12 habilidades de um campeão de vendas: CRM

Publicado em 23 de maio de 2019 . Categoria: Agência Marketing Digital | Agência Olá Multicom | B2B | Empresas | Inbound Marketing | Marketing | Tripé do Inbound Marketing

5 homens em reunião discutindo ideias sobre o CRM em sua empresa

Uma pesquisa do Sebrae divulgada em 2014 revelou que, no primeiro ano de mercado, uma das principais dificuldades encontradas pelos empreendedores é precisamente a de formar uma carteira de clientes – cerca de um quarto dos entrevistados apontaram esse como sendo o principal obstáculo à perenidade da empresa. Aumentar a taxa de fidelização, resolver as reclamações de forma rápida, aperfeiçoar as formas de comunicação com o público-alvo – todos esses são importantes desafios para as empresas nos dias de hoje.

Para gerir essa complexa realidade é que foi criado o Customer Relationship Management (CRM). Em termos gerais, trata-se de um conjunto de ferramentas que reúne informações sobre cada cliente e apresenta-as de maneira simples e intuitiva para que os colaboradores possam agir de maneira embasada, coordenada e, assim, suprir as expectativas do consumidor.

No post de hoje, mostramos por que o CRM é importante para a sua empresa e por que vale a pena investir nele de modo a aumentar as vendas. Continue a leitura e saiba mais!

 

Objetivos e atuação do CRM

O CRM tem os seguintes objetivos:
– gerir canais de comunicação tais como chats, blogs, redes sociais em geral, e-mails etc.;
– proporcionar uma assistência técnica personalizada;
– definir o perfil dos clientes e conhecer as suas necessidades;
– mensurar a satisfação proporcionada pelos bens e serviços da empresa.

Sendo assim, o CRM abrange, na generalidade, três grandes áreas: automatização da gestão de marketing, automatização da gestão comercial, dos canais e da força de vendas e gestão dos serviços ao cliente.

 

Impacto do CRM nas vendas

Vejamos a seguir de que modo o CRM pode influenciar positivamente nas vendas da sua empresa:

Marketing mais eficaz: O CRM não consiste apenas em um repositório de informações; ele é antes uma ferramenta de inteligência de negócios que agrega, processa e compara dados para fornecer um conhecimento mais profundo sobre os clientes.

Além dos dados demográficos (nome, idade endereço etc.), ele também ajuda a conhecer o comportamento do público, suas preferências, seus gostos e hábitos de consumo. Com esses dados, você pode segmentar melhor seu público e, com isso, desenvolver estratégias de marketing mais eficazes e personalizadas, estimulando o aumento do consumo médio por cliente.

Personalização da comunicação: Quem é que não gosta de se sentir especial? Por exemplo, quando o garçom se lembra daquilo que costumamos pedir em um restaurante que frequentamos habitualmente, sentimo-nos valorizados e criamos uma relação mais afetiva com a compra ou o consumo – assim, a tendência é comprar ou consumir mais.

O CRM eleva essa personalização a níveis muito mais elevados. Ele proporciona ferramentas que ajudam a customizar a comunicação entre a empresa e o seu público-alvo. Isso não se reduz a colocar o nome do cliente no e-mail de marketing padronizado ou enviar uma carta de feliz aniversário; é necessário direcionar a comunicação com base no histórico de interações com a empresa e refinar as ofertas de acordo com os seus interesses.

 

Por exemplo, o CRM permite enviar, via e-mail, sugestões de compra personalizadas, com base no histórico de consumo do cliente. Isso aumentará o sucesso de indução de compras futuras.

Uso eficaz de informação: Imagine que um determinado cliente está interessado em adquirir uma grande quantidade de produtos e liga para fazer um   orçamento. Pouco tempo depois, ele retorna à ligação com algumas dúvidas.

Se os seus representantes de vendas sabem que esse potencial de cliente já entrou anteriormente, eles podem resgatar o que foi conversado e não só agilizar o atendimento, mas mostrar que se preocupa com os seus clientes e suas necessidades. O CRM proporciona um canal para o registro de todas essas informações, que são extremamente valiosas na hora de fechar a venda.

Quanto mais cedo você começar a usar esta ferramenta, mais informações terá sobre seus clientes e potenciais clientes. Assim, pense no CRM como um excelente investimento para que a sua empresa aumente as vendas e cresça com saúde.

 

Acompanhe a nossa série de artigos para manter-se atualizado das demais habilidades de um campeão de vendas. Até o próximo post!

 

Olá Multicom – Agência de Inbound Marketing

Tags: