcionando?

Esse é outro grande problema das empresas com relação ao Marketing Digital. Muitas pessoas acreditam que ele seja gratuito, e não é. É preciso investir em equipe, em tempo para realizar as ações, em ferramentas, em publicidade paga, etc.

Para que o marketing digital possa trazer resultados reais, a empresa tem que dispor de recursos continuamente — e aumentar o orçamento de acordo com o aumento das vendas.

Também é muito importante que haja um planejamento visando um redirecionamento eficiente desses recursos. Por exemplo, uma empresa X entende que Links Patrocinados do Google pode ser um excelente investimento. No entanto, antes de investir nessa mídia é preciso considerar os seguintes pontos:

  • Meu público-alvo qualificado (potenciais clientes) acessaria um Link Patrocinado? Qual é o comportamento de compra principal deles no meio digital?
  • Minhas campanhas estão corretamente segmentadas?
  • Fiz várias campanhas com baixo custo para testar as várias segmentações e anúncios, visando encontrar as mais eficazes?
  • Será que os outros canais de mídia paga não são mais acessados?
  • Qual o retorno que obtive com as ações de Links Patrocinados?

Perceba que há muitos detalhes a serem considerados em apenas uma única ação! Eles serão responsáveis pelo sucesso ou fracasso da sua campanha.

Esses são apenas alguns pontos básicos para verificar se o Marketing Digital funciona na sua empresa. Há muitos outros a considerar e que podem levar ao fracasso (ou sucesso) das ações de marketing como um todo.

Como é a experiência de Marketing Digital do seu negócio? Ainda tem dúvidas sobre esse assunto? Comente e conte para nós!

Roder Cypriano
OLÁ Multicom

Diagnóstico de marketing digital

Tags: