3 ótimas formas de qualificar o tráfego do seu site

Publicado em 7 de maio de 2018 . Categoria: Marketing | Marketing Conteúdo | Marketing Digital

Mais importante do que atrair visitantes para seu site é saber como gerar tráfego qualificado. Afinal, não são todas as pessoas que têm interesse ou estão dispostas a adquirir um produto ou serviço de sua empresa.

Para obter esse tipo de tráfego e aumentar suas vendas, é preciso entregar a mensagem certa, na hora correta e para a pessoa ideal. Parece um pouco complicado, não? Mas o timing perfeito é o grande segredo para aumentar a efetividade de suas campanhas.

A seguir, falaremos um pouco mais sobre o que é o tráfego qualificado, qual a sua importância para as estratégias de marketing e como consegui-lo. Boa leitura!

O que é audiência qualificada?

A audiência qualificada (ou tráfego qualificado) corresponde à atração de pessoas que têm interesse por seus produtos ou serviços — e que se assemelham às características da persona de sua empresa.

Um alto volume de visitantes pode indicar que as estratégias de captação estão funcionando. Mas, se ele não trouxer uma audiência qualificada e que converta em seu site (de visitante para lead e de lead para cliente), será apenas um número irrelevante.

Para atraí-la, é preciso conhecer seus gostos, suas necessidades, sua forma de pensar e sua disponibilidade de investimento a fundo. Ou seja: é fundamental entender o comportamento de seu público para, então, encontrar a melhor maneira de atingi-lo.

Se sua empresa produz peças para o setor automotivo, por exemplo, um estagiário de engenharia não é o público ideal para você. Afinal, ele não tem a intenção de compra e, muito menos, o poder de decisão para realizá-la.

Contudo, se o acesso for realizado pelo diretor de uma empresa desse segmento ou um gerente de compras, a história é diferente. Ambos têm o poder de compra e de decisão, o que os torna uma audiência altamente qualificada.

Qual a importância de atrair as pessoas certas para seu site?

Muitos pensam que atrair pessoas para um site não envolve custos, mas não é bem assim. A simples produção de um post para um blog, mesmo que realizada por algum colaborador da empresa, gera um gasto, por exemplo.

Como em qualquer outro tipo de investimento, é preciso que o site traga resultados para o negócio. Cada acesso realizado por uma pessoa que não tem interesse ou não se enquadra em seu perfil de público implica em um custo que nunca será reposto.

E a situação piora quando a empresa investe em links patrocinados (Google AdWords, Facebook Ads etc.) e erra na segmentação do público, gerando prejuízo financeiro e de tempo. Por essa razão, é fundamental atrair as pessoas certas para seu site.

Fazer com que 100% dos acessos a um site sejam qualificados é algo impossível. Mas, quanto maior for esse volume, melhor.

Como gerar tráfego qualificado em apenas 3 estratégias?

Saber como gerar tráfego qualificado é essencial e, para isso, é preciso pesquisar todos os aspectos da empresa e montar um planejamento de marketing. Não pense que a criação de diversos posts sobre o próprio negócio funcionará.

Veja, abaixo, algumas estratégias que são recomendadas e como elas influenciam na geração de tráfego qualificado para sua página:

1. Estudo de persona

Essa é a base para que todas as outras táticas de seu empreendimento funcionem. Afinal, você precisa saber qual perfil deve ser atraído para, então, pensar em como gerar tráfego qualificado, estabelecer ações e definir investimentos para que eles realizem alguma ação em seu site.

Diferentemente da definição de um público-alvo, uma persona é a representação fictícia de seu cliente ideal. Ela compreende suas características e seu comportamento real, bem como histórias pessoais, objetivos, desafios, motivações, preocupações e dores.

Sua construção é bem mais complexa e permite compreender, além de características demográficas, o perfil psicográfico e o estilo de vida. Quanto mais informações nesse sentido a empresa tiver, maior será a efetividade de suas ações.

2. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a força que faz com que o inbound marketing de uma empresa funcione. Por meio da oferta de conteúdos relevantes, você promoverá a atração e a nutrição da persona, guiando-a em sua jornada de compra.

Mas, para que tal estratégia funcione de maneira efetiva, é preciso desenvolver os materiais corretamente, publicá-los de forma periódica e realmente responder às dúvidas da persona. Há, basicamente, três etapas que guiarão o assunto e o tipo de conteúdo a ser desenvolvido:

  • atração — materiais mais simples, capazes de auxiliar a persona na descoberta de um determinado problema ou necessidade que, até então, ela desconhecia;
  • conversão — são os conteúdos ricos (e-books, infográficos, white papers etc.), que têm o objetivo de explicar para a persona sobre seu problema e indicar as possíveis soluções. Para obtê-los, ela precisará realizar alguma ação, como preencher um formulário, por exemplo;
  • consideração — uma vez que a persona reconheceu o problema e compreendeu as possíveis soluções, ela passará a considerar quais delas atende às suas necessidades. Nesse momento, você apresentará seu produto ou serviço.

Quando chega ao estágio de consideração, a persona é marcada como uma oportunidade. E, a partir daí, seu time de vendas entrará em ação.

Respeitar essas etapas é fundamental para que a equipe não perca tempo com pessoas que não apresentam o interesse necessário ou não estão no momento de compra. Assim, é possível otimizar suas atividades e focar naquilo que realmente importa.

3. Links e posts patrocinados (com a otimização adequada)

Investir em links patrocinados é uma excelente opção para atrair visitantes com um perfil qualificado a seu site. Afinal, durante a configuração de cada um deles, é possível selecionar diversas características que, juntas, se assemelham aos traços de sua persona.

Além da escolha das palavras-chave mais adequadas a esse perfil, é preciso otimizar ao máximo a utilização da verba direcionada, que vai variar de acordo com o objetivo do anúncio.

Se a intenção é gerar visibilidade e credibilidade junto a um público, a otimização para cliques pode ser uma ótima solução. Já se a meta for a conversão, a otimização será diferente.

A otimização é a etapa que tem maior influência nos resultados — e, portanto, precisa ser feita de maneira correta. Se você não tem a experiência necessária, o ideal é contratar uma agência especializada para montar suas campanhas.

Saber como gerar tráfego qualificado é parte essencial de qualquer estratégia de marketing. E tal questão independe do tamanho ou do segmento de uma organização.

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