5 Dicas Essenciais para obter mais Compartilhamento nas Redes Sociais

Publicado em 15 de outubro de 2015 . Categoria: Marketing Conteúdo | Redes Sociais

Existem algumas formas de influenciar seus seguidores a compartilharem o que você produz nas Redes Sociais

Criar uma fanpage, uma conta no Twitter – ou qualquer que seja a rede social de sua escolha – não significa que você tem presença nas redes sociais ou que tem boas estratégias de Marketing Digital.

Para que sua marca esteja viva, ela precisa ser vista, ter “likes” e ter o seu conteúdo compartilhado pelos seguidores.

Porém para conseguir que seus seguidores compartilhem cada vez mais o seu conteúdo é necessário tomar algumas medidas e estratégias.

Existem algumas formas de influenciar seus seguidores a compartilharem o que você produz além do já conhecido (que é  ter um conteúdo de qualidade, essencial para o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo).

Confira nossas 5 dicas essenciais para obter mais compartilhamentos nas redes sociais:

01. Enganar? Nem pensar!

Enganar o seu seguidor nunca deve ser sua estratégia.

A mentira tem perna curta e isso faz muito mal para sua marca. Perde credibilidade.

Infelizmente, muitas marcas ainda acham que usar títulos polêmicos, mentirosos e duvidosos é uma saída para que as pessoas compartilhem mais o conteúdo.

De certa forma, até pode ser verdade.

Porém, isso só acontece até o seguidor perceber que está sendo enganado e deixar de compartilhar.

Ou pior: deixar de seguir a sua marca.

Isso sem contar os comentários negativos que podem aparecer em cada post.

Depois de tanto tempo acostumado com a vida online, os usuários já não são mais simples pessoas usando a rede social.

Então, não os provoque ou os engane.

02. Converse com seu público

Sabe quando você chama um amigo para aquela conversa de bar?

Aquele papo agradável que dá vontade de ficar ali o tempo inteiro?

Guardando as devidas proporções, é justamente isso que sua marca precisa para que o seu fã compartilhe mais seu conteúdo: você precisa ser próximo ao seu seguidor.

Quando quiser dizer alguma coisa, converse. Saiba o que ele quer. Entenda o seu target.

Converse usando o mesmo idioma dele, a mesma forma de falar.

Se seu público é intelectual, utilize palavras técnicas. Se a sua audiência usa gírias para se comunicar, não hesite em usá-las.

Nunca se esqueça da idade e dos gostos deles.

Dessa maneira, sua marca não só cria um vínculo, como confiança e credibilidade para que ele possa compartilhar um conteúdo de qualidade nas redes sociais.

03. Dê o exemplo

Se não está conseguindo compartilhamentos nas redes sociais, utilize a técnica do espelho.

Quando você participa de forma indireta para o sucesso de outros, normalmente o que se vê é que eles ajudem e postem o seu conteúdo na página deles.

Vale lembrar que se plagiar, os motores de busca podem penalizar o seu site ou blog que você criou da pior forma possível, fazendo com que você não seja encontrado.

Por isso, não se esqueça de citar as fontes.

Essa técnica ajuda bastante a que as pessoas acreditem na veracidade de seu trabalho.

Porém não saia compartilhando qualquer coisa: não se esqueça do seu target.

Outra coisa a ser levada em consideração é não encher a timeline dos seus seguidores com muitos posts.

Isso pode afetar de forma negativa, já que com um simples “deslike” eles podem deixar de seguir a sua marca.

Se criar conteúdo de qualidade e relevante, as possibilidades de compartilhamento são muito maiores.

Não se esqueça e dê o exemplo!

04. Poste nos momentos de maior atividade

Se você assiste televisão ou escuta rádio, sabe que existe um horário onde as pessoas estão mais propensas a ver uma determinada publicidade, não é mesmo?

Embora as redes sociais estejam lá 24 horas e 7 dias na semana, é preciso saber o momento exato para um post. Concordo se você disser que o post pode ser visto em diferentes ocasiões, mas é necessário entender quando será a melhor hora para alcançar um maior número de seguidores.

Se falamos em posts patrocinados, tenha atenção redobrada e fique atento a todos os movimentos.

Uma grande vantagem do mundo online é a capacidade de medir cada ação quase que instantaneamente. Mais uma vez, pense no seu target.

Se, por exemplo, o seu público são as mães que ficam em casa, talvez seja mais interessante compartilhar o conteúdo enquanto as crianças estão na escola.

Mas caso a sua audiência sejam adultos solteiros que trabalham durante o dia, talvez a melhor hora seja durante a noite. Pense nisso!

05. Conte uma história

Já reparou que as novelas nunca terminam um capítulo sem um gancho para o próximo?

O mesmo acontece com os livros, os gibis, os romances, os filmes que têm mais de uma parte, etc.

Contar uma história cria uma expectativa no consumidor. É disso que sua marca precisa.

Se sua marca fala sobre coisas técnicas, mas mesmo assim precisa ser compartilhada, invente uma forma emotiva. Pois quando as pessoas se identificam com o conteúdo, automaticamente elas o compartilham.

Mostrar algo que é bom para você é o normal e corriqueiro das pessoas. Procure sair do lugar comum.

Você pode contar uma história engraçada, criar novos personagens, ou até transpor pessoas da vida real para o mundo online.

A chave aqui é usar a criatividade para atrair e reter o seu seguidor.

Crie posts diferentes, pense fora da caixa e nunca termine um post sem alimentar a curiosidade de seus leitores para um próximo post ou assunto.

Existem diversas formas para conseguir mais compartilhamentos nas redes sociais.

Aqui, mostramos algumas estratégias efetivas para que o seu conteúdo seja visto por mais pessoas e cada vez mais.

Mas não pare por aqui. Criar artigos, vídeos, virais de qualidade requerem muito trabalho criativo.

Deixe sua imaginação voar. Não corte suas asas.

Pense em tudo, por mais louco que possa parecer, e somente depois comece a ver o que realmente é necessário, importante e deve ser levado adiante.

Respeitar sempre o seu seguidor, não usar palavras impróprias, colocar botões de compartilhamento em seu blog, postar fotos de qualidade – seja no Instagram, Pinterest, Facebook ou Twitter – são outros exemplos de como conseguir que seus seguidores compartilhem o seu conteúdo.

Dedicando-se ao seu trabalho e entregando o que você gostaria de receber já é um passo inicial para que as pessoas comecem a compartilhar o que você posta nas redes sociais.

Quais são as técnicas que você usa para aumentar o número de compartilhamento nas redes sociais?

Deixe o seu comentário!

Roder Cypriano

Fonte: https://rockcontent.com/

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