4 sinais de que a sua estratégia de marketing digital não está de acordo com os objetivos da sua empresa

Publicado em 15 de dezembro de 2015 . Categoria: Blog Profissional | Ferramentas Marketing Digital | Inbound Marketing | Marketing Digital

Que é preciso investir em Marketing Digital e ter um planejamento próprio para sua empresa o empreendedor está consciente. Mas mesmo quando as empresas investem, ainda cometem algumas falhas que afetam os resultados finais. É preciso estar atento, pois não basta utilizar as principais ferramentas e estratégias se não souber como potencializar o seu negócio e atrair clientes da forma correta.

Quais os sinais básicos de que uma empresa está realizando o seu Marketing Digital de modo incorreto? Descubra no nosso artigo do dia!

Não criar suas personas corretamente

Este é um dos pilares de seu plano de Marketing Digital e por isso, é fundamental que você saiba como realizar esta tarefa. Falhar no momento de criar suas personas pode comprometer todo o restante de seu planejamento, pois é por meio de suas personas que você desenvolve toda a comunicação da empresa.

O conteúdo produzido e os canais utilizados são definidos conforme sua persona. Portanto, se houve erro no momento de desenvolver, você pode estar realizando investimento de forma incorreta.

Taxa de conversão

É muito comum que a empresa defina o seu “cliente perfeito”, mas não descubra realmente quem é o seu público. Em outras palavras, criam um perfil sem ter um embasamento para sua escolha.

Daí direcionam sua comunicação de forma completamente equivocada. Isto prejudica, principalmente, sua taxa de conversão, que com certeza terá um desempenho ruim.

Não investir nas redes sociais

É muito comum que uma empresa faça postagens apenas de conteúdo e notícias internas nas redes sociais. Este é o primeiro passo para ser pouco atrativo.

É preciso investir tempo na produção de conteúdo apenas para as mídias sociais se deseja ter sucesso neste canal. O empreendedor deve estar ciente de que precisa gerar engajamento, participar de ações relacionadas ao seu segmento, criar um senso de comunidade e, inclusive, estar pronto para atender pelas redes sociais, pois seu público estará lá com certeza. É preciso que o empreendimento trace um planejamento de Marketing Digital para ser ativo nas redes sociais.

Não entender sobre nutrição de leads

A força e a importância do e-mail marketing, principalmente para vender, são conhecidas pelos empreendedores. Porém, poucos são aqueles que entendem de nutrição de leads e de como preparar os clientes para comprarem mais da empresa.

Muitos simplesmente param na coleta de nome e de e-mail, sem perceber que isso é muito pouco para que realmente conheçam seus clientes. O trabalho de nutrição de leads ajuda na tarefa de conhecer melhor a audiência.

Isso é fundamental, inclusive para definir estratégias futuras! Quem conhece bem o seu público, sabe em que investir e não perde tempo com ações que trarão pouco retorno.

Acompanhar os indicadores que não são importantes

Marketing Digital é sinônimo de mensuração e monitoramento das ações, pois simplesmente tudo pode ser mensurado! Porém, algumas empresas falham em seguir indicadores que, na prática, não oferecem nenhum tipo de retorno.

Por exemplo, citamos o uso de redes sociais. Acompanhar o número de curtidas é legal, mas se prender a este indicador não é interessante, pois o que realmente importa é saber a quantidade de pessoas vindas das redes sociais que compram da sua empresa.

O mesmo acontece na avaliação sobre o conteúdo de seu blog ou site. Muitas companhias focam nas visitas, mas o estilo dos visitantes (novo ou antigo), que é mais importante, poucas prestam atenção. Saber se o seu conteúdo está atraindo clientes novos ou fazendo com que os de sempre retornem pode ser mais importante do que a quantidade de visitantes.

No seu planejamento, é apresentado algum sinal de que você está cometendo erros como os que foram listados? Procurar uma consultoria especializada em marketing digital pode ajudar a encontrar falhas em seu plano, portanto, busque uma para obter garantias. Continue lendo nosso blog para conferir mais dicas sobre Marketing Digital!

Sucesso!

Roder Cypriano | OLÁ Multicom

Tags: