A diferença entre métricas online e offline

Publicado em 7 de agosto de 2015 . Categoria: Marketing | Marketing Digital | Métricas | ROI

Você sabe a diferença entre métricas online e offline?

Em um mundo onde as novidades tecnológicas surgem em uma velocidade assustadora, empresas têm que garantir o seu espaço nas mídias digitais para não cair no esquecimento do público e, consequentemente, ocupar o espaço de defasagem no mercado.

Porém, garantir o seu lugar no mercado digital não basta para garantir a efetiva participação do seu negócio na mente dos consumidores.

É nessa perspectiva que os empreendedores se deparam com um desafio maior do que o anterior: mensuração de resultados das campanhas de marketing online e offline.

A dificuldade encontrada na análise e no gerenciamento de resultados obtidos se encontra, muitas vezes, nas escolhas errôneas das métricas que acompanham cada uma dessas ações.

Gostaria de esclarecer quais são os principais modelos e as suas diferenciações, para fazer as escolhas corretas na hora de avaliar a sua empresa?

Confira o nosso post de hoje e alavanque os seus resultados!

O que são as métricas

No mundo do marketing digital, é extremamente importante ter ferramentas de avaliação como referência, para que possamos entender melhor o alcance das nossas ações.

Para isso, existem indicadores matemáticos e estatísticos que funcionam para elucidar os resultados de uma determinada ação.

A análise desses dados que parametrizam o nosso desempenho na rede é possível por meio da interpretação das métricas e dos KPIs (Key Performance Indicators).

Apesar de estarem ligados, existe uma diferença básica entre esses dois indicadores e saber essa diferença é essencial para uma avaliação.

Métricas são indicadores que demonstram comportamentos determinados dos usuários do site (ex: visitas em geral e únicas, número de rejeição).

Enquanto os KPIs estão associados à Meta de Conversão, as métricas demonstram uma forma bruta de um indicador que reflete o comportamento dos visitantes, sem objetivos de conversão.

Qual a importância das métricas para o seu negócio

A percepção ampliada do que está acontecendo com o seu negócio e quais são as melhores estratégias tomar se deve à escolha assertiva das métricas.

É importante também entender os dados que estão sendo analisados, pois a má interpretação dessas informações compromete toda a operação.

Online vs. offline

É nesse momento que muitos profissionais de pequenas empresas ou até mesmo das grandes se perdem ao fazer o cálculo de quantas inserções publicitárias devem ser utilizadas.

Temos que ter em mente que precisamos extrair, diretamente, duas variáveis:

  • Alcance: visitantes únicos pelo universo;
  • Frequência: impressões por visitantes únicos.

Assim precisamos fazer a divisão entre “Impressão” e “Universo” para alcançar o número suportado nessa mídia. Outra possibilidade de avaliação é a análise do TRP, sendo esta uma opção mais fácil do que na TV.

Normalmente trabalhada pelo IBOPE, com verificação nos medidores residenciais, utilizamos a ferramenta “streaming” para identificar as visualizações recebidas pelo site.

Dessa forma, saímos de um processo de estimativa e verificamos resultados mais precisos.

Diferente do que acontece com a televisão, teríamos o numerador proveniente do total de impressões, multiplicado por 100. O resultado é o número de audiência total.

  • Cálculo: Audiência Total / Impressões Totais x 100 = Número de Audiência.

Com esse estudo, podemos perceber que as métricas digitais alcançam um nível de precisão superior às demais, permitindo mais agilidade no processo de estudo de resultados.

Assim, é possível parametrizar os resultados obtidos nas campanhas online e offline, além da sua importância nas estratégias de marketing e na mensuração de ROI.

ROI: Return on Investment

A expressão significa “Retorno sobre Investimento” e refere-se à relação do dinheiro ganho ou perdido em uma transação de investimento.

Existem três formulações possíveis de taxa de retorno:

  • Taxa de retorno efetivo: a medida de avaliação do desempenho de um investimento;
  • Taxa de retorno exigido: determinante do valor do investimento;
  • Taxa de retorno previsto: medida ante o desempenho de um investimento.

O ROI também é interpretado como o valor conquistado por uma empresa, em relação ao custo utilizada na sua campanha de publicidade.

O cálculo comumente utilizado é: (Lucro do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento.

Fusão das métricas

Como já foi explicitado, o controle e a mensuração dos resultados de uma ação são essenciais no desenvolvimento de pequenas empresas e na formulação de novas estratégias de marketing.

No caso das ações online, a obtenção das métricas é fácil, o que não pode ser dito das offline.

As empresas estão mais engajadas em participar do ambiente digital.

Para isso, elas têm feito grandes investimentos nas ferramentas de avaliação e de obtenção de resultados.

Independente do meio de comunicação escolhido, deve-se levar em consideração o universo de pessoas alcançadas pelo canal e o nível de captação da mensagem, além da relação com o investimento da campanha.

Os profissionais mais conceituados do mercado têm uma perspectiva de comunicação 360°, termo utilizado ao falar da promoção da sua marca.

Comunicação 360°

Esse conceito visa a integração de todos os meios para atingir o receptor da mensagem (cliente), primando pela interação e melhor engajamento do negócio com o seu público-alvo.

Antigamente, os setores de comunicação tinham o objetivo de informar o consumidor.

Hoje, eles são responsáveis por interferir em todos os processos de uma organização e trazer uma blindagem para a imagem da marca.

O papel da comunicação intermedia todo o ciclo de relações de uma empresa, auxiliando no desenvolvimento do produto oferecido.

Uma comunicação integrada bem executada pode interferir positivamente no posicionamento das marcas, aprimorando o relacionamento com o cliente.

As pequenas e médias empresas devem ter essa visão estratégica, já que estão vivenciando uma fase de ascensão contínua.

A perpetuação de uma organização no mercado ocorre em decorrência de práticas inovadoras e da integração de todos os seus meios de contato com o público.

Em quais formas e momentos utilizar as métricas

Em um mundo cheio de possibilidades de marketing on e off, há uma percepção cada vez mais latente de integração entre essas duas estratégias, descartando um pouco as suas diferenciações.

A inclusão de ambas estratégias define um caminho de maior opções de quantificação dos resultados.

Ou seja, há uma diversidade de caminhos para avaliar as ações de comunicação.

Quando uma empresa pequena não procura ter acesso às ferramentas que tornam o resultado de uma campanha aplicada tangível e não sabe quais são as métricas mais eficazes que devem ser utilizadas, dificilmente conseguirá alcançar a ascensão do seu negócio.

Assim, medir é fundamental, mas o conhecimento de quais formas e em que momento deve ser feito essa prática é indispensável para melhorar o aproveitamento e o entendimento dos objetivos da organização.

Percebeu a diferença entre as métricas online e offline?

As suas vantagens e desvantagens? O melhor momento para utilizá-las?

Deixe o seu comentário com sugestões ou dúvidas!

Roder cypriano
OLÁ Mulricom

Saiba como usar de forma rentável sua base de contatos.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,