12 habilidades de um campeão de vendas: construção de relacionamento

Publicado em 18 de abril de 2019 e atualizado em 16 de agosto de 2019. Categoria: Agência de Inbound Marketing | Agência Marketing Digital | Agência Olá Multicom | Inbound Marketing | Marketing | Marketing Conteúdo | Marketing Digital | Vendas

Campeão de vendas construindo relacionamento

O relacionamento com o cliente é considerado a chave das vendas num futuro próximo. Por isso, hoje já se fala em marketing de relacionamento. Diversas companhias ao redor do mundo têm apostado em novas formas de vender e fazer marketing que priorizam a comunicação e o relacionamento com o público, tendo por base a inovação – a exemplo, o smartphone.

Como está sendo desenvolvido o relacionamento da sua empresa com o seu cliente? Você tem utilizado ferramentas adequadas? O seu cliente está satisfeito?

Continue lendo este terceiro post da nossa série de habilidades de um campeão de vendas e aprenda mais sobre a habilidade de construir relacionamento.

 

Por que criar relacionamento com o cliente?

Com as relações fluídas que marcam a nossa sociedade do século XXI, poucos são os relacionamentos que permanecem. Em se tratando de mercado, as pessoas também estão mudando o hábito de permanecerem fieis a uma ou a outra empresa.

Isso porque, além desse comportamento próprio do homem contemporâneo, a concorrência qualificada transfere a atenção de uma marca para outra muito rapidamente.

Quem sobreviverá nessa “luta de espécies”? Certamente aquele que cativar o cliente por meio de um relacionamento relevante e duradouro com ele.

No artigo A importância de se manter um bom relacionamento digital com seus clientes, do blog da Hotmart, defende-se que uma das razões para se investir no relacionamento com o cliente é o fato de que produtos e serviços tendem a ser cada vez mais semelhantes, sendo assim, o que irá distinguir uma marca de outra é precisamente a interação e a identificação que existir entre ela e o cliente.

Construir relacionamento com o cliente significa desenvolver sua capacidade de envolvimento efetivo com seu público, trabalhando para manter a conexão com ele para além de uma transação ligeira, mas, ao contrário, expandir esse tempo para meses e anos.

 

5 dicas de como construir um bom relacionamento com o seu cliente

  1. Use a tecnologia a seu favor: invista em tecnologias que permitam o contato imediato e ágil com o seu cliente e que tornem mais simples para ele os processos de contato e compra. Chatboots e assinaturas eletrônicas são ótimas opções para isso. Aplicativos para celulares também têm revolucionado a forma como as pessoas se relacionam com as marcas e realizam suas compras;
  1. Possua vários meios de comunicação: mesmo com a hegemonia do smartphone, é importante considerar que parte do público pode estar habituados a outros canais de comunicação, como o e-mail, por exemplo. Por isso, invista em vários meios de contato;
  1. Surpreenda o seu cliente: quem deve prezar pelo contato é a empresa e só fará sentido se for assim. Portanto, aborde o seu cliente de forma personalizada, oferecendo materiais inesperados e relevantes para ele, perguntando sobre a experiência que ele teve com o seu produto, sanando dúvidas etc. Com atitudes assim, ele sentirá que recebeu mais do que esperava e atribuirá valor à marca;
  1. Resolva problemas com rapidez: lembra da habilidade de solucionador de problemas? Ela sempre será importante na construção de relacionamento, pois o que frustra o consumidor não é um defeito no produto, mas a dificuldade e a demora para solucionar o caso. Por isso, invista em empatia e agilidade na solução de questões;
  1. Faça uma avaliação do seu atendimento: faça uma pesquisa de satisfação após o atendimento ao cliente, abordando pontos fundamentais como nota que ele lhe atribui, satisfação com o tempo do atendimento, satisfação com a solução do problema, postura do atendente etc.

É simples concluir que relacionamentos ligeiros, apenas com a finalidade da compra, não são suficientes nem para o sucesso dos negócios nem para o sucesso do cliente. Ao contrário disso, o marketing de relacionamento torna mais exclusiva a marca, porque ela está sempre perto do consumidor.

Acompanhe a nossa série de artigos para manter-se atualizado das demais habilidades de um campeão de vendas. Até o próximo post!

 

Olá Multicom – Agência de Inbound Marketing

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