6 bons formatos de conteúdo para sua estratégia de marketing

Publicado em 21 de março de 2018 . Categoria: Conteúdo | Inbound Marketing | Marketing

Formatos de conteúdo para sua estratégia de marketing

A concorrência cada vez mais intensa entre as empresas impulsiona as marcas a buscarem novas formas de atrair a atenção do seu público. A produção de conteúdo, por exemplo, é uma estratégia de marketing que tem sido bastante utilizada no mercado. Segundo levantamento realizado, 71% das empresas já adotam o marketing de conteúdo.

Uma das maiores vantagens dessa estratégia é a oportunidade de atrair o cliente certo para o seu negócio. Isto é, por meio de um conteúdo de qualidade, a empresa conquista as pessoas que têm interesse e potencial em adquirir os seus produtos e serviços.

Sem falar que o marketing de conteúdo aumenta a visibilidade da marca e eleva as chances de gerar vendas. Portanto, investir nessa estratégia é indispensável nos dias de hoje. Conheça a seguir, os principais formatos utilizados para começar a conquistar sua audiência!

1. Blog posts

Ter um blog é essencial para quem deseja se destacar no segmento de atuação. Mas antes de colocar a mão na massa, o primeiro passo é criar a sua persona. Ou seja, é preciso entrevistar os principais clientes para identificar características em comum e montar um personagem que represente o comprador ideal do seu negócio.

Além das informações demográficas, é fundamental saber o tipo de assunto que interessa essa pessoa, as redes sociais que ela utiliza, dentre outros dados. Com isso, você terá muitas ideias para criar um texto relevante, que vai captar o interesse de quem tem o potencial para comprar de você.

Outro ponto muito importante é compreender que o consumidor percorre um caminho antes de se tornar cliente da sua empresa. Essa jornada que ele atravessa necessita de um conteúdo apropriado para cada fase. O objetivo é sempre conduzir a persona para a próxima etapa até chegar na decisão de compra.

Na maior parte das vezes, os blog posts são utilizados nas fases iniciais desse trajeto com temas mais abrangentes. Se a empresa atua no setor financeiro, por exemplo, pode produzir um artigo sobre “3 dicas para economizar todos os dias”.

Esse texto terá o papel de “puxar conversa” com o potencial cliente e atraí-lo para dentro do seu site. O diálogo pode continuar com alguns artigos sobre “como organizar as finanças da sua empresa”, por exemplo. Ou seja, os textos também servem para educar as pessoas que estão avançando ao longo dessa jornada. Nesse momento, não é recomendado falar da solução que a empresa oferece diretamente.

Em resumo, para produzir artigos de sucesso é preciso identificar os assuntos que a sua persona gosta, os problemas e desafios que ela tem no dia a dia. Além disso, utilizar a ferramenta Google Trends pode fornecer bons insights sobre a criação de um tema interessante.

2. Webinários

Uma estratégia de conteúdo muito eficaz é organizar palestras online. Esse formato permite maior interação com os potenciais clientes e aumenta a sua autoridade. Afinal, compartilhar um conhecimento específico sobre determinado assunto, mostra que você é um especialista.

Além de ajudarem você a se tornar uma referência no segmento, as transmissões ao vivo podem ser utilizadas para gerar leads. Para captar o e-mail das pessoas que têm interesse no seu negócio, você pode solicitar que elas se cadastrarem para participar de um workshop online, por exemplo.

O planejamento é indispensável, pois será necessário definir um tema, escolher uma data e convidar parceiros da sua área. É interessante divulgar a landing page das inscrições nas redes sociais, por meio do e-mail marketing e nas ferramentas de mídia como o Google AdWords e o Facebook Ads.

As chamadas dentro do site para o evento também funcionam bastante para atrair cada vez mais participantes. No dia da palestra, envie um lembrete para as pessoas que se cadastraram e faça uma apresentação incrível para a sua audiência.

3. Podcasts

A estrutura de programas de áudio divulgados no meio online vem ganhando muita receptividade. Esse formato permite debater diversos assuntos até mesmo com outras personalidades do seu mercado. É um conteúdo rápido e que pode ser consumido enquanto a persona realiza outras atividades.

Você pode criar uma série de episódios para publicar toda semana. É uma forma de manter a sua marca presente em vários momentos do potencial cliente: seja no carro, no ônibus ou no computador de casa.

4. Infográficos

As informações visuais são elementos que chamam bastante atenção, como é o caso dos infográficos. Esse formato pode ser utilizado para a geração de leads. Para criar um, é necessário divulgar dados e números de maneira dinâmica e muito mais atrativa! Por isso, utilize cores e divida as informações em blocos, de forma que elas fiquem o mais visuais possível.

5. Cases de sucesso

Os estudos de caso são excelentes materiais para destinar às pessoas que já estão próximas da decisão de compra. Ou seja, disponibilizar um e-book com os principais cases da sua empresa, pode encorajar a persona a procurá-la para fechar negócio.

6. Vídeos

Os vídeos ainda são uma tendência da comunicação digital e precisam ser utilizados como estratégia de marketing. Muitas vezes, um artigo do seu blog pode se tornar um vídeo de 5 minutos. Também é muito interessante transformar em vídeo um conteúdo muito denso e complicado de ser compreendido.

A capacidade que esse formato tem de prender a atenção das pessoas é incomparável. Portanto, crie um canal no Youtube e tenha uma periodicidade no envio dos vídeos. É sempre importante manter uma frequência, pois a sua audiência vai se programar para assisti-los. Divulgue os episódios nas redes sociais e aumente a visibilidade dos seus conteúdos.

Diante de vários formatos, fica até difícil escolher qual deles se encaixa melhor na sua estratégia de marketing. A ideia é que você crie um calendário editorial e aja de acordo com a sua disponibilidade. É de suma importância que o seu negócio se comprometa com a periodicidade das postagens.

Sendo assim, se não for possível produzir um vídeo por semana, não se preocupe! Produza um a cada quinze dias, mas se comprometa com a qualidade e a manutenção dessa regularidade.

Agora que você já compreendeu como os diferentes formatos de conteúdo podem ser utilizado na sua estratégia de marketing, que tal entender melhor as vantagens que o marketing de conteúdo oferece? Leia o nosso artigo Por que as empresas devem investir em Marketing de Conteúdo? e descubra!

Roder Cypriano

OLÁ Multicom
Agência Certificada em Inbound Marketing

desenvolvimento de sites responsivos

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