5 dicas de redes sociais para pequenas empresas

Publicado em 16 de junho de 2015 . Categoria: Marketing Digital

Ganhe mais visibilidade

Atualmente, o Brasil possui mais de 110 milhões de usuários de internet e é muito difícil encontrar um deles que não use as redes sociais.

Percebendo que entramos de vez na era digital, a maioria dos empreendedores brasileiros investe em otimizar constantemente a sua presença online.

Atualmente, ter perfis interessantes nas redes sociais e saber como geri-los é fundamental para expandir os negócios, principalmente no caso das pequenas empresas.

Isso porque, além de serem fáceis de usar, as redes sociais são uma opção barata e eficiente para divulgar os serviços, agilizar o atendimento, criar campanhas publicitárias e permanecer em interação com os públicos de interesse.

Quer saber como aproveitá-las? Aqui vão 5 dicas para tirar o melhor das redes sociais em benefício da sua pequena empresa!

1. Ganhe mais visibilidade

Nas redes sociais, além de conferir as novidades dos amigos, os usuários têm contato com uma enorme quantidade de anúncios e de perfis comerciais que oferecem soluções para quase tudo.

A fim de ganhar destaque em meio a tanta informação, existem ferramentas que dão um empurrãozinho no seu conteúdo.

O Facebook oferece uma plataforma completa de criação e gerenciamento de anúncios, na qual é possível definir as características do público que você deseja alcançar e o orçamento que quer investir.

Além disso, você pode optar por privilegiar um post específico da sua página e promovê-lo para que ele chegue a um número maior de pessoas na rede.

O próprio Facebook ensina como usar a plataforma passo a passo.

Lembre-se: antes de começar a fazer anúncios, é preciso que a sua página esteja bem organizada e com conteúdo de qualidade, para garantir que o usuário interessado não se decepcione quando acessá-la.

2. Mantenha contato com o cliente

Se a sua empresa está nas redes sociais é porque seus clientes, atuais ou futuros, também estão.

Aproveite a oportunidade de usar mais esse canal de comunicação com eles e estenda as possibilidades de contato.

É importante estar atento e preparado para atender a dúvidas ou solicitações por meio da própria rede social, evitando desviar o cliente para outros canais de atendimento.

Respondendo a mensagens com agilidade e eficiência, você já está um passo à frente dos concorrentes que só podem ser contactados por telefone ou email.

Afinal, é a praticidade e a agilidade do atendimento online que ele está buscando!

3. Crie uma audiência e ganhe seguidores

Não adianta apenas criar um perfil no Facebook, no Twitter ou no Instagram e não alimentá-lo corretamente. Investir em conteúdo específico e de qualidade deve ser prioridade, pois a sua empresa será julgada pelo que cria e pelo que compartilha nas redes sociais.

O ponto forte é a interatividade. O objetivo é criar uma base de leitores que dialoguem com a sua página e movimentem as redes sociais da empresa, levando-a cada vez mais longe.

Interagir com os usuários de forma ativa e bem humorada é uma excelente maneira de gerar engajamento e ganhar visibilidade, como mostram exemplos de grandes empresas, como a Sadia e a Nestlé.

Procure abranger assuntos que tenham ligação com a sua área de atuação, mas sem cair na mesmice de falar só de si mesmo.

Estabeleça uma opinião

Pesquise tendências e assuntos que estão sendo comentados nas redes e tente criar um posicionamento interessante, pois só replicar o que já é dito pela maioria nunca vai te dar destaque.

Uma dica essencial é ter cuidado ao colocar a sua opinião em relação a questões polêmicas, para não ofender ninguém.

4. Construa uma reputação

No momento de escolher qual serviço ou produto comprar, é comum que o consumidor busque referências da empresa, procure comentários de outros clientes e pesquise sobre a confiabilidade do negócio.

As redes sociais são a plataforma perfeita para esse tipo de busca, já que consumidores reais têm a possibilidade de expressar suas opiniões e contar sobre as experiências que tiveram com a empresa.

Estando presente e ativo na rede, você pode incentivar os seus clientes a avaliarem seu serviço de atendimento, a rapidez da entrega, o custo-benefício e outros aspectos. O Facebook também oferece a opção de ativar a avaliação da sua página.

5. Tenha parâmetros e inspirações

Para evoluir é preciso ter objetivos bem definidos e condições de comparar o trabalho que você está fazendo com o que é feito por outras empresas do mesmo setor.

Nas redes sociais, você pode acompanhar a atuação de corporações líderes no seu segmento para obter inspiração e incorporar técnicas eficientes, mas claro, sem copiar!

Além disso, você também pode e deve verificar as ações promovidas pelos seus concorrentes, a fim de se certificar de que a sua atuação não está aquém do esperado.

Procure checar formas interessantes de realizar promoções e concursos em sua página, pois esse tipo de ação é uma ótima opção para gerar engajamento dos usuários e ganhar visibilidade através de compartilhamentos, por exemplo.

Ainda tem dúvidas sobre como impulsionar sua pequena empresa usando as redes sociais?

Deixe o seu comentário e assine também a nossa newsletter para receber informações úteis e atualizadas sobre Marketing Digital para o seu negócio!

Roder Cypriano

57 estatísticas para você investir em marketing de conteúdo agora!

Razões para investir em marketing de conteúdo
Razões para investir em marketing de conteúdo

Tags: