8 dicas para ter um site de sucesso

Publicado em 21 de agosto de 2019 . Categoria: Site | Site responsivo | Websites

Vetor com pessoas da Olá Multicom trabalhando na construção de um site de sucesso

Você já entendeu que a sua empresa precisa de um site, certo? Mas você sabe o que fazer para ter um site de sucesso?

Ter um site de sucesso na imensidão da internet não é coisa tão simples. A concorrência no mundo virtual está cada vez maior e cada vez mais qualificada. Mas, embora não exista a fórmula mágica, existem algumas técnicas que, quando bem associadas, podem gerar fortes resultados.

Acompanhe o artigo de hoje e confira as nossas 8 dicas para ter um site de sucesso.

 

#1 Cadastre seu site nos motores de busca

Os motores de buscas ou buscadores são sistemas destinados a localizar informações inseridas na internet. De todos os existentes, o Google é o mais dominante em todo o mundo, mas além dele existem outros, como o Bing, o Yahoo, o Ask, o MSN Search, o Terra etc.

Embora menos populares que o Google, o Bing e o Yahoo também são considerados excelentes motores de buscas, conhecidos pela força de pesquisa por imagens personalizadas.

Como a ideia é alcançar o consumidor, o buscador mais indicado para o seu site é aquele que fornece a melhor experiência de pesquisa, em buscas rápidas, avançadas e por imagens de acordo com o seu negócio.

 

#2 Integre o seu site ao Google Meu Negócio e/ou Bing Meu Negócio

Se a sua empresa possuir um estabelecimento físico, uma forma interessante de fazer com que ela apareça no ranqueamento do Google é cadastrá-la no Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita de geolocalização.

Ao pesquisar por palavras-chave no seu segmento ou mesmo diretamente pela sua marca, o usuário que estiver próximo à sua localização será levado com rapidez e facilidade a uma página de resposta com dados da sua empresa, como endereço com GPS, site, telefone, horário de funcionamento, relevância etc.

Além de encontrar a sua empresa para o cliente, o Google Meu Negócio permite visualizar métricas importantes, como as palavras-chave utilizadas pelo usuário, o total de vezes que seu negócio foi exibido pelo Google e pelo Google Maps e as ações dos usuários em relação às informações encontradas.   

O Bing Places to Business também apresenta essa funcionalidade. Embora não seja tão popular quanto o Google, aparecer nos resultados do Bing também é importante, pois há um número considerável de usuários usando este serviço, como os usuário do Windows Phone, sobretudo a linha Nokia Lumia, o buscador padrão é o Bing.

 

#3 Tenha um site responsivo

Um site responsivo é um divisor de águas para qualquer negócio. Se as pessoas estão, em sua grande parte, consumindo informação e realizando compras pelo smartphone, o site da sua empresa deve possuir a flexibilidade de adaptar-se a esses dispositivos.

Como falamos no post site responsivo para hotéis, a responsividade não é apenas uma tendência tecnológica, ela veio para ficar e já está interferindo no destino de muitas marcas.

Além de alcançar mais facilmente o usuário, o site responsivo é melhor avaliado pelo Google que, em 2015, alterou os seus algoritmos para priorizar sites que são mobile-friendly (amigáveis para dispositivos móveis).

 

#4 Facilite o acesso às informações

Assim como um produto é o item fundamental de uma loja física, a informação é a matéria-prima de um site. Por isso, facilite o acesso a elas e procure observar a sua página como se fosse um consumidor. Ele está suficientemente claro e intuitivo?

Um erro que muitas empresas cometem é não dar importância às informações básicas. Elementos simples, como posição, cor e fonte da letra, por exemplo, fazem toda a diferença no acesso a uma informação.

Uma coisa bastante ignorada também são os rodapés da página, que devem ser usados para fixar informações de contato, blog, história da marca, ferramentas etc.


#5 Invista em um design bonito e funcional

O design tem um papel fundamental no sucesso de um site. Por isso é essencial que ele seja bem pensado e bem organizado, de preferência integrado ao slogan da marca ou a uma estratégia de negócio definida.

O design do site deve ser apropriado para o público, com uma linguagem e um visual capazes de gerar aproximação e identificação com ele.

Designs leves e cleans são sempre uma boa alternativa, justamente porque evitam um sobrecarregamento visual, poupando o usuário de qualquer desconforto durante a navegação. Como um ambiente físico, o design do seu site deve ser aconchegante.

 

#6 Tenha um domínio profissional

Antes de qualquer coisa, o domínio do seu site deve ser profissional. Possuir um nome.com mostra, por si só, profissionalismo e seriedade ao seu negócio.

Busque por um domínio o mais próximo possível do nome da empresa/marca, para que o site seja associado imediatamente ao nome do negócio. Assim, mesmo que as pessoas não tenham o endereço preciso do site, ao procurar por sua marca na internet, encontrarão facilmente o seu endereço eletrônico.

 

#7 Aplique os conceitos de UI e de UX no design do seu site

Os conceitos de UI e UX design são usados na construção de websites com o objetivo é gerar a satisfação do usuário com a página.

O UI design, ou User Interface (Interface do usuário), é usado para aperfeiçoar o modo como o usuário é guiado pelo site. Uma boa estratégia de UI evita que o site se torne confuso, por exemplo, ou que comunique sem clareza as propostas e informações necessárias.

Quanto ao UX design, ou User Experience (Experiência do usuário), diz respeito à sensação que o usuário tem ao entrar em contato com o seu produto a partir do seu site.

A experiência do usuário será positiva quando o site facilitar a ele meios de acessar o vendedor ou saber mais sobre determinado produto ou serviço, por exemplo. Dito de outra maneira, com um bom UX, o site se torna agradável e atraente, gerando mais oportunidade de vendas.

 

#8 Ofereça um conteúdo relevante

Como falamos acima, o conteúdo é a matéria-prima de um site. Para ter um site profissional, você não pode se contentar com qualquer conteúdo, mas investir em informação de qualidade para o seu público.

Um conteúdo relevante e periódico será a principal estratégia a favor do crescimento do seu site. Por isso, manter um blog associado ao site da empresa é não apenas um canal de contato com o cliente por meio de um conteúdo de valor para ele, mas também uma forma de impulsionar o tráfego em seu site.

 

Conclusão

Um site qualificado não surge da noite para o dia, mas se diariamente você investir em estratégias inteligentes, certamente em pouco tempo começará a ter os resultados esperados.

Para ter um site de sucesso, há ainda um ingrediente que não pode faltar: a informação. Ela dá suporte para todos os demais pontos de que falamos acima.

Se você deseja gerar resultados para a sua empresa por meio do seu site, você precisa acompanhar tendências e conteúdos relativos ao seu nicho de mercado e empregá-los na realidade da sua empresa.

Precisa de ajuda nesse processo? Conte com a Olá Multicom, especialista em marketing de conteúdo e inteligência de vendas.

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Olá Multicom – Agência de Inbound Marketing

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