4 dicas para entender o seu consumidor ideal

Publicado em 28 de maio de 2017 . Categoria: Agência de Inbound Marketing | Marketing | Vendas

dicas para entender o seu consumidor ideal

Quando você sabe para quem está vendendo, é possível vender mais e melhor, certo? É por isso que a definição de um consumidor ideal é tão importante para o crescimento de qualquer negócio.

Com as informações certas em mãos, é possível focar as suas ações de publicidade para atingir um número maior de clientes em potencial, fechando mais negócios e otimizando a sua verba de marketing.

Mas como descobrir o consumidor ideal para o seu negócio e usar esse conhecimento para gerar mais vendas? É isso que você vai aprender neste artigo!

desenvolvimento de sites responsivos

1. Entenda sobre o seu consumidor ideal

O empreendedor que está há algum tempo no mercado deve conhecer as características das pessoas que fecham negócio com a empresa, o que elas costumam comprar, se têm filhos, qual a faixa etária etc.

Isso servirá como um norte para criar o que os profissionais de marketing chamam de buyer persona, que é justamente o seu consumidor ideal. É diferente de um público-alvo, por exemplo, que carrega características mais abrangentes.

Depois de saber sobre o seu consumidor ideal, você vai poder:

  • saber em qual canal de comunicação deve estar presente;
  • escolher corretamente onde veicular as suas propagandas;
  • criar promoções que gerem mais impacto para o seu público;
  • utilizar a linguagem correta nas suas abordagens de venda.

2. Mantenha um diálogo com ele na internet

82% dos brasileiros interagem com empresas pelas redes sociais e pelo menos 94% deles utiliza algum canal online para se informar sobre algum produto ou serviço.

O resultado dessa pesquisa da Accenture revela a importância de manter um diálogo com o cliente na internet e a necessidade de ter presença digital. Mas como fazer isso?

Nós te mostramos:

  • crie conteúdo interessante e de utilidade para o seu cliente;
  • publique periodicamente e não se esqueça de responder as dúvidas e as reclamações que surgirem;
  • considere contar com a ajuda de uma agência que monitore as suas redes sociais;
  • não pense só em vender, mas em educar e ser útil para o seu consumidor.

3. Crie conteúdo para agradar consumidores ideais

Um grande aliado do marketing tradicional é o chamado marketing de conteúdo. Hoje, 7 entre cada 10 empresas criam conteúdo relevante na internet como forma de atrair e educar o público, conduzindo-o até a compra.

É possível oferecer conteúdos mais ricos em troca de informações como endereço de e-mail e cadastros na sua base de dados. Essas informações, inclusive, poderão ser úteis no objetivo de entender o seu consumidor ideal.

Ao adotar o marketing de conteúdo, você também pode aumentar as suas vendas, pois vai atrair clientes que chegam até o seu site de modo espontâneo, interessados no que você publica.

4. Faça pesquisas de opinião

Você conhece a necessidade dos seus clientes, ou cria produtos e serviços sem levar isso em consideração?

Uma pesquisa ajuda a entender o que o seu consumidor ideal deseja, evita prejuízos futuros e cria oportunidades de negócio.

Uma forma de colocar a sua pesquisa em prática é criar questionários na sua empresa, solicitar que o cliente avalie o produto ou serviço após a compra ou, então, elaborar um questionário online.

Seja qual for a forma escolhida, prefira um questionário curto com perguntas objetivas. Dessa forma, você entenderá o seu consumidor ideal melhor e, quanto mais as empresas entendem o consumidor, mais elas crescem.

Parabéns por ter chegado até aqui! Ainda tem dúvidas sobre o tema? Aproveite o campo dos comentários para deixar suas perguntas e sugestões!

Roder Cypriano
OLÁ Multicom
Agência Certificada RD Station

Tags: