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12 habilidades de um campeão de vendas: Demonstração e apresentação atraente

O que assusta mais as pessoas – morrer, enfrentar problemas financeiros ou falar em público? Acertou se você aposto na última opção. Em 2015, um estudo do jornal britânico “Sunday Times” revelou que para 41% das pessoas o maior medo de suas vidas é enfrentar uma audiência.

Mas atendendo a que a comunicação é um aspecto essencial de muitas carreiras, a única solução parece mesmo enfrentar esse medo. Para os profissionais de vendas, isso é particularmente verdade. Uma venda nada mais é do que um processo dialogado, no qual as pessoas envolvidas possuem interesses diferentes: um com certeza quer vender, e o outro talvez queira comprar. Por isso, grande parte do sucesso nessa área depende uma retórica eloquente, segura e, sobretudo, convincente.

Um dos melhores exemplos do impacto que uma boa comunicação pode ter no mundo dos negócios encontramos em Steve Jobs, o famoso criador da Apple, considerado um dos maiores oradores de sempre e não por acaso alguém com uma inegável habilidade para influenciar a plateia a comprar os seus produtos.

No post de hoje, mostramos como fazer demonstrações de produtos e apresentações eficazes a partir de 5 lições que podemos aprender com Steve Jobs. Continue a leitura e saiba mais!

#1 Use palavras-chave

No dia 09 de janeiro de 2007, Jobs subiu ao palco do Moscone Center, em São Francisco, para apresentar ao mundo o iPhone, um produto que revolucionou o comércio dos smartphones, sendo hoje o eletrônico mais bem-sucedido da história, com mais de 1 bilhão de unidades vendidas.  Estudada por especialistas da área da comunicação, essa apresentação tornou-se uma das mais famosas e emblemáticas performances do executivo.

Nela, Jobs adotou uma técnica que consiste em usar palavras-chave para capturar a mensagem principal que ele desejava transmitir. Pouco depois de mostrar o novo aparelho, proclamou: “Hoje a Apple vai reinventar o telefone”. Essa frase foi repetida várias vezes durante a apresentação e foi depois bastante repercutida na imprensa.

 

#2 Trace um plano da sua apresentação

Jobs iniciava muitas de suas apresentações traçando um plano do iria ser dito. Assim, ela organizava a sua fala, mostrando segurança, e dava um direcionamento à plateia: “O objetivo desta apresentação é… Vamos começar com…”.

#3 Use slides com pouco texto e privilegie as imagens

Jobs preparava slides minimalistas, com pouco texto e algumas imagens em destaque. Assim, nada de textos enormes nas apresentações; aposte no elemento visual e projete apenas aquilo que for estritamente necessário.

Essa estratégia evita também a tendência a ler e, consequentemente, a deixar a apresentação enfadonha – a sessão de apresentação do iPhone durou cerca de 80 minutos, dos quais em nenhum momento Jobs teve que recorrer à leitura.

#4 Faça um uso significativo dos números e estatísticas

Ao apresentar números e estatísticas em relação a um produto ou à realidade a ele relacionada, sempre considere o impacto que eles poderão ter para a sua plateia e traduza isso de forma simples.

Assim, por exemplo, em vez de dizer apenas que a bateria do iPad durava 10 horas, Jobs preferiu: “a bateria do iPad dura 10 horas em uso, o que significa que você pode pegar um voo de São Francisco a Tóquio e usar o aparelho sem precisar recarregá-lo”.

#5 Fale com paixão

Poucas coisas são mais persuasivas do que o entusiasmo – ele prende a atenção e desperta o interesse da audiência. Jobs era alguém obviamente apaixonado pelos seus produtos e isso ficava evidente na forma como falava.

No final da apresentação do iPhone, ele afirmou: “Eu não dormi nada ontem à noite. Eu estou tão empolgado com a data de hoje!”. Incorpore entusiasmo à sua fala e isso se refletirá automaticamente na qualidade das suas apresentações.

Embora falar em público parecesse algo que não requeria qualquer esforço da parte de Jobs, a verdade é que ele praticava as suas apresentações por semanas e horas a fio.  Por isso, é importante referir que todas essas técnicas aqui recomendadas podem, sim, ser dominadas com treino constante.

Por hoje, é tudo. Acompanhe a nossa série de artigos para manter-se atualizado das demais habilidades de um campeão de vendas. Até o próximo post!

Olá Multicom – Agência de Inbound Marketing

Agência Parceira LAHAR