5 principais tendências de Inbound Marketing para 2018

Publicado em 23 de fevereiro de 2018 . Categoria: Agência de Inbound Marketing | Agência de Mídias Digitais | Agência Marketing Digital | Agência Olá Multicom | Clientes | Conteúdo | Empreendedores | Empreendedorismo | Empresas | Facebook | Ferramentas Marketing Digital | Funil de Vendas | Gestão de Marca | Inbound Marketing | Inbound Trade | Indústria da Tecnologia | Internet | Keywords | KPIs | Leads | Marketing | Marketing Conteúdo | Marketing Digital | Marketing offline | Marketing online | Marketing Tradicional | Olá Multicom | Plano de Marketing | Propaganda | Publicidade | Publicidade On Line | Público-alvo | Redes Sociais | Site responsivo | Social Media | Storytelling | Tendências | Tipos de marketing | Trade Marketing | user experience | Vendas | Websites

Para trilhar um caminho de sucesso no inbound marketing, é preciso contar com as ferramentas certas. E essa escolha depende de inúmeros fatores, como a proposta da empresa, o perfil do público e as plataformas de divulgação utilizadas.

Além disso, as novidades surgem cada vez mais rapidamente, o que torna obrigatório estar atento ao mercado para utilizar os melhores e mais poderosos recursos de marketing digital para alcançar os seus objetivos.

Devido à importância desse conhecimento, listamos 5 das principais tendências de inbound marketing para 2018. Confira!

1. Conteúdo personalizado

A criação de conteúdo personalizado é uma forte tendência para 2018 por fugir do conceito de “mais do mesmo”. Como uma estratégia de marketing eficiente precisa focar nas características das duas personas (empresa e público), esse recurso ajuda a formar um direcionamento mais preciso e com ações mais trabalhadas.

A personalização não fica somente no campo das ofertas exclusivas. Ela já se expandiu para outros elementos importantes do processo, como as recomendações de compras. Os clientes valorizam bastante uma experiência de compra personalizada, o que mostra o quão necessário é focar na produção desse tipo de conteúdo.

Um item bastante agregador para isso é contar com a inovação como uma grande aliada. Por meio da automação do marketing de conteúdo, é possível obter inúmeras vantagens, como escalar a produção, criar e manter um padrão de qualidade, garantir a entrega do conteúdo ao público-alvo e alinhar melhor a estratégia com base no funil de vendas.

2. Vídeos em diversos formatos e plataformas

Os vídeos ganharam muita força nos últimos anos e a tendência é que isso aumente ainda mais em 2018. As opções são muitas e para diversos fins.

Para quem deseja usá-los no funil de vendas, existem as opções de fazer mini-cursos, vídeos explicativos, Story no Instagram, entre outras.

Já para a conversão, alguns dos formatos utilizados e que vêm ganhando bastante força são os vídeos “Thank-you Page” (utilizados na página de agradecimento), vídeos com coletores de leads inseridos e automatização de vídeos com base na inteligência virtual.

Para vendas, os webinars são excelentes, pois permitem divulgar produtos e serviços de uma forma mais interativa, incluindo passar muito conteúdo e trocar informações com o público.

Em 2017, vimos também o crescimento das lives e do streaming, tendências que estão se popularizando e prometem alcançar maiores resultados no próximo ano. Uma das explicações para todo esse sucesso é a grande capacidade de captar leads, o que é fundamental para outras etapas da estratégia, como o e-mail-marketing, por exemplo.

3. Big Data

Em resumo, o Big Data representa a união de informações presentes em bancos de dados, sejam eles de servidores ou de determinadas empresas. Eles podem ser acessados e normalmente existe uma ligação entre o conteúdo ali exposto.

Esse acesso pode ser feito de qualquer lugar e por muitos usuários. Exemplos clássicos disso são o YouTube e o Wikipédia.

Especialistas, porém, dizem que o conceito de Big Data é ainda mais amplo e pode ser descrito como qualquer informação de empresas e organizações que pode ser acessada pela internet.

Ao reunir uma coleção de informações, fica fácil instrumentalizar as operações e fazer a sua empresa crescer com isso. O Big Data pode ser dividido no que é chamado de 5 V’s:

  • volume: esse é o ponto de partida do Big Data e se divide em dois pontos: armazenamento e análise;
  • velocidade: quando falamos em velocidade no Big Data, estamos falando da rapidez com que as informações são inseridas e se expandem;
  • variedade: as informações são expostas na internet com os mais diversos formatos e isso se reflete no Big Data;
  • variabilidade: a variabilidade está relacionada à ação humana para gerar informações, o que pode variar conforme a demanda;
  • vínculo: o vínculo é a capacidade de conectar e gerenciar informações. Assim o controle e acesso delas se torna mais fácil.

Mas em relação ao Big Data ser uma das principais tendências de Inbound Marketing para 2018, a explicação se dá pela forte relação dele com várias etapas do marketing, como a análise de mercado, experiência de compra e automação.

Tudo isso se reflete em uma maior capacidade da sua empresa obter dados importantes, o que tende a ser uma excelente vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

4. Foco no mobile

O crescimento no uso dos dispositivos móveis trouxe à tona a necessidade de criar ações focadas para os usuários desses aparelhos. Indo muito além de oferecer um design responsivo que permita uma boa experiência de navegação no seu site, é preciso colocar o mobile marketing como uma cultura dentro da empresa, para que os resultados sejam os melhores possíveis.

Quando falamos em mobile marketing, estamos falando do presente e não do futuro, afinal, hoje temos a maioria dos acessos sendo feitos via celulares, tablet’s e afins. Esse fator também levou a um grande crescimento no número de compras feitas com esse viés tecnológico.

Outras vantagens que o mobile marketing apresenta são a possibilidade de segmentar por geolocalização, contar com a força dos aplicativos e melhorar o engajamento.

5. Marketing de influenciadores

O marketing de influenciadores apresentou um grande crescimento, por isso deve continuar tendo destaque no próximo ano. Ao contar com influenciadores digitais, a sua empresa tem em mãos uma excelente ferramenta para atrair novos clientes e facilitar a decisão de compra.

Imagina quantos dos vários seguidores de um influenciador digital possuem o perfil de cliente que você busca — e o quanto a sua empresa perde ao não ter acesso a eles.

Essas respostas ajudam a mostrar o porquê do marketing de influência ser tão forte e ser visto como uma das principais tendências de Inbound Marketing para 2018. Vale lembrar que contar com ajuda especializada é um excelente caminho para construir uma estratégia sólida, já que, ao contratar uma agência de marketing digital, seu negócio ganha muito conhecimento técnico e capacidade de criar ações poderosas e eficazes.

Por esse motivo, que tal contar com a nossa ajuda para levar a sua empresa ao topo no próximo ano? Basta entrar em contato conosco e nos falar sobre os seus planos. Aguardamos você!

Roder Cypriano

OLÁ Multicom
Agência Certificada RD Station

desenvolvimento de sites responsivos

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