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7 motivos para investir em Inbound Marketing para Indústria

Em meio a dificuldades como os altos custos de manutenção e tributários e constantes crises que impactam o mercado consumidor, o setor industrial precisa sempre se reinventar e buscar a melhor opção de marketing para indústria. Você sabia que, mesmo não vendendo diretamente para o consumidor, as indústrias têm se beneficiado de vantagens concretas quando investem em inbound marketing?

Neste artigo, você vai conhecer os principais motivos para começar a investir em Inbound marketing para indústrias e entender os benefícios dessa estratégia para o seu negócio. Acompanhe!

1. O Inbound Marketing resolve os problemas da indústria

Antes de começar, você sabe o que é Inbound marketing?

O Inbound Marketing é uma estratégia digital voltada para resultados, baseada na atração e no relacionamento com o consumidor. Ao aplicar esse tipo de marketing para indústria, você vai passar a atrair clientes de maneira voluntária e seguir o processo de prospecção, conhecido como funil de vendas.

Nessa etapa, você vai perceber que nem sempre o seu cliente está pronto para fazer negócio, atentando-se para a necessidade de fornecer informações adequadas para cada fase desse processo. O resultado é um índice maior de vendas e de prospecção de clientes.

Se a sua indústria enfrenta problemas para fechar negócios ou se depara com empresas despreparadas para realizar uma compra ou tomar uma decisão, então o investimento nesse tipo de marketing para indústria é a sua melhor opção.

2. É um tipo de marketing para indústria que ensina aos clientes

Você já parou para pensar em quantas buscas diárias são feitas no Google sobre o produto fabricado por você? Um dos processos fundamentais do Inbound Marketing é a nutrição dos clientes com informações importantes sobre o que a sua empresa produz. E quem melhor do que você para prover informações sobre o produto que você fabrica?

Aposte em publicações periódicas sobre as dúvidas comuns sobre os seus produtos e informações sobre as novidades do seu campo de atuação. Mas fique atento: esse conteúdo não deve focar nas vendas. É preciso  adotar um tom mais informativo para ajudar o cliente a tomar uma decisão ou a identificar um problema ou necessidade.

Confira outras vantagens de adotar essa prática:

  • amplifica o alcance da sua mensagem, podendo aumentar exponencialmente a procura pela sua empresa;
  • aprofunda a relação entre indústria e clientes o que pode tornar a sua empresa uma autoridade no setor;
  • otimiza a posição do site da sua empresa em motores de busca, como o Google;
  • facilita a mensuração das suas estratégias, pois quando uma empresa foca no Inbound Marketing para indústria, ela pode acompanhar o desempenho das suas publicações e a geração de prospectos.

3. Auxilia na geração e qualificação de leads

Em um cenário de estagnação e cautela na hora de fechar um negócio, encontrar e gerar clientes em potencial (leads) não é uma das tarefas mais fáceis, principalmente se a sua empresa não possui ainda uma estratégia inbound.

Ao adotar o Inbound Marketing, a indústria passa a controlar o fluxo de geração de leads. Mais do que isso, é possível obter dados de pessoas que simplesmente visitam o seu site e que podem vir a se tornar potenciais clientes!

E as vantagens não param por aí. Com a adoção dessa estratégia, a sua empresa passa a produzir conteúdos que direcionam esse cliente em potencial para a compra. Então, quando ele procurar você, já vai possuir informações suficientes para fechar negócio, o que facilita o trabalho da sua equipe comercial.

4. Reduz o custo do marketing para indústria

Quando falamos em planos de marketing para indústria, geralmente pensamos em ações pontuais, como a participação em feiras e eventos, por exemplo.

Mas para colocar novamente a empresa em evidência, é sempre necessário investir em outras ações publicitarias, como comerciais, materiais informativos e nem sempre é possível medir a eficácia dessas ações.

Com o Inbound Marketing, você resolve esse problema. Evitando ações desconexas e concentrando os seus esforços em uma estratégia inbound, a sua empresa economiza tempo, dinheiro. Afinal, se comparado com as formas tradicionais, o marketing inbound é mais econômico.

5. Automatiza todo o processo de marketing industrial

Você já ouviu falar em automação de marketing? Trata-se do processo pelo qual os visitantes e leads que acessam o seu conteúdo são direcionados automaticamente para a equipe de vendas.

Uma vez que a sua indústria comece a investir em Inbound Marketing, os seus números de visitantes tende a crescer e eles podem ter objetivos diversos. Com a automação do marketing você consegue encaminhar os clientes finais para os seus revendedores e direcionar revendedores para a sua equipe comercial.

Além disso, é possível automatizar processos por meio de “gatilhos”, como:

  • o envio de e-mails automáticos para clientes que fecharam negócio com o seu revendedor;
  • a criação de páginas especiais para captar leads em eventos e encontros;
  • o envio de conteúdos interessantes para clientes que acessam determinado setor do seu site.

6. Promove um relacionamento duradouro com os clientes

Vamos supor que a sua empresa participa de uma feira de negócios. Como ela mantem um relacionamento com os clientes depois do evento? É um erro se relacionar apenas com aqueles clientes já interessados em comprar.

Assim, a sua indústria perde uma porcentagem grande de empresas que estão formando uma opinião sobre o assunto. Felizmente, uma estratégia inbound auxilia o processo de relacionamento com o cliente.

Sabe por quê? Pois ele atrai ao invés de interromper. A sua empresa vai estar sempre criando conteúdo e recebendo feedbacks, o que estimula um relacionamento de confiança e duradouro com os clientes.

7. Fortalece a marca no mercado

Por fim, um dos melhores motivos para investir em Inbound Marketing é que, a partir das ações direcionadas por ele, a sua empresa vai ficar cada vez mais conhecida no setor industrial.

Tornar-se referência é um dos principais objetivos de empresas de qualquer ramo de atuação. O caminho até lá exige esforço e empenho, mas é recompensado com a criação de um valor agregado para os seus produtos e uma facilidade de negociação e de precificação.

Com a estratégia e aliados corretos, a sua indústria pode sim deixar a crise de lado e experimentar o sucesso nas vendas. Agora que você entendeu por que o Inbound deve ser aplicado em qualquer estratégia de marketing para indústria, siga-nos no Twitter e Facebook e não perca outras novidades!

Roder Cypriano
OLÁ Multicom
Agência Parceira LAHAR