4 métricas que você deve acompanhar para o sucesso do seu site

Publicado em 8 de novembro de 2017 . Categoria: Sem categoria

Sabemos que ter um site de qualidade é uma condição básica para as empresas que investem em presença online. No entanto, apenas criar esse canal não é o suficiente para gerar resultados expressivos com o marketing digital: é preciso também entender as métricas para site mais relevantes e avaliá-las constantemente.

Caso a avaliação de resultados da sua página seja negligenciada, o negócio perderá muitas chances de alcançar seus objetivos  É fato que essa análise não é tão simples assim, pois nem tudo que pode ser medido deve, de fato, ser mensurado. Então, como descobrir quais indicadores de resultado é preciso avaliar para monitorar a performance do site?

Hoje, existem ferramentas muito eficientes que fornecem dados valiosos para essa tarefa. O Google Analytics, por exemplo, é gratuito e muito poderoso na avaliação de desempenho do seu site.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira a seguir quais métricas não podem faltar na sua estratégia digital e como analisá-las!

desenvolvimento de sites responsivos

Por que é preciso avaliar as métricas com frequência?

Sabemos que uma das principais vantagens de investir em marketing digital é poder medir os resultados a qualquer momento. Isso é algo fundamental para o sucesso de uma ação, pois permite alterar qualquer estratégia para obter um retorno maior. Ou seja: ao contrário do que acontece com as ações offline, no ambiente online tudo pode ser modificado para melhorar a sua performance.

Vamos imaginar que, ao avaliar o seu site, uma empresa percebe que o volume de tráfego caiu drasticamente durante um período de tempo. Em vez de continuar com as mesmas estratégias, os  gestores podem intensificar a divulgação dos conteúdos do blog por meio das redes sociais, de e-mail marketing e de anúncios, por exemplo.

Com isso em mente, é possível perceber que a análise da página é essencial para qualquer marca — independente do seu segmento — que pretenda atingir cada vez mais resultados com o seu site. A seguir, mostraremos as métricas para sites mais importantes.

4 métricas para site que você não pode deixar de acompanhar

Número total de visitas

Esse número corresponde ao total de visitas que um site recebeu em um determinado período. Ou seja, é possível visualizar quantas pessoas estão acessando a sua página. Dessa forma, você descobre se o seu site está gerando o volume de tráfego desejado ou se é preciso apostar em outras estratégias para aumentar a quantidade de visitantes.

Sabemos que as técnicas para otimização de um site são aliadas fundamentais na aquisição de tráfego. Entretanto, os resultados surgem gradativamente e se o negócio precisa de um retorno mais imediato, os anúncios podem ser a saída mais recomendada. Por isso, observar esses dados é de suma importância, pois eles demonstram se é preciso investir mais pesado na conquista de visitantes.

Quanto mais usuários o seu site conseguir alcançar, maior será a visibilidade do seu negócio e melhor será seu ranqueamento no Google. Consequentemente, as possibilidades de gerar vendas são ainda maiores quando existe uma audiência fiel à sua página.

Duração média da sessão

O tempo que um usuário gasta dentro do site é contabilizado por essa métrica. O ideal é que os visitantes passem o maior tempo possível dentro das páginas, pois isso também é bem visto pelo Google. Afinal de contas, se uma pessoa permanece por muito tempo dentro de um site, o mecanismo considera isso como um sinal de que ele é de qualidade.

Outro aspecto importante que a duração média da sessão revela é o nível de qualidade do conteúdo produzido pela empresa. Se os artigos estão de acordo com os temas de interesse da persona, consequentemente, a probabilidade de reter a audiência no site é maior. Porém, se o conteúdo não foi construído estrategicamente, o público pode ir embora da página em poucos instantes.

A criação da persona (perfil completo do cliente ideal) é indispensável antes de criar qualquer estratégia de marketing de conteúdo para o seu site. Afinal, publicar textos muito genéricos e que não resolvem o problema das pessoas não atrairá visitantes qualificados, certo?

Taxa de rejeição

Essa taxa é o resultado do percentual de pessoas que abandonam o site após visualizarem somente uma página. É comum vários sites terem uma taxa de rejeição alta, pois uma pessoa pode entrar na página para ler apenas um post e ir embora. Sendo assim, não é um indicador muito preocupante. No entanto, o objetivo deve ser sempre o de baixar a porcentagem o máximo possível.

Aquisição de tráfego

Outro ponto fundamental no momento de avaliar os resultados de um site é identificar a origem das visitas. Ou seja, se as redes sociais estão direcionando mais usuários para a sua página, é interessante investir ainda mais nesses canais e potencializar o seu tráfego.

Mas se a busca orgânica ainda está baixa é sinal de que é preciso investir mais pesado em estratégias de otimização do site no Google. Também é possível visualizar as palavras-chave pagas que trouxeram visitantes por meio dos anúncios no AdWords. Assim, você pode observar os termos que trazem mais resultados e eliminar as palavras que não geram tráfego.

Como realizar uma mensuração de resultados eficiente?

É fato que analisar os resultados periodicamente traz resultados fantásticos para o negócio. No entanto, essa prática requer tempo e muita dedicação, e em muitos casos, as pequenas e médias empresas não dispõem de profissionais capacitados para realizar essa tarefa.

Também é preciso compreender as métricas mais relevantes para o negócio e, sobretudo, saber transformar os dados em informações para a tomada de decisões. Por esses motivos, contratar uma equipe de especialistas para monitorar e analisar os números do seu site é fundamental para conduzir a sua estratégia digital com eficiência.

Sem dúvidas, o principal aspecto que deve ser considerado ao criar um site de sucesso é a experiência do usuário. Se todas as diretrizes são criadas colocando o público-alvo como o centro da estratégia, as métricas para sites tendem a ser muito positivas! Por isso, antes de criar uma página, entenda profundamente o comportamento da sua persona para atingir resultados fantásticos e alcançar cada vez mais visitantes qualificados.

Gostou dessas dicas e quer continuar acompanhando outras novidades? Assine agora mesmo a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail!

Roder Cypriano

OLÁ Multicom
Agência Certificada RD Station

 

Tags: