5 dicas de ouro para reduzir custos desnecessários na sua empresa

Publicado em 2 de maio de 2017 . Categoria: Agência de Inbound Marketing | Negócios

5 dicas de ouro para reduzir custos desnecessários na sua empresa

Em tempos de instabilidade financeira, é fundamental estabelecer políticas de redução de custos na empresa, principalmente quando há muitas despesas supérfluas em prática.

Especialmente se forem implantadas em época de bonança, algumas mudanças pontuais podem fazer uma grande diferença no resultado mensal, tornando perfeitamente possível recuperar perdas.

Quer entender melhor como fazer isso? Confira abaixo 5 dicas de ouro para melhorar as finanças da marca!

1. Classifique suas despesas

Para diminuir gastos desnecessários, é preciso detectá-los. Uma boa forma de avaliar a situação financeira da empresa é catalogar, mensalmente, todas as despesas. Para obter dados mais reais, inclua também as despesas menores: por mais insignificantes que elas aparentem ser no momento, isso é essencial.

Ao registrar os resultados, você vai se surpreender com o impacto financeiro que alguns gastos supérfluos podem causar no seu negócio. Com a detecção do desperdício, torna-se mais fácil definir o que pode ser excluído ou restringido para economizar.

2. Renegocie suas dívidas

Caso seja possível, contratar uma modalidade de crédito que ofereça juros mais baixos para quitar o saldo devedor das dívidas é uma boa opção.

O crédito consignado empresarial é uma boa escolha, já que as parcelas são recolhidas diretamente na folha de pagamento e as taxas de juros são mais baixas. Ao fazer isso, economiza-se nos juros e alivia-se o orçamento, pagando parcelas mais reduzidas.

3. Utilize a tecnologia

A Internet veio para facilitar a vida das pessoas ao reduzir a distância entre elas. Deslocamentos para reuniões — que necessitam de automóveis, pessoal e tempo — e viagens, por exemplo, podem muito bem ser substituídos por conferências via Skype. Deve-se priorizar reuniões externas somente em incidentes extremos.

A utilidade da tecnologia é representada pelo surgimento dos softwares de gestão, que ajudam a manter um gerenciamento eficiente de diversos setores da empresa. O ERP (Planejamento dos Recursos da Empresa em português) é uma excelente opção, pois ele pode analisar e controlar todas as etapas de produção.

Este software faz:

  • a compilação de todas os dados e informações;
  • une todos os setores da empresa como: financeiro, vendas, logístico, produção, marketing;
  • diminui o desperdício de tempo e materiais;
  • aumenta a qualidade do produto;
  • fideliza clientes.

Essa é uma das mais eficientes formas de promover a redução de custos na empresa!

4. Aplique a sustentabilidade

Substituir o sistema de ar-condicionado em determinados pontos com correntes de vento é uma boa saída: além de gerar uma grande economia, essa é uma prática mais sustentável. Aproveitar a iluminação natural também ajuda a reduzir gastos com a conta de luz!

Trocar copos descartáveis por bebedouros, incentivando os colaboradores a utilizar sua própria garrafa, promove a conscientização do uso racional de materiais e também é uma alternativa para economizar.

Imprima etiquetas utilizando rascunhos e estabeleça uma “política de impressão”, na qual só é permitido imprimir arquivos que sejam realmente utilizáveis. Criar um método de classificação e importância desses documentos é fundamental!

5. Promova metas para a equipe

É impossível ter sucesso no plano de redução de custos sem antes educar a equipe para essa missão. É importante contar com colaboradores empenhados em aumentar a eficiência e a qualidade dos seus serviços.

Se as dicas mostradas forem adotadas, a redução de custos na empresa será uma realidade prazerosa. Não perca tempo e comece já a correr atrás do prejuízo!

O que achou deste artigo? Está satisfeito com as informações listadas sobre redução de custos na empresa? Comente sobre suas experiências em gestão de redução de custos!

Roder Cypriano
OLÁ Multicom
Agência Certificado RD Station


 

produção de sites

Tags: